Anunciado como novo reforço do Boston Celtics no último dia 22 de julho, o pivô brasileiro Vitor Faverani confirmou as expectativas e anunciou oficialmente, nesta terça-feira (30), o seu pedido de dispensa da Seleção Brasileira, que disputará a Copa América entre os dias 30 de agosto e 11 de setembro em Caracas, na Venezuela. O torneio é classificatório para o Mundial de 2014, que será disputado na Espanha.
Em carta enviada ao presidente da CBB, Carlos Nunes, e ao secretário-geral Édio José Alves, Faverani justificou sua ausência: terá que desfalcar a seleção por causa de negociações contratuais com o Celtics e por causa do training camp da franquia, que terá início no dia 10 de agosto. O pivô agradeceu ao técnico Ruben Magnano por ter sido chamado e se colocou a disposição para as próximas listas do Brasil, sendo que a convocação para a Copa América foi a primeira de sua carreira.
Faverani é o quinto jogador brasileiro que atua na NBA a pedir dispensa da Copa América. Antes dele, Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers), Tiago Splitter (San Antonio Spurs), Nenê (Washington Wizards) e Lucas Bebê (Atlanta Hawks) confirmaram que não defenderão o Brasil na disputa continental.
Confira a carta de Vitor Faverani, na íntegra:
“Srs. Venho por meio desta, agradecer a convocação para a Seleção Brasileira Adulta e comunicar que não poderei atender em função das negociações do meu contrato com o time NBA Boston Celtics e também devido ao programa de treinos que se iniciarão a partir do dia 10 de agosto de 2013 a que terei que me submeter. Coloco-me, desde já, a disposição para futuras convocações.”
Respostas de 14
Pelo Celtão , pode desfalcar á vontade . Bons treinos Faverani !
Ele já foi oficialmente apresentado? O Roster oficial no site do Celtics está sem foto e sem número dele…
Ele tinha dito que queria ir pra seleção, mas que a gerencia do Celtics não queria que ele fosse.
Deve ser muito ruim pra ele ficar nessa situação, afinal ele é novato tanto no Celtics quanto na Seleção.
Discordo completamente desse lobby que as franquias fazem quando o assunto são OUTRAS seleções, não vemos nenhum tipo de interferência das franquias quando o assunto é a seleção americana, e estou falando das grandes estrelas da liga, não falo de Faverani, Splitter e jogadores de outros países.
É diferente, cara.
Jogador de seleção do USA é tudo medalhão com cadeira cativa na equipe.
Jogador se apresenta a seleção a hora que bem quiser e a franquia tem que baixar as orelhas.
Já os Brasileiros, tirando o Nenê, quase sempre são jogadores buscando chances na equipe, por isso esses caras tem que estar lá, o mais comprometido possível, pra conseguir minutos de quadra.
Você não vê por exemplo Dirk, Manu, Gasol, etc, tendo suas convocações “reguladas” pelas equipes, afinal eles são craques, e os times tem é que ficar quietinhos mesmo.
Outro fator é que muitas equipes exigem que os jogadores façam seguro, pra jogar fora da equipe, o que é tranquilo pra um jogador de salário milionário, mas que pode dificultar pra um cara que não ganhe tanto assim.
Não to criticando os jogadores, mas sim as equipes!!E os times dificultam sim as idas de Dirk, Parker, não com a mesma rigidez, até porque se eles disserem que vão, eles vão engolir quietos, mas atrapalham sim!!!
Certinho. Caras como Dirk, Parker e Kirilenko tbm sofrem um pouco. É claro que um desgaste do Parker é muito maior que o de um CP3 por exemplo…
eu li no orkut uma informaçao ou rumor:
que celtics, sixers e city , estao fazendo uma troca, que bass e lee vao pro city e que perkins e mais 3 mil em credito viram pro celtics….
sera verdade??/
e oq o sixers ganham nisso?
o que eu lir, que ganha sefolosa,lamb e mais 1 jogador do city…
E o que o Sixers dará para ter isso?? Não vi em nenhum site de ponta essa notícia cara,deve ser fake!!
acho vao mandar o allen e mais dois jogadores pro city,desculpe nao lembrar os outros dois jogadores…
Nesse caso eu concordo com o pedido de dispensa pois o jogador pode perder muito se não participar do camp agora no caso dos jogadores antigos que não estão lesionados acho um descaso.
Fico triste com isso, mesmo com isso a seleção ta indo muito bem sem os jogadores da NBA, porem se o Ruben Magnano pudesse contar com eles, acho que a seleção brasileira poderia ficar tranquilo entre as 8 principais.