Embalado pelas três vitórias consecutivas, o Boston Celtics adicionou mais uma à sequência ao bater o Phoenix Suns por 102 a 94, em um jogo que parecia que seria dominado pelo time de Massachusetts, mas que não o foi em razão da garra dos jogadores da equipe do Arizona. No fim, prevaleceu a força do elenco celta que, mesmo sofrendo com diversos desfalques, segue firme na segunda colocação da Conferência Leste. Por sua vez, o Phoenix Suns segue como time de pior campanha da Conferência Oeste e também de toda a NBA, sendo esta a sua 12ª derrota seguida.
O time celta começou o jogo impondo o seu ritmo sobre a equipe do Phoenix Suns, abrindo uma vantagem de dois dígitos ainda no primeiro quarto. Jayson Tatum acertou 4 dos 5 arremessos que tentou, marcando 9 de seus 23 pontos no período inicial. O pivô Al Horford também produziu bons números, tendo andado metade do caminho de um triplo-duplo ainda nos primeiros 12 minutos de jogo, com 7 pontos, 5 rebotes e 4 assistências, além de um toco espetacular num arremesso de Josh Jackson. O calouro, inclusive, foi o único jogador titular da equipe do Arizona a pontuar no quarto inicial, com 12 pontos.
A segunda etapa começou e o time de Massachusetts continuou praticando seu jogo, defendendo com propósito e atacando com paciência. No entanto, o time perdeu o foco e viu o Phoenix Suns se aproximando no placar. O ataque celta diminuiu o ritmo, sendo pouco eficiente, o que fez a diferença que era de 20 pontos cair para apenas 3 ao final do período. O ala Jayson Tatum foi para o intervalo sendo o principal cestinha do time verde e branco, com 12 pontos. Pelo lado do Suns, Josh Jackson terminou o segundo quarto com 14 pontos.
O terceiro quarto teve início e a péssima atuação celta continuou, forçando um pedido de tempo prematuro de um furioso Brad Stevens, que pediu aos jogadores para que jogassem juntos e da maneira certa, rodando a bola no ataque e defendendo de forma bastante física. A bronca não surtiu efeito imediato, já que o Boston Celtics continuou trocando cestas com o Phoenix Suns, mantendo o placar apertado.
As palavras do técnico celta só começaram a alterar o resultado da partida quanto faltavam quatro minutos para o final do terceiro quarto, momento em que o time de Boston começou a aproveitar as falhas defensivas do adversário, fazendo com que o período terminasse com o placar de 77 a 65 para o maior campeão da NBA. Por fim, o último quarto foi morno, com a equipe celta mantendo a diferença no placar e impedindo o Suns de reagir, vencendo o jogo por 102 a 94.
O ala Marcus Morris, que havia sofrido uma torção leve em seu tornozelo direito na última partida que disputou (contra o Portland Trail Blazers), virou novamente o mesmo pé quando descia de um arremesso no estouro do cronômetro ao final do terceiro quarto. O ala, que caminhou com muita dificuldade para o vestiário, terminou a partida com 20 pontos, sendo este o seu terceiro jogo seguido com 20 ou mais pontos, fato inédito em sua carreira.
A curiosidade do jogo fica por conta do décimo ponto marcado por Jayson Tatum, que o credenciou como o 9º calouro na história da franquia de Boston a atingir a marca de 1.000 pontos, sendo o primeiro desde Ron Mercer, que o fez na temporada 1997/1998. Além disso, este foi o 10º jogo de Tatum com 20 ou mais pontos, tornando-se o primeiro calouro desde a lenda Paul Pierce a fazê-lo.
O Boston Celtics volta às quadras na próxima quarta-feira (28), às 22h30 (horário de Brasília), quando visita o perigoso Utah Jazz, que venceu 8 das últimas 10 partidas disputadas. Por sua vez, o Phoenix Suns recebe o Los Angeles Clippers, que ainda busca uma vaga entre as oito equipes que irão aos playoffs na Conferência Oeste.
