Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Olynyk por Zeller: Pequeno ajuste, grande resultado

Camisas do Boston Celtics com desconto

Tyler Zeller completou contra o Orlando Magic uma série de 10 jogos consecutivos como pivô titular do Boston Celtics. Com Zeller como titular, Boston possui 5 vitórias e 5 derrotas. Já com Olynyk, titular dos 13 primeiros embates da temporada, o Boston Celtics vinha com um desempenho de 4 vitórias e 9 derrotas.

E esta titularidade veio com muito merecimento, devido às boas atuações de Tyler Zeller vindo do banco e das péssima atuações, sobretudo defensivamente, de Kelly Olynyk no quinteto titular. Neste período em que foi titular, Zeller teve desempenhos satisfatórios e acabou por melhorar o nível de atuações da equipe titular, principalmente por defender a área pintada melhor que o jovem pivô canadense.

Mas engana-se quem pensa que este retrospecto está diretamente relacionado ao desempenho de Olynyk como titular. A questão é muito mais profunda, e envolve certos fatores a serem abordados a seguir.

Duplas de garrafão mais adequadas

Jared Sullinger, titular absoluto da posição de ala-pivô de Boston, é um jogador de enorme talento. Possui um arremesso consistente, mostrando bom aproveitamento em bolas de 2 e 3 pontos. Seus movimentos ofensivos são bem consolidados e que mostram franca evolução. E sua capacidade em coletar rebotes é bem admirável. Mas possui uma defesa deficiente, embora demonstre alguma evolução. Sua altura e envergadura não o ajudam neste quesito e desta forma, necessita de um companheiro de garrafão com características mais defensivas e que use melhor seu corpo.

Kelly Olynyk é um jogador com enorme capacidade ofensiva. Seus movimentos ofensivos são sensacionais, com mobilidade e inteligência de armador. Seu alto QI de basquete, arremesso muito consistente e movimento de pernas apurado o tornam letal na extremidade ofensiva da quadra. Mas sua defesa é sofrível, apesar de mostrar alguma (pouca) evolução. Assim como Sullinger, seu corpo não o ajuda nos enfrentamentos dentro da área pintada e o torna presa fácil da grande maioria dos pivôs adversários.

Tyler Zeller não chega a ser um especialista de defesa, mas possui boa envergadura, ganhou massa muscular na última intertemporada e possui um desempenho defensivo razoável para a posição de pivô. Além disso, vem se mostrando um finalizador impecável próximo à cesta, o que vem tornando a dupla Rondo-Zeller letal quando o armador busca infiltrações na defesa adversária. Zeller é um jogador estável e regular. Não é nem de perto tão bom tecnicamente quanto Olynyk e Sullinger. Mas é esforçado e consistente, mantendo o mesmo nível de atuações nos dois lados da quadra. Desta forma, é um jogador mais confiável, pois sabe-se o que esperar dele durante a partida.

Brandon Bass é um ala-pivô com ótimo desempenho defensivo para marcar jogadores de garrafão, apesar de não ser muito alto. Por ser forte, possui boa defesa em jogadas de post, apesar de contestar poucos chutes devido a sua baixa estatura e envergadura. Devido à sua agilidade e movimentação lateral, consegue defender com destreza jogadores de garrafão mais móveis, tornando-o um jogador de defesa versátil. Na extremidade ofensiva, vem evoluindo cada vez mais seus chutes e adquirindo mais habilidade para criar seu próprio arremesso. Em situações de catch-and-shoot (“pega-e-arremessa”) é praticamente mortal.

A troca de Kelly Olynyk com Tyler Zeller combinou perfeitamente as características afins dos quatro jogadores e conseguiu incrivelmente evoluir o desempenho de todos os quatro em questão. Jared Sullinger possui um pivô de desempenho mais seguro ao seu lado, em Tyler Zeller. Kelly Olynyk tem o mesmo em Brandon Bass, além de poder também jogar como ala-pivô ao lado de Tyler Zeller. E desta forma, a defesa de garrafão do Celtics deu um bom salto de qualidade.

