Raio-X: Celtics 135, Thunder 100

Em duelo no TD Garden, Celtics constrói boa vantagem a partir do segundo tempo e garante o primeiro lugar geral na classificação.

Vitória Importante

O Celtics reuniu toda a sua energia e derrotou um dos melhores times do Oeste, por 135-100, garantindo a vantagem de jogar em casa durante todos os playoffs. Após o jogo, Mazzulla disse ao grupo para não considerar o que havia conquistado como garantido.

“Acho importante ser grato por isso”, disse ele sobre ter conquistado o primeiro lugar no ranking geral. “É muito difícil conquistar isso. Talvez nunca mais estejamos nesta posição, então você não quer considerar isso como garantia para alguma coisa, mas é um feito.”

“Definitivamente conversamos sobre isso como equipe – conversamos sobre isso antes do jogo – tentando tratar este jogo como um jogo decisivo para colocar esta equipe em uma condição de brigar por algo favorável. Acho que foi importante simularmos isso. É apenas uma prova para esses caras.”

Já fazia muito tempo que o Celtics não estava nessa posição. A última vez que conquistou o melhor recorde da NBA foi em 2008. A penúltima vez foi em 1986. Essas foram as duas últimas temporadas em que o Celtics venceu um campeonato. É claro que ainda há um longo caminho a percorrer antes mesmo de começar a pensar em título, mas não há dúvida de que esta conquista indica que a equipe está no caminho certo.

“Trabalhamos duro durante toda a temporada e acho que merecemos isso”, disse Kristaps Porzingis, que marcou 27 pontos, 12 rebotes, quatro assistências e cinco bloqueios na vitória de ontem. “Não era um objetivo específico para nós, mas com o passar do ano continuamos a fazer o nosso trabalho, a trabalhar arduamente para ganhar jogos e chegamos a este ponto. Acho que merecemos isso, e possivelmente será importante se seguirmos em frente com a visão e o desejo de conquistar que temos.”

Além de garantir a vantagem de jogar em casa, o Celtics também atingiu um marco na coluna de vitórias, totalizando 60 na temporada . É a primeira vez desde 2008-09 que o Celtics atinge essa marca, e o fez antes que qualquer outro time do Leste alcançasse 50 vitórias.

Momento Chave

Jaylen Brown estava tendo uma noite difícil contra o Thunder antes de sua explosão de mais de um minuto que mudou completamente o jogo no início do quarto período. Brown assumiu em ambas as pontas como o mentor de uma sequência de 7 a 0 que transformou uma vantagem de 11 pontos em uma vantagem de 18 pontos faltando 9:12 para o fim do jogo.

O atacante iniciou a corrida acertando um fadeaway antes de acertar um passe na outra ponta que levou a um forte golpe de transição que empurrou Boston à frente por 15. Essa enterrada também colocou a multidão de pé, o que só aumentou a vantagem de Boston. Foi i impulso necessário para a vitória.

Segundos depois, Brown fez isso novamente na ponta defensiva, novamente enquanto defendia Wallace. Ele encurralou Wallace no canto esquerdo da quadra e forçou um segundo turnover em apenas 31 segundos. Brown seguiu com uma assistência para Jrue Holiday para uma cesta de 3 pontos que aumentou a vantagem para 18 pontos.

Brown acabou marcando 15 pontos durante o quarto período para ajudar o Celtics a abrir vantagem pra cima do Thunder, caminhando para uma vitória fácil. Essa vitória convincente garantiu o primeiro lugar na classificação geral para os Playoffs da NBA.

Jogador Decisivo

Kristaps Porzingis está de volta e melhor do que nunca. Duas noites depois de marcar 20 pontos em apenas 10 arremessos contra o Charlotte, o grandalhão foi ainda mais eficiente contra o Oklahoma City Thunder. Porzingis terminou o confronto de ontem com 27 pontos e precisou de apenas 14 arremessos para chegar lá. Foi mais um jogo em que ele marcou quase dois pontos por tentativa de arremesso, um feito raramente alcançado na NBA por arremessadores em massa.

O pivô terminou a noite acertando 11 de seus 14 arremessos de campo. Ele foi perfeito na longa distância (3 em 3) e perfeito na linha de lance livre (2 em 2), sem cometer turnovers. Uma atuação perfeita, tanto no ataque quanto na defesa.

Seu jogo dominante certamente não parou nas stats de pontuação. Porzingis também bloqueou cinco chutes, seu segundo maior total da temporada, e esse total igualou o de todo o time de Oklahoma City. Porzingis ajudou muito a defesa, ao mesmo tempo em que liderou o jogo com 12 rebotes e quatro assistências.

Destaques da Box-Score

  • Sete Celtas marcaram entre 11 e 27 pontos, liderados por 27 de Kristaps Porzingis.
  • Jayson Tatum (24 pontos) e Jaylen Brown (23 pontos) também quebraram a barreira dos 20 pontos.
  • Al Horford marcou 16 pontos, alcançando seu maior total da temporada em jogos em que saiu do banco.
  • Horford liderou o jogo na classificação plus/minus com +32, enquanto Jrue Holiday estava logo atrás dele com +31.
  • Boston ficou atrás por apenas 61 segundos de jogo, todos durante o primeiro quarto.
  • O Celtics totalizou 33 assistências, lideradas por oito de Payton Pritchard.
  • Porzingis liderou o jogo com 12 rebotes e bloqueou tantos chutes (cinco) quanto todo o time de Oklahoma City.
  • Boston superou o OKC por 27-11 em pontos de segunda chance e 21-11 em pontos de contra-ataque rápido.

Citação da Noite

“Está começando a melhorar um pouco mais. Entendendo que teremos os Playoffs em breve, quero estar no melhor momento para os Playoffs e incorporar essa mentalidade.”

Kristaps Porzingis, sobre o número de seus bloqueios ter aumentado consideravelmente nos últimos jogos.

Compartilhe essa postagem:

X
Facebook
WhatsApp
Telegram
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS RECENTES

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre o Boston Celtics

OUTROS TEXTOS
Aprenda Sobre
Fernando Caliari

Entenda as posições do basquete

Durante as transmissões da NBA, muitos narradores, comentaristas e técnicos referem-se as posições dos jogadores em quadra, tanto por nomes

Notícias
Vicente Kresiak

Svi Mykhailiuk assina com o Utah Jazz

O ucraniano Svi Mykhailiuk, bancário do Boston Celtics assinou com a franquia de Salt Lake City por quatro anos, em

conteúdos exclusivos

Tenha acesso antecipado e exclusivo a conteúdos extras sobre o Boston Celtics

Inscreva-se e receba esses conteúdos de forma gratuita!