Depois de 3 derrotas consecutivas no mês de janeiro, o Boston Celtics visita o rival de divisão Brooklyn Nets na busca de sua primeira vitória fora de casa após a saída de sua estrela Rajon Rondo. E não é só isso. Se triunfar na noite desta quarta-feira, 7 de janeiro, o Celtics conseguirá sua primeira vitória no ano de 2015.
A equipe do Celtics tenta voltar aos trilhos depois da troca que levou Rajon Rondo ao Dallas Mavericks. Desde a negociação, a equipe de Boston jogou 9 vezes e ganhou apenas 2 delas, contra Minnesota Timberwolves e Sacramento Kings, ambas em casa. Por causa disso, o Celtics saiu da zona de classificação aos playoffs e despencou na tabela, caindo da 7ª para a 11ª posição na conferência Leste.
Para preencher a lacuna deixada por Rondo, o treinador Brad Stevens já usou 3 jogadores diferentes na armação titular da equipe: Evan Turner, Marcus Smart e Jameer Nelson.
Marcus Smart era tido como o substituto natural de Rondo, já que é um jogador da posição, é jovem e tem enorme potencial. Mas seu desempenho não agradou e por isso fez apenas um jogo como titular no período.
Jameer Nelson também teve apenas uma partida como titular, contra o Orlando Magic, em um ginásio que foi a sua casa por muitos e muitos anos. Teve desempenho razoável, mas sua utilização massiva só prejudicará o Celtics no futuro, atrapalhando a evolução de seus jovens.
Evan Turner acabou se consolidando como o substituto de Rajon Rondo nos últimos jogos. Apesar de não ser um jogador da posição, ele trabalha muito bem como point-forward (ala que conduz a bola no ataque), e já teve experiência na posição no Philadelphia 76ers. Já defensivamente, o seu trabalho acaba sendo facilitado por Avery Bradley marcar o condutor da bola, geralmente o armador adversário. Bradley já fazia esse trabalho quando atuava ao lado de Rondo, e acaba por deixar que Turner marque o ala-armador adversário, algo que lhe é bem mais natural.
Por sua vez, o Brooklyn Nets também não é uma equipe que vem agradando seu torcedor nesta temporada. Apesar da 7ª colocação na conferência Leste, que levaria a equipe à próxima pós-temporada, o desempenho da equipe de Brooklyn vem deixando muito a desejar. E isto se reflete na campanha negativa da equipe, que possui 16 vitórias e 18 derrotas durante a temporada.
Para melhorar o desempenho da equipe, o treinador Lionel Hollins fez mudanças drásticas na rotação titular. O primeiro a deixar a equipe titular foi o badalado ala croata Bojan Bogdanovic que deu lugar ao jovem russo Sergey Karasev. Em seguida, Hollins retirou suas duas maiores estrelas, Deron Williams e Brook Lopez, promovendo as entradas de Jarrett Jack e Miles Plumlee. Os jogadores substituídos vinham com um desempenho muito abaixo do que era esperado deles e a troca foi bem justificável. Tanto que os próprios atletas aceitaram a reserva e declararam que iriam trabalhar para elevar seu jogo e voltar com méritos à equipe titular. E as mudanças trouxeram resultados, com o Brooklyn Nets tendo vencido 6 dos seus últimos 9 compromissos. Em todas essas partidas, Jack, Karasev e Plumlee foram titulares, com Williams, Bogdanovic e Lopez* na reserva, quando disponíveis.
*Lopez foi titular no lugar de Kevin Garnett quando este recebeu descanso. Nos demais jogos, foi reserva.
As equipes já se encontraram em 2 oportunidades nesta temporada, ambas no TD Garden, em Boston, com uma vitória para cada lado. Nesta noite, o favoritismo é todo da equipe de Brooklyn que vem de um melhor momento e joga com o apoio de seu torcedor.
