Sumário
ToggleO Boston Celtics recebeu os atuais campeões no TD Garden e, apesar do bom jogo, não conseguiu segurar a força do time do Denver Nuggets.
Em uma batalha envolvendo dois dos melhores times da liga, o Boston Celtics recebeu o Denver Nuggets no TD Garden e o jogo foi digno de uma final de NBA. Jokic e Murray fizeram grande partida, possivelmente a melhor partida em conjunto de ambos na temporada, e o Nuggets derrotou o Celtics.
Momentos de destaque
Uma partida, surpreendentemente, de poucos erros do Celtics. A equipe de Joe Mazzula botou em prática estratégias defensivas que funcionaram e rodou um ataque bastante fluido que, por infelicidade, foi pouco eficiente. Com apenas 2 turnovers na partida inteira e uma última posse marcada por uma péssima escolha de Jayson Tatum, o Celtics deixou o jogo escapar para os atuais campeões em um jogo memorável da dupla Nikola Jokic e Jamal Murray, que estavam bastante acima da média até para o nível de ambos. Não foi uma partida ruim, mas o gosto que fica é de que poderia ter sido muito melhor.
O primeiro quarto se iniciou com uma estratégia pouco esperada por parte do time de Boston, eles deixaram apenas um marcador no Jokic e bloquearam as linhas de passe. A ideia disso, provavelmente, era limitar a pontuação da equipe do Nuggets diminuindo a pontuação dos jogadores extras, o que é uma estratégia extremamente válida e cansa o jogador que está sendo focado. O problema era: Nikola Jokic errou apenas dois dos nove arremessos que tentou. Um primeiro quarto fenomenal do sérvio que jogou todos os 12 minutos do período. Para o Celtics, o jogo no perímetro foi chave para mantê-los no jogo. A equipe chutou 50% das bolas de três pontos que os levaram a vencer o quarto por 32 x 31.
No segundo quarto as equipes voltaram ajustadas. Jokic começou no banco e o Celtics alterou seu sistema defensivo para a tão comentada defesa em zona 2-1-2, estratégia que Joe Mazzula está testando há vários jogos. Essa estratégia funcionou com ressalvas. Os jogadores do Nuggets foram bem limitados durante a construção das jogadas, o que causou um elevado número de turnovers por parte do time de Denver. Entretanto, quando os visitantes conseguiram um arremesso, eles converteram. Com incríveis 9-16 FG (3-7 3PT), o Denver Nuggets conseguiu se manter no jogo. O Celtics, ao contrário do oponente, arremessou muito e acertou pouco. Foram 27 arremessos e apenas 11 acertos. Apesar dessa diferença, o Boston Celtics venceu o quarto por 29 x 24 e foi para o intervalo liderando por 61 x 55.
A primeira metade do terceiro quarto foi difícil para o Boston Celtics. Uma mistura de erros no ataque e um trabalho excelente de Nikola Jokic e seus companheiros levou Denver a tirar a vantagem do Celtics e virar o jogo em cerca de seis minutos jogados. Com isso, Mazzula pediu tempo e organizou o time, que voltou muito mais ligado, com destaque especial para Derrick White. O camisa 9 liderou a equipe em uma corrida de 9×0 logo após a virada de Denver. Foram 7 arremessos com 5 acertos para White durante essa corrida. No entanto, no final do terceiro quarto Denver voltou a encostar no placar e venceu o período por 26 x 21.
No último quarto o Celtics voltou com uma rotação pouco usada, com Porzingis e Kornet juntos em quadra, com a defesa em zona e Jrue Holiday liderando as chamadas defensivas. No ataque, o time usava uma séria de corta-luzes e boas infiltrações. Denver marcou de forma individual, mas sofreu com o talento dos jogadores do Celtics. As bolas de Boston simplesmente caiam. O Nuggets chegou a abrir uma vantagem, mas novamente liderados por White, o Celtics voltou para o jogo e forçou a equipe visitante a pedir um tempo. Esse tempo transformou a partida novamente e encaminhou o jogo para um final emocionante. Com cerca de 15 segundos no relógio, Mazzula desenhou uma jogada com diversos corta-luzes com o foco em pontuar depois de gastar o máximo da posse. Os jogadores do Celtics tiveram dificuldade de sair de suas marcações e quando Jrue Holiday finalmente conseguiu se livrar do defensor, sofreu a falta. Com cerca de 4 segundos no relógio, Tatum pegou a bola e tomou a decisão de arremessar um fadeaway que acabou por nem acertar o aro. Vitória do Denver Nuggets por 102 x 100.
Jogadores decisivos
Derrick White
O camisa 9 foi o jogador essencial nos momentos que o time se perdia e levava uma corrida de pontos. Quando o Nuggets tomou a liderança no terceiro quarto pela primeira vez desde o início da partida, White liderou a equipe para uma corrida de 9×0 durante os 2 minutos seguintes. Em outra virada da equipe adversária, o Testa foi essencial em uma corrida de 7×0 para que o Celtics retomasse a frente.
O armador foi o 3º com mais arremessos tentados no time (18), tendo acertado 50% deles (41.7% 3PT). Tudo isso com 3 rebotes, 5 assistências, 2 roubos de bola e um belíssimo toco em Peyton Watson.
Apesar de seus esforços, essa atuação digna de um All-Star foi suficiente apenas para manter a equipe na partida, o que não tira seu valor.
Menções honrosas: Kristaps Porzingis e Al Horford.
Destaques da Box-Score
- É a primeira derrota do Celtics em casa nessa temporada, quebrando uma sequência de 20 jogos.
- Jayson Tatum e Jaylen Brown tiveram as duas piores eficiências da equipe.
- O Celtics cometeu apenas 2 turnovers e marcou 17 pontos de turnovers adversários.
- A maior margem de liderança do Celtics foi de 12 pontos. A de Denver foi de 4 pontos.
- A estratégia de bloquear as linhas de passe de Denver funcionou com êxito. Os jogadores do Nuggets que não se chamam Jokic ou Murray marcaram apenas 33 pontos em 15-33 arremessos tentados.
- Nikola Jokic e Jamal Murray somaram para 69 pontos em 29-43 arremessos (67.45% FG)
Citação da noite
“Nós não perdemos muitas vezes, então quando perdemos parece algo pior do que realmente é. Isso foi apenas um jogo. Nós jogamos um bom jogo coletivo hoje, e coisas ruins acontecem. Temos que estar preparados para o próximo.”
– Jayson Tatum em entrevista pós-jogo
Próximo confronto
O Celtics volta para a estrada e joga no dia 21/01, às 21h, contra o Houston Rockets, no Toyota Center. A transmissão será apenas no NBA League Pass.
Por Daniel Victor Dias
Uma resposta
com Mazzula não vai rolar. E Brown deve ser trocado, jogador de time pequeno.