Sumário
ToggleDestaques do Celtics
Jayson Tatum (23 pontos e 6 rebotes)
Al Horford (19 pontos, 9 rebotes e 7 assistências)
Marcus Morris (20 pontos e 3 rebotes)
Terry Rozier (16 pontos e 7 rebotes)
Destaques do Suns
Josh Jackson (23 pontos e 6 rebotes)
Troy Daniels (18 pontos e 6 rebotes)
Marquese Chriss (13 pontos e 4 rebotes)
Tyler Ulis (19 pontos e 8 assistências)
Boxscore
Respostas de 7
Mais uma vitória, bacana e importante essa sequência, para garantirmos bem a segunda colocação e quem sabe (duvido) brigar pela ponta, mas acima de tudo, interessante que apesar da fragilidade dos adversários (apenas os últimos) o roster conseguiu manter um bom nível, mesmo com os desfalques.
Parabéns ao Tatum pela marca de 1.000 pnts! Falando nele, que calouro, a atitude dele em quadra é fundamental.
Fiquei preocupado com o Morris, espero que seja uma torção simples, mais um desfalque complica, nos últimos 3 jogos ele tem sido fundamental, parece que tinha pego o ritmo, talvez pela responsabilidade, não estava oscilando como durante boa parte da temporada.
Só eu que acho que o Jaylen voltou com medo? Sua agressividade sumiu, principalmente nas infiltrações, espero que seja só receio, acho o ponto forte dele no ataque isso.
E que venha Utah amanhã! Go Celtics!
*Fultz voltou ontem, bela partida, em 14 minutos demonstrou que vai ser um grande jogador, torço pelo moleque, esse time do 76ers nos offs vão dar trabalho, e na temporada que vem vão brigar por mando tranquilamente, fora os rumores do Lebron ir pra lá, seria insano.
Acho normal que o Brown esteja com um pouco de receio,todo mundo quando se machuca volta com um pouco de medo. Por ser muito recente a queda, isso é normal. Até chegar os playoffs ele já vai estar com mais confiança.
Horford ontem fez um belo jogo (tinha se omitido em algumas das utimas partidas), Morri contribuindo bem como já vinha fazendo, mas acho que o destaque é do Rozier, mostrando que temos um ótimo reserva a disposição.
Nos offs, a partir da volta do Irving acredito que o Morris vire titular deixando a pontuação do banco a cargo do Monroe e do Rozier
No ano passado vimos Amir Johnson no nosso garrafão durante a temporada inteira, e quando chegou nos offs ele praticamente saiu de qualquer rotação. Baynes esse ano deve continuar com tempo de quadra mas perder o posto de titular, até pra suprir o trabalho defensivo da segunda unidade visto que perdemos Theis e Smart
Só eu acho que esse time completo e o favorito ao título. Da gosto de ver, as vezes raiva, no geral é gratificante. Ano que vem é o nosso, e nesse daremos trabalho. Queria ver um cara feito KG, mas Smart já faz bem essa função.
Olha Vinicius,
Favorito eu não acho mesmo completo, mas é um grande time…
Com o Hayward de volta e todos os jogadores sem lesões precisamos ajustar jogadas e dar mais experiência aos novatos para que eles cresçam como equipe! Por isso não acredito em favoritismo (ainda), mas sem dúvidas seriamos forte (mais forte) candidato ao título!
Let’s Go Celtics…
Concordo com o Marco hein Vinicius, com o time completo, seremos Contender, mas favorito é complicado, talvez, favorito para a conferência, ainda assim, é difícil fazer qualquer previsão, precisamos desenvolver ainda mais os calouros, e um ponto que ainda me deixa preocupado, é como o Hayward vai voltar, será o mesmo de antes? e como vai encaixar no time, então acho que até a temporada que vem, ainda é de testes, pq em relação ao encaixe com o Hayward, perdemos um ano (compensou em termos devido ao desenvolvimento do Tatum/Brown/Rozier) …Então, vamos manter a calma e o foco. Esse ano, creio que temos chances de chegar na final da conferência, mas depende muito dos confrontos, não somos soberanos, Cavs pode dificultar, e tem o Toronto, que se não amarelar como sempre faz, é um grande favorito, além de Bucks, Pacers, 76ers, que em uma série de 7 jogos, perdem para a gente, mas nada folgado.
Go Celtics