Danny Ainge termina em quarto na eleição de Executivo do Ano

Vencedor do prêmio em 2008, quando arquitetou transferências para reunir os astros Paul Pierce, Kevin Garnett e Ray Allen na equipe de Boston que acabou campeã daquela temporada, Danny Ainge terminou no quarto posto da eleição de Executivo do Ano dessa temporada, totalizando 16 pontos em 6 votos recebidos, sendo um destes votos para a primeira colocação do prêmio. Ainge ficou atrás do ganhador do prêmio Bob Myers, do Golden State Warriors, de David Griffin, do Cleveland Cavaliers e de Mike Budenholzer, também treinador do Atlanta Hawks.

Um dos motivos pelos quais Danny Ainge foi muito bem lembrado nesta votação foi a melhora significativa do Boston Celtics em relação à última temporada. Se em 2013-2014 o Celtics amargou a 12ª colocação da conferência, com apenas 25 vitórias em suas 82 partidas disputadas, em 2014-2015 a equipe de Boston alcançou a surpreendente sétima posição do Leste, com 40 triunfos, o que levou a equipe a disputar a primeira rodada dos playoffs desta temporada.

Danny Ainge também tem muitos méritos por formar o elenco atual, que, nas mãos do ótimo treinador Brad Stevens, que também fora contratado por Ainge, teve grande desempenho durante a temporada e mostra enorme potencial futuro. Além disso, Ainge fez várias transações que trouxeram inúmeros ativos para a franquia, sejam eles escolhas futuras de draft, contratos expirantes ou exceções comerciais.

Em suma, Danny Ainge é um exímio negociador que consegue inúmeras transações favoráveis para a equipe de Boston, fazendo bom uso dos ativos adquiridos e jogadores disponíveis. Um bom exemplo disso foi o que Danny Ainge conseguiu usando apenas a exceção comercial de 10,3 milhões de dólares da troca que enviou Paul Pierce ao Brooklyn Nets: Tyler Zeller e Isaiah Thomas. Sim! Ainge transformou uma exceção comercial de 10,3 milhões de dólares, que por muitas vezes passa despercebida pelas franquias e que expiraria durante a semana em que foi utilizada, em Tyler Zeller, pivô titular do Celtics durante a campanha em 2014-2015 e Isaiah Thomas, segundo colocado no prêmio de Sexto Homem da temporada.

Explicando melhor, a exceção comercial citada foi utilizada em julho do ano passado na troca tripla com Cavaliers e Nets que acabou por trazer a Boston uma escolha protegida de 1ª rodada do Cavaliers, o ala-armador do Brooklyn Nets Marcus Thornton e o pivô do Cleveland Cavaliers Tyler Zeller. Já em fevereiro deste ano, Ainge usou a escolha de 1ª rodada do Cleveland Cavaliers e o ala-armador expirante Marcus Thornton para adquirir o armador Isaiah Thomas do Phoenix Suns.

Confira o resultado final da votação de Executivo do Ano:

Posição Jogador Equipe 1º Lugar (x5) 2º Lugar (x3) 3º Lugar (x1) Pontos (Total)
Bob Myers Golden State Warriors 13 5 2 82
David Griffin Cleveland Cavaliers 8 7 8 69
Mike Budenholzer Atlanta Hawks 4 5 1 36
Danny Ainge Boston Celtics 1 3 2 16
Neil Olshey Portland Trail Blazers 2 1 1 14
Gary Forman Chicago Bulls 1 2 3 14
Daryl Morey Houston Rockets 0 2 2 8
Stan Van Gundy Detroit Pistons 1 0 0 5
Sam Presti Oklahoma City Thunder 0 1 1 4
10º Flip Saunders Minnesota Timberwolves 0 1 0 3
John Hammond Milwaukee Bucks 0 1 0 3
Mitch Kupchak Los Angeles Lakers 0 1 0 3
Sam Hinkie Philadelphia 76ers 0 1 0 3
14º Dell Demps New Orleans Pelicans 0 0 3 3
15º Chris Wallace Memphis Grizzlies 0 0 2 2
Dennis Lindsey Utah Jazz 0 0 2 2
R.C. Buford San Antonio Spurs 0 0 2 2
18º Masai Ujiri Toronto Raptors 0 0 1 1

Compartilhe essa postagem:

X
Facebook
WhatsApp
Telegram
Reddit

Respostas de 22

  1. Ainge não fez nenhum grande movimento, porque a oportunidade não surgiu, mas fez um monte de pequenas coisas criativas que vão ajudar em MUITO a reconstrução da equipe.

    Além da aquisição do Zeller e Thomas com a exceção comercial, fez outros ótimos movimentos:

    – Contratou Turner por uma “mid-level exception”.