Olynyk elevou seu jogo vindo do banco

Olynyk é o líder ofensivo do banco de Boston. Como citado anteriormente, seu QI de basquete e habilidade ofensiva comparável a um armador tornam-no num líder técnico para o segundo esquadrão do Celtics. Quando a equipe necessita de sua contribuição, ele tem dado mostras de poder corresponder a esta necessidade. E foi do banco, na penúltima partida contra o 76ers, que Olynyk registrou sua maior pontuação da carreira, com incríveis 30 pontos.

Quando vem do banco, Kelly Olynyk joga em um segundo esquadrão de sua equipe que acaba por enfrentar o segundo esquadrão da equipe adversária. Muito possivelmente este segundo esquadrão adversário é bem mais fraco tecnicamente que a equipe titular correspondente. Desta forma, Olynyk acaba tendo matchups (jogador adversário da mesma posição) mais fracos do que quando era titular. Por causa dos matchups mais fracos, a péssima defesa de Olynyk acaba sendo muito menos exigida do que quando era titular. Do mesmo modo, sua grande capacidade ofensiva acaba por ser maximizada por matchups que possuem defesa inferior a dos titulares.

Outro fator que pôde ser notados nas últimas partidas, foi o aumento da confiança e da energia que Olynyk vem deixando na quadra. Possivelmente ser titular da franquia mais tradicional da NBA tenha pesado nas costas do garoto, e ele não tenha conseguido lidar com tamanha responsabilidade. Vindo do banco de reservas, além de ser o líder técnico como dito anteriormente, vem liderando também por exemplo e dedicação. Vem mostrando uma energia que contagia os demais colegas e a torcida de Boston. Há algumas semanas atrás, o chamei de “blasé” e “sem sangue”, devido a sua enorme falta de dedicação e competitividade durante as partidas. Não só a diminuição de responsabilidade do menino contribuíram com esta ascenção, mas também acredito (me parece óbvio, inclusive) que Olynyk tenha tido acompanhamento psicológico nas últimas semanas, tamanha é sua evolução de confiança e dedicação.

Em situação de jogos apertados, o Boston Celtics costuma usar uma formação “closer” para fechar as partidas com vitórias. Quando era titular, era ele quem era sacado para a entrada de Marcus Smart nesta formação. Agora, na situação de reserva, Kelly Olynyk tem jogado menos minutos do que anteriormente e vem sendo um dos reservas mais utilizados no último período, costumando liderar a equipe nos primeiros 6 minutos do último quarto e entrando em algumas situações nos momentos finais da partida. Ou seja, a parte física pode também ter contribuído para o aumento de produção do agora reserva Kelly Olynyk.

E também não poderia deixar de citar a evolução de Kelly Olynyk na defesa. A defesa de Kelly Olynyk, a qual sempre classifiquei como terrível, sofrível, horrível e alguns outros sinônimos, vem mostrando certa evolução da Summer League para cá. A evolução de seu jogo defensivo é pouca mas já nos deixa esperançosos para o futuro. Mesmo que agora sua defesa deva aparecer mais, pelo motivo descrito acima de que Olynyk como reserva está marcando jogadores mais fracos do que anteriormente, ele tem se esforçado mais e defendido melhor ultimamente.

Na última partida contra o Orlando Magic, Kelly Olynyk teve uma jogada sua escolhida como Toco da Noite, quando ele rejeita uma infiltração de Victor Oladipo. Veja:

https://www.youtube.com/watch?v=E-Dhqy94g48

E você leitor, o que achou da sutil troca efetuada por Brad Stevens?

8 comentários

  • Concordo com absolutamente tudo que foi escrito acima. Zeller está bem como titular, fazendo boas partidas (já o vinha fazendo quando vinha do banco), e o Olynyk está vindo bem do banco. As 2 últimas partidas (76ers e Magic) foram muito boas! Essa mudança foi uma escolha muito acertada do Stevens!

