Em uma partida memorável disputada nessa sexta, o Panathinaikos venceu o clássico contra o Olympiacos por 84 a 82, garantindo presença na final da Euroleague de 2009. A equipe grega pega na decisão o CSKA Moscou, mesma equipe que bateu no título de 2007. Com a partida empatada em 82 pontos, o pivô Nikola Pekovic fez a cesta da vitória depois de uma assistência do lituano Sarunas Jasikevicius. Ioannis Bouroussis ainda teve a chance de empatar a partida, mas errou um gancho no último ataque da partida.
http://www.youtube.com/watch?v=3TSimFd0H2k
Pekovic foi o cestinha da partida com 20 pontos ao acertar 7 de 10 arremessos de quadra e 6 de 7 lances livres. o norte-americano Mike Batiste anotou 19 pontos e 6 rebotes. Vassilis Spanoulis adicionou 18 pontos e 2 assistências. Jasikevicius completou o quarteto fantátisco dos Greens com 18 pontos e 5 assistências.
O armador Lynn Greer foi o destaque dos Reds com 18 pontos, 15 deles conseguidos no primeiro tempo. O croata Nikola Vujcic somou 14 pontos. Josh Childress, contratação mais cara do time para essa temporada, conseguiu 11 pontos e 3 roubos de bola. Bouroussis anotou 10 pontos e 7 rebotes. O experiente Theo Papaloukas marcou 9 pontos e deu 5 assistências.
O treinador Zeljco Obradovic defende no domingo o título de treinador mais vitorioso da história da Euroleague, buscando seu sétimo troféu, enquanto Ettore Messina busca seu quinto caneco. O Panathinaikos tenta seu quinto título, enquanto Jasikevicius pode se tornar o único jogador a conquistar o título por 3 times diferentes.
Fonte: www.basketbrasil.com.br
Por: Flávio Catandi