    – Limpou espaço no CAP pra proxima FA trocando Green, que não fazia parte dos planos para o futuro e ainda conseguiu Jerebko, que é um leve update e de menor valor sobre Bass e uma pick de primeira rodada de uma equipe que pode entrar em rebuilding caso Marc Gasol saia do Grizz na FA.

    – Trocou Rondo que provavelmente sairia de graça no fim do ano e estava descontente e jogando mau, por um cara que ao chegar mudou TODO o espirito da equipe e dos torcedores e vai com certeza fazer parte do futuro da equipe por muitos anos, que é o Crowder; (E ainda conseguiu mais um monte de milhões em exceções comerciais)

    – Conseguiu 5,3 milhões em exceções comerciais mandando o Bogans, que nem contrato garantido tinha, para o Cavs…heheheh

  2. Bob Myers apesar de nenhuma grande arrumação, só reassinou, fez uma operação muito bem feita de mudança da comissão técnica inteira sem criar sequelas.

    John Hammond mereceria uma melhor colocação, foi o time que mais improvisou, ainda perdeu o “rookie” e um importante jogador por problemas disciplinares, arriscou-se no meio de temporada.

    O problema nessa votação foram os votos em alguns GMS, particularmente o Flip Saunders, Mitch Kupchak, Sam Hinkie, times pouco improvisaram, eles só “tankaram”. Pode-se até se dizer que o grande injustiçado é o Phil Jackson que fez o mesmo que os outros três e nem ganhou um votinho.

    1. Saunders e Hinkie tankaram, mas estão montando equipes jovens, forradas de talentos e tem várias picks.

      PJax por outro lado, deu seus jogadores de graça, não conseguiu boas picks alheias e ainda assinou um contrato milionário com o decadente Melo que aos 34 anos vai estar ganhando 28 MILHÕES!!!!

      Pjax não foi injustiçado, ele ta sendo um bosta de GM até o momento…e o cara que votou no Kupchak tem que morrer tmb, porque não existe justificativa NENHUMA pra colocar esse cara entre os melhores tmb…rs

      1. Será mesmo Daniel?

        PJax despachou o Amare e se livrou do JR Smith às custas de perder o Shumpert (se o pessoal reclama do GWall, imagina ter um ser – literalmente – tóxico como o JR no seu time).

        A renovação do Melo era meio que obrigatória devido a um mercado como NY não poder ficar sem alguém para aparecer nos planfetos da vida e acho que o Melo vale sim um max contract – mas eu daria por 3 anos e não os 5.

        Eles vão ter alta pick nesse draft – suponhamos um pivô – Carmelo e C Early (draftado no ano passado) são bons jogadores, eles tem CAP para trazer mais uns dois FA bem decentes, e são super atrativos nesse caso…

        Para mim, o maior fiasco do ‘zen’ foi contratar o técnico errado. Grande cagada que pode custar mais caro no futuro, mas com relação ao roster acho que ele tem mandado bem….

        O futuro dos Knicks me parece menos pior do que o dos Nets…. Ambos parecem conduzir a lugar nenhum, no entanto.

        []s verdes

        1. Eu vejo assim, time tank é a mesma receita piorar, limpar cap e depois quem saiba no draft pegar alguém que irá levar seu time a vitória.

          A única diferença é que o Sixers aumentaram a intensidade, eles agora já tão limpando até jogadores que eles escolharam (vide KC Jones e MCW).

          Wolves tá em tank a quantos anos, quando quis sair assinou contratos ruins e agora foi obrigado a recomeçar o ciclo.

          Concordo com o Marcus, o Phil Jackson fez o que pode dentro da cultura de NY, foram bons movimentos que chegaram algum lugar, eu tenho dúvidas, mas como no caso de outros times estamos julgando aqui ” as intenções” que no caso é piorar agora e ter um veterano para atrair outros via cap.

          O problema dos times tanks é que julgamos como se o futuro irá ser bom (intenção) e não o concreto (as vitórias), eles estão na fase mais fácil que é das promessas, agora precisam realiza-las.

  3. Reconhecimento justo.

    Ainge provou nessa temporada que conhece do riscado.

    1) Negociou o Rondo e trouxe Crowder + 1 first pick + 3 second pick.

    2) Negociou o Green e trouxe 1 first pick

    3) Negociou o Prince e trouxe Jerebko + Datome + 7,7 milhoes de exceção.

    4) Fez uma otima escolha de draft no Smart e 1 escolha de futuro no Young.

    5) Adicionou Thomas na equipe que brigou para ser melhor 6º homem da NBA.

    Resumo:

    – Saiu da folha os contratos de maior valor, Rondo e Green

    – Adquirimos Ativos

    – Adquirimos exceções comerciais

    – Adquirimos Jovens com potencial, seja pelo Draft (Smart) ou via trade (Thomas).

