Raio-X: Celtics 117, Sixers 99

No encontro de rivais, um Boston Celtics completo enfrentou o Philadelphia 76ers e conseguiu estender sua sequência de vitórias para nove seguidas.

Momentos de Destaque

A partida começou equilibrada, com uma pontuação bem distribuída entre os titulares, tirando Derrick White que errou tudo que tentou mas deu 3 tocos incríveis. Boston mostrou bastante diversidade no ataque, com algumas bolas de três pontos, transições e bolas para Porzingis no topo do garrafão. No lado defensivo, Boston conseguiu limitar as bolas longas e curtas de Philadelphia, mas a alta velocidade do ataque visitante deu a possibilidade para que o jogo terminasse empatado no primeiro quarto. 30 x 30 no final dos 12 primeiros minutos.

O segundo quarto foi o contrário do primeiro. Um jogo truncado, com muitos erros individuais da equipe de Boston e uma defesa chata da equipe de Philadelphia. O 76ers jogou muitos minutos com uma rotação mais baixa e em outros momentos trouxe pivôs como Mo Bamba e Paul Reed. O Celtics se aproveitou disso e atacou o garrafão com muita força, principalmente de Jaylen Brown. O camisa 7 fez 12 pontos em 5 infiltrações no período, conseguiu cavar faltas e acertou alguns lances livres. 

A equipe visitante arremessou 17 bolas a mais no primeiro tempo e mostrou muita velocidade na tomada de decisão. No entanto, mais arremessos não se traduzem sempre em mais pontos. Com apenas 38,5% de aproveitamento, contra 54,3% do Celtics, o 76ers foi para o intervalo do jogo perdendo por dois pontos (53 x 51).

O terceiro quarto foi a virada de chave da partida. O Celtics acertou seu ataque e organizou sua defesa, e com bolas de três pontos, de mid range e dentro do garrafão abriu uma vantagem confortável na partida. O time de Philadelphia foi limitado a apenas 8 arremessos convertidos dos 23 tentados, ou seja, o time teve dificuldades contra a forte defesa de Boston, liderada por Jrue Holiday e Derrick White. Foram 9 pontos de diferença ao final do período, deixando a partida 86 x 75 no caminho para o último quarto.

A torcida acreditou que a partida estava se encaminhando para o final, quando o Sixers decidiu entrar no jogo e, com bolas longas e boas infiltrações, voltou para o jogo e empatou o placar. No entanto, a dupla de fogo e gelo, Brown e Tatum, não deixou que isso se prolongasse. Com belas infiltrações, jogadas de transição e erros adversários forçados, a dupla encaminhou o jogo e trouxe a vitória de número 46 na temporada. Fim de jogo, 117 x 99 para Boston no TD Garden.

Jogadores decisivos

O big three de Tatum, Brown e Porzingis

Em uma partida contra um adversário forte, porém desfalcado, os titulares de Boston dividiram a bola de forma excepcional e fizeram uma atuação defensiva sólida.

Jaylen Brown liderou a equipe em pontos, grande parte deles vindo do primeiro tempo de jogo, período no qual o camisa 7 foi responsável por ditar o ritmo do ataque da equipe. Foram 31 pontos em 14 arremessos com uma eficiência de 78,6% e 80% dos 10 lances livres tentados.

Kristaps Porzingis teve uma atuação muito equilibrada durante toda a partida, aparecendo tanto no início quanto no final. O letão teve 23 pontos em 5/12 arremessos e converteu todos os seus 12 lances livres, além de ter conseguido 12 rebotes na partida (4 ofensivos).

Jayson Tatum foi o grande responsável por fechar a partida. O camisa 0 teve uma atuação tímida durante o primeiro tempo, mas na segunda metade mostrou porque é um dos nomes na corrida pelo MVP da temporada. Em uma atuação nada egoísta, Tatum buscou o tempo todo a vitória, mesmo estando em alerta de triplo duplo. Foram 29 pontos, 11 rebotes e 8 assistências para o ala, com 45% de eficiência e 90,9% nos lances livres.

Menções honrosas: Al Horford, Jrue Holiday e Joe Mazzula

Destaques da Box-Score

  • Jaylen Brown (31 pontos), Jayson Tatum (29 pontos) e Kristaps Porzingis (23 pontos) marcaram cada um pelo menos 23 pontos;
  • Boston manteve o Sixers com 39,4% de aproveitamento dos arremessos de quadra;
  • O Celtics venceu apesar de acertar apenas 5 de 22 de 3 pontos;
  • Tatum marcou 15 de seus pontos no quarto período;
  • O banco da Filadélfia triplicou a pontuação do Boston, por 45-15;
  • Derrick White e Jrue Holiday combinaram 8 STOCKS (roubos e bloqueios);
  • Sixers marcou apenas 99 pontos em 94 arremessos;
  • Boston acertou 34 de 37 (91,9 por cento) na linha de lance livre, liderado pelo esforço de 12 de 12 de Porzingis e pelo esforço de 10 de 11 de Tatum;
  • O time de Philadelphia teve 20 arremessos de quadra mais que Boston.

Citação da noite

“Esse foi um dos nossos melhores jogos no ano. Tivemos a capacidade de vencer de uma forma diferente.”

Joe Mazzulla, sobre a 46ª vitória.

Texto por Daniel Victor Dias

Compartilhe essa postagem:

X
Facebook
WhatsApp
Telegram
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS RECENTES

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre o Boston Celtics

OUTROS TEXTOS
Aprenda Sobre
Fernando Caliari

Entenda as posições do basquete

Durante as transmissões da NBA, muitos narradores, comentaristas e técnicos referem-se as posições dos jogadores em quadra, tanto por nomes

Notícias
Vicente Kresiak

Svi Mykhailiuk assina com o Utah Jazz

O ucraniano Svi Mykhailiuk, bancário do Boston Celtics assinou com a franquia de Salt Lake City por quatro anos, em

conteúdos exclusivos

Tenha acesso antecipado e exclusivo a conteúdos extras sobre o Boston Celtics

Inscreva-se e receba esses conteúdos de forma gratuita!