Resta ao torcedor de Boston ser paciente com a equipe, observar a evolução de seus jovens talentos e ignorar o desempenho nos jogos e na temporada. As vitórias em 2015 serão poucas, mas quem sabe a primeira não vem nesta noite, contra um rival de divisão?
Sumário
ToggleLesões
Boston Celtics
— Jameer Nelson, com uma lesão no tornozelo, é questionável para a partida
– Marcus Thornton, com uma lesão na panturrilha, é questionável para a partida
Brooklyn Nets
— Sergey Karasev, com uma lesão no quadril, é provável para a partida
– Deron Williams, com uma lesão nas costelas, é dúvida para a partida
Ficha Técnica
Local: Barclays Center (Brooklyn, Nova Iorque)
Horário: 22h30 (Horário de Brasília)
Boston Celtics: Avery Bradley, Evan Turner, Jeff Green, Jared Sullinger e Tyler Zeller. Treinador: Brad Stevens
Brooklyn Nets: Jarrett Jack, Sergey Karasev, Joe Johnson, Miles Plumlee e Kevin Garnett. Treinador: Lionel Hollins
Respostas de 12
Torcer pela derrota.
Torcendo pro Celtão perder! Porém vou assistir só para ver o menino Young, isso se o Brad deixar né.
O thornton voltou mas nao impressionou como o young,espero que o stevens tenha visão pra isso e deixe o young com mais oportunidades vindo do banco de vez em quando,realmente não entendi como vencemos,apesar da boa partida do turner,do zeller e do bradley,o resto foi pessimo,gostaria de saber quando o green vai voltar a jogar como jogou no inicio da temporada.
Vencemos meu amigo, pq eles cometeram muitos desperdícios de bola, muito mais que nós, pq nos demais quesitos, rebotes, aproveitamento, foram melhores.
Estamos tankando com gosto rsrs, mas vai acontecer de jogos o time conseguir jogar pior….
thornton voltou a rotação por que irá ser trocado, os veteranos terão tempo para tentar melhorar a expectativa de um comércio até fevereiro.
De todos os boatos que saem, o mais estranho é com o Memphis, Hollinger nunca foi fã do Jeff Green; mesmo assim eu diria que Bass, JG, Thornton só não saíram se não tiverem interessados.
Não sei nem o q comentar.
Desculpe.
Stevens coach bosta, né pra perder? Então perca, aí vem falar q Young n tava preparado pro jogo, vsf, quer desenvolver os jovens como? Rapaz, que diferença esse Pistons sem Josh Smith hein, o cara era o câncer do time mesmo, não tem nada a ver, mas vale ressaltar.
Monroe e Drumond estão fazendo uma dupla em tanto.
Queria q o Celtics investisse em 2 jogadores de garrafão nessa FA. Gostaria de um garrafão Monroe-Jordan. Dupla reboteira e atletica. Monroe daria ofensividade e Jordan defensividade.
Não dá para entender mesmo, tinha que perder mesmo….
E veja só o Houston também melhorou com o Josh Smith, relação ganha-ganha
Eu não acompanho o houston, mas eu achei que eles cairam até aqui depois da chegada do Josh, a campanha agora é 4v e 4derrotas, 50%.
Já o detroit 7 vitórias, inclusive 5 vitórias fora entre elas contra Spurs, Mavs, O problema do Josh é uma discussão antiga, jogador tem bons números individuais, mas no coletivo ele ferra com a equipe.
Saiu uma materia hj, que Memphis estão atrás de Jeff Green, e Luol Deng como uma segunda opção.
Ultimamente Green esta sonolento, após a saida de Rondo suas medias despencaram, eu nao queria, mas vai acabar saindo.
Ele ta jogando sem vontade nenhuma.
Acho q o Celtics ta pedindo uma first pick por ele, mas não será nesse draft pois está com o Cavaliers.
Acho q esta de bom tamanho, embora esta pick deva ser alta.