  • Esse “acerto” do treinador pode ser um pouco enganoso… Ele insiste em manter Sully e KO ao mesmo tempo durante vários minutos do jogo…

    Sobre os jogos, destacar o crescimento de produção do Green e essa troca no garrafão que certamente tem a ver com nossa melhora de rendimento.

    Se ganharmos dos Nets estaremos em 8. Os playoffs são perfeitamente possíveis (e seria contra os fregueses dos Raptors – grande time, mas fregueses). A questão é, esses rumores de trade e o Ainge deixarão o time em posição de offs?

    []s verdes,
    P.S.: Gostaria que o Rondo ficasse, já é ruim o suficiente ver o PP34 em outro time…

  • Na verdade essa troca que o Stevens fez era óbvia, difícil acreditar que só agora ele notou que Olynyk e Sullinger formam uma dupla frágil de garrafão.

    Ressalto que o Zeller é um bom reserva, mas ainda precisamos de outro center titular.

    Ontem vi uma entrevista do Stevens que ele afirmou que o Olynyk tem tudo para ser um grande jogador da NBA, disse que fora do
    horário as vezes de madrugada ele vai para quadra para treinar sozinho arremessos e movimentação.

    Isso é importante para jogadores iniciantes, ter essa gana de desenvolver talento.

    Outra declaração do Stevens que achei importante foi sobre o Smart:

    “Quando as coisas estão erradas dentro de quadra, sempre me vem a cabeça colocar o Smart, e isso é bom”.

    Ou seja, diria que esses 2 jogadores + o Evan turner são os prediletos do Stevens, porque ele os cita constantemente, ou seja, Rondo deve estar com os dias contados.

  • Semanas atrás eu parei de entrar aqui no blog por não suportar mais os comentários de “é tank!” e “troquem Rondo!” que estavam começando a pulular. Pois é: ao que tudo indica, Rondo foi trocado e vai para Dallas em troca de Brandan Wright, Jae Crowder, Jamar Nelson.

    Parabéns aos envolvidos. Quem queria ver Rondo longe vai ficar feliz. “Ele não se encaixava no sistema do Brad”. Olha, melhor então torcer para o tal sistema não ter nenhuma falha. Nenhuma. Porque temos boas chances de estarmos diante de Rick Pitino, o retorno.

    Acabamos de atrasar o rebuild em pelo menos três anos. Se antes a ideia era ser contender em 2016, agora é melhor pensar em 2019.

    Até mais, abraços celtas.

  • e o celtics virou time pequeno mesmo então… troca ridículo com o mavs… celtics será time de jovens ruins e inexperientes e velhos jogadores ruins ou regulares… fazendo papel de novo sixers e viver de tanking! parabéns ainge!

  • O problema do Celtics é o plano do Ainge, ele acredita piamente nele, o Stevens para mim fez milagres ano passado, e mesmo esse ano com a campanha meia boa, já era um enorme melhora, isso perdendo o segundo técnico do time para o GSW que cuidava da parte defensiva.

    O problema é esse quando o sistema parece que vai começar a dar resultados vem uma troca, ano passado foram jogadores limitados, mas esse ano Rondo por nada, até entenderia se fosse uma triangulação com Detroit para vir o Moore.

    Ele troca agora que o Smart tá machucado, vai jogar de novo só com Pressey?

    O Ainge conseguiu piorar o time…Nelson é péssimo defensor, Wright tá no último ano de contrato e não é lá um defensor que vai resolver…e para pagar uma fortuna vou no Moore do Pistons…

  • Fabio muito boa matéria, ia comentar ontem, mas veio a historia do Rondo e o humor se foi.

    Só senti falta de um detalhe, o KO nunca jogou de C antes. Ele esta aprendendo essa temporada é para isso. Creio que não é a dele ser um 5 puro, mas se conseguir devolver a defesa vai ser um daqueles 4 que também vai bem 5. No você bem pontuou com machup mais fracos, creio menos físicos, ele já mostra grande evolução. Acho que essa versatilidade vai levar ele a outro nível.

    Saudações Celtas!

Comments are closed.