    Ainge colocou o Celtics em uma posição privilegiada, e com toda certeza valorizou
    a imagem da franquia perante os FA.

  4. Putz, reconheço que meu conhecimento do assunto é rasteiro perto da moçada que frequenta o blog, mas gostaria de uma opinião em relação ao jogador (ou ex-jogador, sei lá) Andry Bynun. Se ele ainda tiver joelhos e cérebro (não sei o que é mais difícil – kkkkkk) ele não seria uma boa para nós? A última notícia que tive era que ele estava aprontando no Pacers. É isso mesmo? Um abraço a todos os amigos do blog!

    1. Eu acho que a probabilidade de dar errado é maior do que dar certo, pelos problemas na carreira.

      Acho que seria importante pensar no espírito da equipe, uma equipe com garra e um grupo unido. Esse era o espírito da equipe que ganhou em 2008, mesmo contando com 3 grandes jogadores, todos tinham muita raça.

      Acho que a probabilidade do Bynum desestabilizar a equipe é grande. E vai ter algumas opções interessantes na free-agency, vamos ver o que Danny Ainge apronta, pq tenho certeza que ele vai aprontar algo e tentar trazer um center.

  5. Para mim o Ainge foi muito bem em todos movimentos da temporada. Continuou o processo que abriu com a troca com o BKN, com calma para não queimar os ativos. Agora abreviamos a reconstrução e estamos mais perto de grandes movimentos, só precisamos de oportunidades. Por que se elas não aparecerem nesta free agente creio que não vamos nos precipitar.

    Tenho fé que virão 2 para o time titular. Mas no mínimo 1 grande jogador vai chegar.

  6. Que notícia boa! Aliás, mais uma das tantas que tivemos na temporada fora e dentro de quadra. Ter o 4º melhor técnico e o 4º melhor GM quer dizer MUITA coisa nessa liga. Minha maior esperança é que isso faça muita diferença na hora das negociações com os agentes.

    O que o Ainge vem fazendo desde o movimento com os Nets é sacanagem… Brincando de MyGm tranquilo! Analisou o mercado e o times e deu o golpe certeiro por um pacote que estava fadado a se desfazer e não vingar (Tinha uma pequena chance, mas a maior mesmo era não funcionar aquele time do Brooklyn). Hoje o time dos Nets não existe mais e conseguimos 4 picks de 1º round e possivelmente de loteria (Contando com a Pick de 2014). Sem contar a pick de 2017 que nos dá o direito de trocar com eles, e provavelmente vamos trocar. Jonhson, Lopez e Williams saindo quem sobrará por lá? Esse negócio foi um completo assalto. Sinceramente…

    Fico imaginando a conversa do Ainge com o GM dos Nets para convencê-lo a enviar esse pacote naquele época. E a troca com os Suns, que estavam brigando pelos playoffs na época, por uma escolha altíssima + o Marcus Thornton em troca do Thomas?! Só pode ser sacanagem! Nem no NBA2k essa transição seria aceita.

    Sem contar tantos outros movimentos (Com os Mavericks, Cavaliers, Grizzlies e etc) que realmente demonstra um pouco do poder de convencimento do Ainge e o tanto que ele entende e tem a sensibilidade de enxergar lá na frente (Mavericks ruindo, Grizzlies também, se o Gasol sair…). Ainda tento imaginar COMO ele consegue, mas é bom continuar conseguindo.

    Como outro dia comentei e o Ainge salientou esses dias em entrevista por vídeo: Há muito tempo o Celtics não tem tanto espaço em folha salarial, não tá tão bem administrado e com tantas escolhas no draft, tudo na mesma offseason.

    Esse draft, a offseason e a próxima deadline (Que é quando eu acho que o Wallace vai zarpar) serão bastante divertidas. Não vejo a hora de chegar.

    1. Jota, acho que o GWall vai zarpar nessa.

      Tem times querendo abrir espaço para tentar o KD e alguns FA na temporada de 2016. Podemos fazer realmente um grande negócio com o GWall e o seu salário louco.

  7. Temos uma grande vantagem: DA. Simpleamente o DA ENTENDE de basquete mais que praticamente todos os outros managers da NBA. Não me refiro à administração, muito menos à motivação de técnico ou jogadores. DA enxerga talento e oportunidades em atletas tratados como segundo plano. Se o Faverani tivesse melhor ética de trabalho, já estaríamoa melhor. Ele certamente não é o C titular de uma equipe vencedora, mas no nível do Zeller.

