Um Panorama para a Final da Conferência Leste

Celtics Brasil destrincha a série contra Heat e Cavaliers e traça um panorama geral para as Finais da Conferência Leste.

O Boston Celtics mais uma vez chega a uma final de conferência. A equipe carimbou sua vaga depois de vencer o Cleveland Cavaliers e finalizar a série por 4 a 1, mesmo placar da série contra o Heat. Nessa matéria, vamos fazer um resumo dos Playoffs e explorar as expectativas para a final de conferência.

Os Playoffs Até Aqui

Rodada 1 – Celtics vs. Heat

O primeiro round dos Playoffs contou com um Celtics versus Heat, confronto esse que vem se tornando uma enorme rivalidade na NBA. Foi o quarto embate seguido em pós-temporada desde 2020, com saldo de duas vitórias para cada lado.

Essa primeira rodada, com esse adversário, serviu para lavar a nossa alma. Após cinco jogos, finalizamos a série em casa em 4-1, com as quatro vitórias ocorrendo por absoluto blowout. Com um elenco muito superior, o Celtics soube aproveitar a fragilidade de Miami, que não pôde contar com Jimmy Butler por toda a série. Isso, logicamente, não é demérito algum para a equipe de Joe Mazzulla, pois foi uma série extremamente física como já é de costume, com dois bons treinadores à beira de quadra, duelando jogo após jogo para ajustar seus respectivos times.

Melhor para Mazzulla, que soube tirar proveito de seu roster para contornar as situações de jogo. Mesmo fazendo um péssimo jogo de número 2, a franquia de Boston não deixou se abalar, voltando mais forte e intensa para o restante da série. Infelizmente os jogos contra Miami exigem quase que 100% de combate físico, e nosso unicórnio Kristaps Porzingis acabou se lesionando no jogo de número 4. No entanto, enquanto muitos se questionavam a respeito do jogo 5 sem KP, o Celtics deu uma grande resposta em quadra, finalizando a série no TD Garden com diferença de 34 pontos e muito apoio ao veterano Al Horford.

No final acabamos superando o Miami Heat sem muitas dificuldades. Tatum com triplos duplos, Brown com bons jogos nos 2 lados da quadra, Jrue sendo um verdadeiro pitbull defensivo, Porzingis sendo nosso antídoto para a marcação em zona e Derrick Heat fazendo uma série digna de MVP.

Rodada 2 – Celtics vs. Cavaliers

Na sequência, a equipe do Celtics começou a série com o pé direito, vencendo com tranquilidade em seus domínios. A equipe celta contou com grande atuação de Jaylen Brown e Derrick White para chegar à primeira vitória. A equipe dos Cavaliers até tentou fazer frente aos comandados de Joe Mazzulla, mas mesmo com Donovan Mitchell anotando 33 pontos, o adversário não conseguiu impedir a arrancada de Boston e a combinação de 57 pontos de White e Brown. Um excelente início de série, mostrando todo o nosso poderio ofensivo.

Destaques da primeira partida pelo Boston Celtics:

Jaylen Brown: 32 pontos e 7 rebotes
Jayson Tatum: 18 pontos e 11 rebotes
Derrick White: 25 pontos

De maneira totalmente oposta, o jogo de número dois foi muito ruim. Está certo que a equipe dos Cavs tiveram um aproveitamento incrível do perímetro, com um aproveitamento de 52%. Somado isso aos 29 pontos de Donovan Mitchell, o Celtics não conseguiu fazer frente à equipe visitante. Com um desempenho muito fraco, a equipe celta ficou longe de todo seu potencial e, assim como na série anterior, acabou por perder o jogo 2. Vale destacar que a equipe até começou o jogo na frente e manteve um certo equilíbrio, levando o jogo para o intervalo empatado, em 54 a 54. Porém, o segundo tempo foi dominado pela equipe dos Cavs que, liderados por Mitchell, mantiveram um ritmo muito forte, vencendo a partida mesmo longe de casa.

Destaques da segunda partida pelo Boston Celtics:

Jaylen Brown: 19 pontos
Jayson Tatum: 25 pontos e 7 rebotes

Na partida de número três, o equilíbrio reinou no primeiro tempo, com muitas trocas de liderança no placar. A noite parecia ser de um jogo extremamente equilibrado, porém, a equipe celta se sobressaiu aos donos da casa e foi para o intervalo com uma vitória parcial de 57 a 48. No retorno para o terceiro quarto, Donovan Mitchell seguiu se esforçando para manter os Cavs na partida, mas ele parecia estar jogando sozinho. Pelo lado do Celtics a dupla Jay-Jay viveu noite inspirada. Tatum anotou 33 pontos e ainda pegou 13 rebotes e Brown anotou 28 pontos e contribuiu com mais 9 rebotes. O Celtics fechou o jogo com grande domínio no segundo tempo.

Destaques da terceira partida pelo Boston Celtics:Jaylen Brown: 28 pontos e 9 rebotes
Jayson Tatum: 33 pontos, 13 rebotes e seis assistências
Jrue Holiday: 18 pontos e 8 rebotes

Na partida de número quatro, mais uma vitória foi conquistada pela equipe celta, e mais uma vez com brilho da dupla Jay-Jay. Tatum anotou 33 pontos e pegou 11 rebotes, já Brown anotou 27 pontos e 8 rebotes. A equipe dos Cavs ainda perdeu seu principal jogador, Donovan Mitchell, por lesão, o que dificultou ainda mais as coisas para os donos da casa. Com uma forte defesa e sua principal dupla inspirada o Celtics mais uma vez venceu fora do TD Garden.

