Ed Macauley jogador dos Celtics entre as temporadas de 1950-51 até 1955-56, faleceu dia 8 de novembro, aos 83 anos.
Easy Ed foi trocado junto à escolha no draft do futuro “Hall of Famer” Cliff Hagan para St. Louis Hawks pelos direitos de Bill Russell, uma troca que mudou as forças de poder da NBA.
Macauley foi mais que uma mera peça de troca, foi o primeiro super star do time. Foi o único jogador Celta que terminou, em diferentes momentos de sua carreira, nos dez primeiros da NBA em pontos, rebotes e assistências por jogo. Ele também terminou entre os dez primeiros em aproveitamento de lances livres uma vez e em aproveitamento de arremessos duas.
Macauley era um jogador dominante, isso explica porque o jogador foi selecionado três vezes para o melhor time da NBA e chegou ao jogo das estrelas todos os seis anos em que esteve em Boston.
Não chegou a ganhar um titulo no uniforme Celta, mas ajudou o St. Louis Hawks a bater o time de Russell nas finais de 1958. Essa falta de título faz com que as pessoas esqueçam sua importância? Uma pesquisa sobre os maiores jogadores Celtas, feita recentemente pelo Celticsblog.com mostrou que o atleta recebeu menos de 1% dos votos, acabando atrás de JoJo White, Dennis Johnson e Cedric Maxwell, todos bons jogadores mas não do calibre de Macauley.
Muitos fãs esquecem a NBA antes de Bill Russell, o que pode ser compreensível, já que foi ele junto a Red Auerbach que colocaram o Celtics no mapa. Entretanto a grandeza de Russell não deveria diminuir a de Macauley, encorajo a todos que estão lendo essa matéria a esquecer um pouco do drama da greve na NBA e pesquisar um pouco sobre um dos pioneiros que ajudaram a construir o jogo como ele é hoje.
Descanse em paz, Ed Macauly. Sua grandeza será para sempre lembrada.
Para saber mais sobre Ed Macauley leia a primeira matéria da coluna Craques do passado
Fonte: Celtics Blog
Respostas de 2
rest in piece ….
sou da turma que nao sabia da historia dele