  8. POIS, ESTE MES MAIO ATE CHEGAR JUNHO, MES DO DRAFT, SEM NOTICIAS, SEM INFORMAÇAO, SEM JOGOS DO CELTICS, VAI SER UM MES DIFICIL.RRSSSSSS

  9. Daqui até o inicio do Draft e Free Agency vamos viver de rumores, vivo no Hoopshype e no CelticsBlog e a cada dia que passa mais nomes surgem como pauta para o Celtics, a ultima é que talvez o Celtics possa trocar o Thomas pelo Lawson (sou contra).
    Pra mim a temporada que vem será decisiva para nossa reconstrução, e tudo estará nas mãos da pick do Nets, não acredito que nossa conferência continuará fraca como esse ano, aposto que ficará mais competitiva e que times como Pacers, Magic, Knicks, Miami e talvez Detroit venham a dar um certo trabalho.
    Acho que o Ainge vai fazer movimentações pontuais para suprir necessidades que temos no elenco, mas essa pick de loteria que o Nets vai nos dar será para trazer um jogador que provavelmente vai ser uma lenda no Basquete, o nome dele é Ben Simons, o Ainge precisa fazer de tudo para que esse cara seja um Celta, e ele vai ser responsável por sermos campeões muitas vezes, se tiverem a oportunidade procurem se informar a respeito dele.

  10. Bom fugindo do assunto, quem está assistindo os Playoffs?

    Meu ontem Tony Allen deu um show de defesa pelo Memphis. Conley e Randolph jogaram muito também.

    Bem que nós comentávamos aqui no site, o dia que as bolas de Golden State não cair o que seria do time? Bem mediano por esse jogo de ontem, Klay e Curry forçando muito o jogo pra bolas de 3 que não caíram, o sistema de run and gun não funcionou. Memphis mereceu a vitória.

    O do Wizards não assisti porque não deu, sei só que perdeu e que o Wall não jogou pois estava machucado.

  11. Eduardo,

    Esse rumor do Thomas pelo Lawson acho que so tem procedencia se o Ainge estiver de olho no Cousins.

    Ja li uma reportagem que o Lawson e um dos objetos de desejo do Kings, ja que o tecnico pediu sua contratação.

    De qualquer forma, mesmo ele sendo um up grade acho que sairiamos perdendo ja que seu salario e bem maior.

    1. Então qual seria uma possível troca ? Lawson + Sully ou Olinyk + pick por Cousins ,se acontecer Ainge mito!

      1. Podia dar AA duas picks desse ano + Lawson + okynyk ou sully(não queria que ele saísse)

  12. Billy Costigan e Luiz eduardo,

    Acho que troca possivel seria Lawson + Sullinger + Zeller + First pick Celtics 2015+
    First Pick Nets 2016 pelo Cousins.

    Acredito que poucas seriam as equipes que teriam como vencer esta proposta.

    Ai vem a pergunta vale a pena abrir mao do Thomas, Zeller, Sullinger + 2 first pick pelo Cousins???

    Na minha opinião SIM, porque embora os 3 jogadores citados sejam bons, o Cousins nos dá um salto de qualidade automatico, e deixa o Celtics mais atrativo para outros jogadores de calibre All Star.

  13. No papel Lawson por IT é upgrade, mesmo os 4 milhões seria pagável sem problemas, depende muito o que o Celtics irá trazer também, acho que Lawson e Cousins faz mais sentido que IT e Cousins, por exemplo, agora Asik estilo, apenas defensor, o IT é melhor ao meu ver.

    Ainda esperando que o Celtics troque ou stach suas picks, mas dando uma rodada achei coerente a ideia do Chad Ford de Hollis-Jefferson, o Celtics teria no papel alguém “grande” para marcar no perímetro.

    Mas, preferindo ainda o Christian Wood e Tyus Jones. Dos estrangeiros para Stach: Timothe Luwawu, Cedi Osman , Aleksandar Vezenkov, e Nikola Milutinov (ele foi muito bem nos subs 20).

    Mas, sobre draft é bom sempre esperar os combine, começou Santa Barbara e as notícias dos treinos nas equipes.

MAIS RECENTES

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre o Boston Celtics

OUTROS TEXTOS
Aprenda Sobre
Fernando Caliari

Entenda as posições do basquete

Durante as transmissões da NBA, muitos narradores, comentaristas e técnicos referem-se as posições dos jogadores em quadra, tanto por nomes

Notícias
Vicente Kresiak

Svi Mykhailiuk assina com o Utah Jazz

O ucraniano Svi Mykhailiuk, bancário do Boston Celtics assinou com a franquia de Salt Lake City por quatro anos, em

conteúdos exclusivos

Tenha acesso antecipado e exclusivo a conteúdos extras sobre o Boston Celtics

Inscreva-se e receba esses conteúdos de forma gratuita!