“Está nascendo um novo líder no morro do Pau da Bandeira”. Ok, o Boston Celtics não é o lugar citado na música Zé do Caroço, consagrada na voz de Leci Brandão, mas o fato é que a canção tem tudo a ver com o momento atravessado pela franquia de Massachusetts. Em período de reconstrução da franquia e com as saídas de seus capitães Paul Pierce e Kevin Garnett, o Alviverde está em busca de alguém para se tornar a referência do novo time, agora treinado por Brad Stevens. E quando se fala em um ‘novo líder’, o nome que vem a cabeça de todos os torcedores celtas é o mesmo: Rajon Rondo.
Com 27 anos de idade e indo para a sua oitava temporada em Boston, o camisa 9 celta se tornou o único remanescente do título conquistado pela franquia em 2007-2008 e agora se vê com a complicada missão de ser o ‘franchise player’ do Celtics, além de ser o chefe da equipe dentro e fora de quadra. Conhecido pelo temperamento irascível, definido pelo ex-técnico celta Doc Rivers como ‘uncoachable’, Rondo tem que provar a todos que amadureceu e que pode sim exercer a função com maestria.
Líder celta por incríveis 15 temporadas, Paul Pierce deu declarações recentes a respeito de seu ex-companheiro de equipe. Para The Truth, Rondo está pronto para o desafio. “Não tenho a menor dúvida disso. Eu já conversei com Rajon, ele é maduro o suficiente. Eu, definitivamente, acho que ele amadureceu e pode lidar com um grupo. Falei com ele e ele está pronto para o desafio. Ele sabe que é a sua equipe, que tem que ser um líder. Rondo é um dos melhores jogadores da liga, é o cara que pode ser o rosto de uma franquia. Ele ganhou um título e tem sido um All-Star. Há uma série de equipes que não tem sequer um rosto desse calibre”, afirmou o camisa 34.
Na mesma entrevista, Pierce ressaltou que o relacionamento conturbado com Doc Rivers não foi motivo para a saída do treinador, o que muitos chegaram a cogitar. “As pessoas falam do relacionamento com Doc e eles provavelmente tiveram seus melhores anos ao longo das últimas duas temporadas. Não acho que tenha sido uma razão (para Doc não voltar), ouvi isso, mas acredito que não era motivo”, disse.
Mesmo com o aval do antigo líder, Rondo sabe que a temporada de 2013-2014 não será das mais fáceis, dentro e fora das quadras. Entretanto, ele sabe também que esta pode ser a chance de se firmar não só como um dos melhores jogadores do mundo, mas também como um dos grandes nomes da história recente do Celtics, mais até do que Pierce e Garnett. E ele, que pensa em ser o maior armador da franquia em todos os tempos, terá, a partir de 30 de outubro, a chance de mostrar que pode escrever uma história ainda mais incrível no maior campeão da história da NBA, desta vez como o centro das atenções.
Respostas de 13
Com essas declarações do nosso Eterno Capitão, sem dúvida, me deixa confiante para o futuro!
Eu só espero que ele volte saudável, que seu joelho não o perturbe, pq do resto, sei que ele é capaz de nos levar ao topo novamente!
Hoje é o jogador que mais gosto de ver na NBA, e como disse, espero que volte voando e que em 2014/15 voltamos com tudo para brigar por mais um anel!
Let´s go Rondo,
Let´s go Celts
Se ele manter a cabeça no lugar vai se tornar um excelente líder.
Espero me enganar. Mas não o enxergo como líder, nem como alguém capaz de inspirar e mobilizar os companheiros.
claro que rondo pode ser lider sim, cara inteligente e que gosta de ganhar, vai pedir e exigir dos novos companheiros,e o celtics tem bons jovens e brilhante jogadores…
“celtics tem bons jovens e brilhante jogadores…”
Sully aprendeu com KG acredito que será um dos líderes da equipe em pouco tempo
Rondo é o cara… Vai ser um dos maiores armadores da historia da NBA.
Não sei se o Rondo tem o perfil de líder. Determinado ele é. Brigador ele é. Se consegue unir os colegas, não sei. Vamos descobrir este ano. Penso que é necessário ter a admiração dos companheiros de equipe para ser líder. Por algum aspecto ele terá que obter o respeito dos demais. Pode ser pela técnica, pela responsabilidade, por ser “veterano”, reconhecido como maior potencial. Vamos ver.
Concordo com quase tudo, menos com o “mais até do que Pierce e Garnett”. Não é bem assim, esses dois tinham, além da liderança, o espírito agregador de time que, é sabido, Rajon não tem. Não estou falando do JOGO do garoto que é praticamente impecável, mas do vestiário. Dificilmente ele terá o mesmo carisma quando chegar aos seus 35 anos como o Truth tem
cara não sei mais imagina começando a temporada e os colegas ainda não tem essa confiança/admiração pelo Rondo, mas ai em um jogo ele ja vai e mete aquele triplo-duplo dele incrível duvido os mais novo não olhar e falar esse cara vai nos guia pra cima, a melhor admiração que se pode ter é aquela por conquista.
Eu acredito e muito confiante tambem que Rajon Rondo sera nosso lider daqui pra frente, espero que todos esses anos na franquia e ainda ao lado de caras como Paul Pierce e Kevin Garnett tenho certeza disso e estou muito otimista tambem e o Rondo vai ser o maior armador da historia do Boston Celtics, e vejo que sera um grande capitao e lider tambem pq como todo mundo sabe ele é dono do time.