Raio-X: Celtics 145, Rockets 113

No reencontro entre Celtics e Ime Udoka, o Boston Celtics vence a equipe texana e alcança marca histórica

Momentos de destaque

O Boston Celtics reencontrou Ime Udoka pela primeira vez desde sua conturbada saída da equipe e mostrou que superou a saída do técnico e está no caminho certo sob o comando de Joe Mazzula. A equipe convenceu e alcançou a vitória de número 30 na temporada e 3600 na história da franquia, sendo a primeira equipe a conseguir esse feito.

Como nos acostumamos, o jogo começou com uma apresentação fenomenal de Jaylen Brown. O camisa 7 mostrou domínio do jogo no mid-range e uma defesa espetacular em jogadores como Jalen Green e Fred VanVleet. Em uma rotação sem Tatum durante metade do quarto, outro jogador que mostrou serviço foi Kristaps Porzingis, que liderou a equipe em pontos com 12 em 6 arremessos. Apesar das boas atuações, o 1º quarto terminou apertado, com um placar de 35×31 para o Celtics, um buzzer beater de Jayson Tatum e duas defesas atentas.

O segundo iniciou sendo basicamente Jayson Tatum x Houston Rockets. O camisa 0 fez um ótimo trabalho em ambos os lados da quadra, mas principalmente no ataque, onde se manteve com 100% de aproveitamento, incluindo duas bolas de três sensacionais. O resto do elenco mostrou também ótimo aproveitamento e chegou a abrir uma vantagens de mais de 10 pontos durante uma boa sequência de posses defensivas e arremessos do perímetro. O principal highlight do quarto foi o toco de Jaylen Brown em Jabari Smith Jr., sendo o ápice de uma performance defensiva de altíssima qualidade do camisa 7. O período terminou 34×27 para o Celtics, que foi para o intervalo liderando o placar de 69×58.

O terceiro quarto pode ser definido com apenas quatro palavras: Jaylen Brown Homem Mau. Foram VINTE E UM PONTOS para o camisa 7 apenas no 3º período, tudo isso em apenas dez arremessos tentados e sete convertidos. Além disso, Brown continuou se mostrando o melhor defensor do Celtics, por muito. Mas a defesa coletiva também não deixou a desejar, tendo limitado a equipe de Houston a apenas 9-27, limitando principalmente os arremessos de perímetro da equipe texana. Podemos ver a dominância nos gráficos abaixo, que mostra as posses ofensivas de Houston que terminaram em arremessos..

O terceiro quarto terminou 43×28 para o Boston Celtics.

O último quarto foram 12 minutos completamente protocolares. Ambos os times botaram suas unidades reservas em quadra e correram o relógio que finalizaria o massacre de Boston. Foram 33×27 no último período, protocolando a vitória de 145×113 para a equipe da casa.

Um destaque curioso do último quarto foi Payton Pritchard. O armador não ligou para a vantagem no placar e pareceu se divertir nos minutos protocolares. Isso é, no mínimo, irônico, tendo em vista que no período de Ime Udoka à frente do Celtics, em um jogo contra o Portland Trailblazers, o camisa 11 fazia a mesma coisa em um jogo de situação parecida. Estavam presentes no estádio família e amigos do armador e o elenco do Celtics o encorajava a continuar mostrando suas habilidades enquanto o técnico desgostava. Hoje Pritchard fez a mesma coisa, mas dessa vez contra aquele que o limitava. E o elenco estava do lado dele se divertindo também.

Jogador decisivo

Jaylen Brown

Ele é o único nome possível para esse segmento hoje (apesar da partidaça de Jayson Tatum).

O camisa 7 começou quente, se manteve bem e terminou fervendo. Sua atuação ofensiva beirou a perfeição com 11-15 nos arremessos de quadra (4-6 3PT) que somados com os seis lances livres acertados deram-lhe 32 pontos na noite. Isso tudo se conecta também com sua defesa espetacular em situações individuais, de zona e em transição. Jaylen Brown tem jogado de tal forma que pode ser considerado, atualmente, o melhor defensor do elenco, e isso diz muito sobre como ele encontrou sua função em uma equipe cheia de talento: ele é a estrela.

Menções honrosas: Jayson Tatum, Kristaps Porzingis e Joe Mazzula.

Destaques da Box-Score

  • Jaylen Brown lidera a liga em enterradas, levando em consideração jogadores que também chutaram mais de 75 bolas do perímetro.
  • É a 7º vez nos últimos 15 jogos que o Celtics abre uma vantagem de 30 pontos ou mais durante o jogo.
  • Os cinco titulares + Payton Pritchard tiveram dígitos duplos na pontuação.
  • Jaylen Brown chutou incríveis 11-15 FG, sendo 4-6 3PT.
  • Jayson Tatum liderou a equipe em rebotes (8) e em assistências (5) ele empatou com Kristaps Porzingis e Derrick White.
  • Foram 47 bolas de três tentadas e 24 delas acertadas em um aproveitamento de 51.1%.
  • O Boston Celtics se tornou a primeira franquia da NBA a passar a marca de 3600 vitórias. É a 26º vitória consecutiva se considerarmos também a última temporada.
  • Apenas dois jogadores com minutos (Jrue Holiday e Sam Hauser) tiveram eficiência abaixo dos 50% nas bolas de três pontos hoje).

Citações da noite

“Acho que nos dá espaço para entender que podemos melhorar”

– Joe Mazzula sobre ter tido menos rebotes ofensivos e menos arremessos mesmo vencendo a partida

“Só porque é um armador branco que chuta de 3 pontos acham que ele não defende, mas ele é um bom defensor desde quando treinei ele na Summer League. É bom que ataquem ele, isso significa mais repetições e aprendizado pros playoffs.”

– Joe Mazzula sobre a qualidade defensiva de Sam Hauser

“Acho que estou tendo minha melhor temporada defensiva na carreira.”

– Jaylen Brown sobre a possibilidade de ser All-Defensive

Próximo confronto

Compartilhe essa postagem:

X
Facebook
WhatsApp
Telegram
Reddit

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS RECENTES

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre o Boston Celtics

OUTROS TEXTOS
Aprenda Sobre
Fernando Caliari

Entenda as posições do basquete

Durante as transmissões da NBA, muitos narradores, comentaristas e técnicos referem-se as posições dos jogadores em quadra, tanto por nomes

Notícias
Vicente Kresiak

Svi Mykhailiuk assina com o Utah Jazz

O ucraniano Svi Mykhailiuk, bancário do Boston Celtics assinou com a franquia de Salt Lake City por quatro anos, em

conteúdos exclusivos

Tenha acesso antecipado e exclusivo a conteúdos extras sobre o Boston Celtics

Inscreva-se e receba esses conteúdos de forma gratuita!