Na segunda rodada do draft de 2024 o, atual campeão, Boston Celtics selecionou o ala Anton Watson, da Universidade de Gonzaga. O ala/ala-pivô teve médias de 14.5 pontos e 7 rebotes por jogo em seu último ano com os Bulldogs.
Watson, assim como a nossa escolha de primeira rodada, Baylor Scheierman, é um jogador experiente que chega para o time de Boston após cinco anos de basquete universitário. Ambas escolhas mostram o perfil de jogador que o nosso GM, Brad Stevens, busca adicionar ao elenco celta.
PONTOS FORTES:
Anton, como jogador, é completamente diferente da nossa escolha de primeira rodada, Scheierman. Enquanto Baylor possui um jogo ofensivo extremamente polido e um arremesso confiável, o forte de Anton Watson é a capacidade defensiva. Podendo ser utilizado para marcar jogadores da 2 até a 5, ele é um defensor extremamente versátil que não possui nenhum problema em trocas de marcação, o que impossibilita a criação de mismatches para cima dele
Além disso, o ala de Gonzaga é excelente defendendo a bola e consegue, muitas vezes, criar um turnover via steal. Anton também é um reboteiro capaz de gerar segundas chances no ataque celta.
Ofensivamente, apesar de ser limitado, ele possui um jogo de low post polido para um jogador da sua idade e consegue pontuar perto do aro de maneira eficiente. Por mais que não seja um chutador de elite, é possível projetar essa faceta do jogo dele para o futuro. Possui um arremesso fluído e bons instintos saindo do pick and pop, como screener.
Como disse na análise do Scheierman, o Watson também é um jogador extremamente inteligente e eficiente. Na maioria das vezes, ele toma a decisão correta e não tem medo de tomar uma charge ou se jogar na arquibancada pelo time. Ele é um jogador que quer vencer e está no time certo para isso.
PONTOS FRACOS:
Watson pode se tornar um arremessador confiável na NBA. Contudo, hoje ele não é. O ala não possui jogo de meia distância e pontua quase exclusivamente perto do garrafão e poucas bolas de longa distância.
Ainda, Anton não é um atleta de elite. Ele tem altura e físico para jogar na NBA, mas não vai impressionar nenhum torcedor fisicamente. Assim, seu jogo defensivo fica extremamente dependente da sua capacidade de ler o ataque adversário, o que pode se provar extremamente complicado em um nível como a NBA. Embora acredite que seja um jogador capaz de ser um bom defensor, a adaptação de Anton à NBA é um ponto a se observar.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Anton Watson não é um jogador com um teto alto, mas é um jogador com um chão bem alto. E acredito que seja isso que o Stevens busca em seus draftados. Anton, com certeza é um jogador de nível de NBA e será relevante para algum time. Resta saber se terá oportunidades aqui em Boston ou em outro lugar, mas a qualidade dele é inquestionável.
NOTA PARA ESCOLHA: B+
COMPARAÇÃO: Taurean Prince
TETO: Al Horford do Celtics
CHÃO: Trey Lyles