Em partida quente, que contou com Brown e Robinson trocando farpas, o Boston Celtics derrotou o Miami Heat no Kaseya Center.
Sumário
ToggleMomentos de Destaque
A partida começou em ritmo acelerado, com ambas as equipes buscando o ataque e deixando a defesa um pouco de lado, ocasionando um alto número de trocas de liderança, sem que qualquer equipe conseguisse abrir vantagem. Spoelstra foi obrigado a montar um time com Terry Rozier e Caleb Martin, devido a uma ausência de última hora da principal estrela de Miami, Jimmy Butler, devido a questões familiares. Uma equipe mais solta, que procurou agredir o Celtics com bolas de 3 sempre que possível (4-9 no 1° quarto). Joe Mazzulla, por outro lado, montou um esquema focado em explorar o trabalho em torno do garrafão. Porzingis, com 11 pontos, foi o destaque do primeiro quarto, que acabou com o placar de 26 a 22 para Boston.
O segundo quarto começou com uma formação alternativa para Boston, com Pritchard, Holiday, Brissett, Tatum e Horford. A equipe conseguiu controlar melhor o jogo, distribuindo melhor a bola e variando as jogadas de ataque. Na defesa, Jrue Holiday, com dois roubos, ditou o ritmo, ocasionando 5 pontos rápidos em contra-ataques. Horford explorou bem os missmatches no garrafão e fez um bom trabalho pressionando a linha defensiva de Miami, abrindo espaço para os chutes de média e longa distância de Pritchard e Tatum. O Celtics finalmente conseguiu se distanciar no placar, abrindo uma margem de 10 pontos que perdurou por praticamente todo o 2° quarto. Final 59 x 50 para Boston.
O terceiro quarto começou com uma forte marcação por parte da equipe do Boston Celtics, trabalhando muito bem no garrafão defensivo, obrigando Miami a chutar de média e longa distância, sem muito sucesso. Uma run de 8-0 em dois minutos jogados obrigou Spoelstra a pedir tempo. Logicamente pesaram os desfalques de Jimmy Butler e Josh Richardson (que saiu lesionado no meio do segundo período), porém, a deficiência ofensiva de jogadores chave, como Herro e Adebayo, minaram o jogo de Miami, que passou a depender exclusivamente das bolas longas. Ponto para Mazzulla, que tratou de enquadrar o adversário e suprimiu suas chances de reação. A vantagem, que era de 9 pontos no início do quarto subiu para 15 pontos. Tudo caminhava bem até que a equipe de Miami conseguiu encaixar uma corrida de 13-2 num espaço de 3 minutos e trouxe a diferença para apenas 4 pontos. Mazzulla pediu tempo, encaixou Hauser e Pritchard em quadra e com uma trabalho de bola muito focado em encontrar um companheiro livre da zona morta, foi a vez de Jrue Holiday colecionar bolas de 3 pontos (três no total no período). A vantagem voltou a subir antes do final do período, finalizando em 86 x 79 para Boston.
O último período começou brigado, com Boston permitindo ao Heat uma série de rebotes ofensivos, por sorte, não convertidos em pontos. Jaylen Brown, desatento na partida, deixou por duas vezes Duncan Robinson livre para arremates de 3 pontos e, em lance isolado, cometeu uma falta flagrante sobre o mesmo Robinson, ocasionando a possibilidade de Miami chutar dois lances livres e ainda permanecer com a bola. Robinson converteu os dois chutes e no lance seguinte, Adebayo encontrou uma bandeja plus falta, trazendo Miami de vez para o jogo com 6 minutos por jogar. Tyler Herro, com duas bolas de 3 pontos acabou com a vantagem construída pelo Celtics, trazendo a vantagem para apenas 2 pontos no minuto final. Com muita paciência e eficência nos momentos decisivos, o Celtics conseguiu segurar a pressão e finalizar a partida com vitória. Placar final, 110 x 106 para Boston.
Jogador Decisivo
Nada como flertar com um triplo-duplo em rede nacional com acerto de 55% em lances de quadra. Foi o que Jayson Tatum fez na tarde de domingo em Miami, ao registrar a pontuação recorde do jogo – 26 pontos – além de nove assistências e 10 rebotes. Tatum, agora cinco vezes All-Star, foi dominante durante todo o jogo ao arremessar 11 de 20 no total. Ele acumulou a maior pontuação do jogo, jogando na pressão para cima da defesa do Miami. Suas nove assistências também representaram um terço do total de 27 do time de Boston, e quase metade do total de 21 do time de Miami.
Tatum também foi dominante na ponta defensiva. Ele pegou nove de seus 10 rebotes na defesa, acumulando também dois bloqueios. Esses dois tocos ficaram atrás apenas dos três de Al Horford no jogo. O que também deve ser observado é que Tatum fez tudo isso cometendo apenas um turnover. Isso representa um número impressionante, tendo ele jogado quase 39 minutos, enfrentando armadilhas diversas e marcação dupla ao longo de todo o jogo, e é claro, sendo a todo tempo o ponto focal do ataque de Boston. Verdadeiramente um esforço espetacular do ala.
Destaques da Box-Score
- Três Celtas (Al Horford, Kristaps Porzingis e Jayson Tatum) bloquearam mais arremessos que a equipe de Miami inteira.
- Tatum liderou o jogo em pontos (26) e assistências (nove). Ele também pegou 10 rebotes, o melhor do time.
- Cada equipe marcou pelo menos 19 pontos de segunda chance, com Miami registrando 23 e Boston registrando 19.
- O Celtics não marcou um único ponto de contra-ataque.
- Jrue Holiday acertou 5 de 6 de longa distância.
- Porzingis voou, com 25 pontos, nove rebotes, três assistências e dois bloqueios.
- Jaylen Brown totalizou 20 pontos e nove rebotes.
- Boston liderou durante todos os últimos três quartos.
Citação da Noite
“Estavamos apenas respondendo às suas corridas. Eles são um bom time. É a NBA. Eles vão correr. Você só precisa resistir e responder.”
– Jayson Tatum, sobre como impedir a tentativa de retorno de Miami ao jogo.
Texto por Vicente Kresiak