Destaques da quarta partida pelo Boston Celtics:

Jaylen Brown: 27 pontos e 8 rebotes
Jayson Tatum: 33 pontos e 11 rebotes
Jrue Holiday: 16 pontos e 7 rebotes

A partida de número cinco (a última dessa série) foi marcada por um equilíbrio inesperado. Com a equipe dos Cavs desfalcada, e ainda jogando fora de casa, era esperado mais domínio do Celtics, porém, não foi exatamente o que aconteceu. Os Cavs fizeram uma partida muito digna, e lutaram para manter o placar próximo durante todo o jogo. Mas no quarto período a equipe celta conseguiu abrir a vantagem necessária para alcançar a vitória. O Celtics novamente está na final de conferência, pelo terceiro ano consecutivo. Vale destacar a grande atuação de Al Horford, o veterano fez ótima partida defensiva, e ainda contribuiu com 22 pontos e 15 rebotes.

Destaques da quinta partida pelo Boston Celtics:

Jayson Tatum: 25 pontos, 10 rebotes e 9 assistências
Al Horford: 22 pontos e 15 rebotes
Derrick White: 18 pontos e 6 assistências 

Um Panorama

Novamente estamos em uma final de conferência. As expectativas para chegarmos à final da NBA são muito altas. O Celtics vem de uma grande temporada regular, e agora, encerra sua segunda série de playoffs vencendo por 4 a 1. E agora irá enfrentar o Indiana Pacers de Rick Carlisle e Tyrese Haliburton.

Durante a série contra os Cavs foi possível ver o porquê da grande campanha celta. O time possui um arsenal ofensivo gigantesco com sua dupla principal, Jay-Jay. Mas não é só por isso, a equipe conta com vários jogadores de alto nível compondo o corpo titular, como White, Horford e Holiday. Além disso, é um time que sabe defender muito bem.

O time ainda está sem Kristaps Porzingis, lesionado. A expectativa é que Porzingis perca ainda, pelo menos, os primeiros dois jogos da série, mas, até o momento, a equipe celta tem se virado muito bem sem o seu pivô.

Quando olhamos para um time tão bem montado, com uma defesa forte, um ataque poderoso, e ainda sem um de seus principais jogadores, nossas expectativas seguem aumentando e o sonhado título parece cada vez mais próximo, entretanto, mesmo diante de tantos sinais positivos, precisamos ter os pés no chão. Grandes times já foram desmontados sem nem mesmo chegar perto de um título da NBA. Sabemos o como é difícil vencer essa liga, e como são fortes os times do outro lado da chave, por isso, oscilações como as ocorridas nos jogos de número 2, tanto contra o Heat quanto contra os Cavs, podem ser fatais frente a times mais fortes.

Um time com tanto talento precisa entrar sempre focado para conquistar cada ponto necessário e defender como se não houvesse um próximo jogo. Todo jogo precisa ser como um jogo 7. Fato é, que o Celtics é um grande time, um ótimo time, que figura entre os favoritos ao título, mas, jogo após jogo, série após série, esse favoritismo precisa ser demonstrado dentro de quadra, que é onde realmente conta.

A série contra a equipe de Indiana promete ser bastante agitada, ainda mais se levarmos em consideração o clima de revanche pela derrota na Copa da NBA. Haliburton e seus companheiros chegam inteiros para o confronto, após derrotarem o combalido, porém lutador New York Knicks. É uma série para ficar de olho, principalmente no jogo dentro do garrafão. A equipe adversária não costuma encontrar muita dificuldade para pontuar, tanto que fecharam a temporada regular com o melhor ataque, e isso pode pesar para um time desfalcado de seu principal pivô. Al Horford precisará jogar ainda mais do que jogou na série anterior, ao menos nas duas partidas iniciais. Para quem aposta em varrida, melhor não contar com isso. Será um desafio importante para Joe Mazzulla e sua equipe, que irão encontrar um adversário que chega sem muita responsabilidade e uma pressão enorme pela conquista da vaga nas Finais da NBA.

Quem quer ser campeão não escolhe adversário, mas escolhe a melhor forma de lidar com cada um deles. Esperamos que nossa equipe saia dessa série com mais uma vitória, sem lesões e com a moral lá no alto para enfrentar quem vier pela frente. O 18° banner está próximo, mas não podemos jogar como se já o tivéssemos alcançado.


Texto por Henrique Correia e Ayran Fernandes | Colaboração de Vicente Kresiak

Compartilhe essa postagem:

X
Facebook
WhatsApp
Telegram
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS RECENTES

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre o Boston Celtics

OUTROS TEXTOS
Aprenda Sobre
Fernando Caliari

Entenda as posições do basquete

Durante as transmissões da NBA, muitos narradores, comentaristas e técnicos referem-se as posições dos jogadores em quadra, tanto por nomes

Notícias
Vicente Kresiak

Svi Mykhailiuk assina com o Utah Jazz

O ucraniano Svi Mykhailiuk, bancário do Boston Celtics assinou com a franquia de Salt Lake City por quatro anos, em

conteúdos exclusivos

Tenha acesso antecipado e exclusivo a conteúdos extras sobre o Boston Celtics

Inscreva-se e receba esses conteúdos de forma gratuita!