Elaborado por David Thorpe, o ranking da ESPN sobre os novatos que disputam a temporada 2013/2014 da NBA conta com o bom desempenho dos calouros celtas. O pivô brasileiro Vitor Faverani ocupa a 4ª melhor posição dentre todos os novatos que disputam a temporada 2013/14 da NBA.
Ao falar do brasileiro, Thorpe não poupou elogios: “Faverani continua a impressionar, sendo sólido nos rebotes e com um bom aproveitamento nas tentativas de longa distância. Ele é o um tipo raro de bigman que pode causar um grande impacto, pois possui em seu repertorio o tiro de média e longa distância, habilidades para pegar rebotes e ainda é bom nos bloqueios. Para Thorpe, Vitor tem sido fantástico nos bloqueios até agora, com uma média de 1,4 por jogo em apenas 17,7 minutos de quadra. Na verdade, a “Faverani Block Percentagem” (porcentagem dos chutes bloqueados enquanto ele está na quadra) é de 5,9%, o que o coloca como o quinto melhor neste índice.
Faverani tem uma média de 5,9 pontos, 5,6 rebotes, 1,4 bloqueios, 0,6 roubos de bola e 0,6 assistências em 17,7 minutos por partida. Se você transformarmos estes números numa atuação de 36 minutos por partida temos: 12,1 pontos, 11,4 rebotes, 2,8 blocos, 1,3 roubos de bola, 1,3 assistências.
Já Kelly Olynyk, que ocupa a 13ª posição do ranking da ESPN, impressionou a todos na Summer League de Orlando e deu a entender que teria um maior impacto na NBA do que o demonstrado até aqui. O ala-pivô canadense ainda comete muitos erros e seu chute não é tão confiável como o Celtics esperava que fosse, mas isso não diz que ele não pode evoluir. O que auxilia neste processo é o tempo de quadra que vem recebendo de Brad Stevens, mesmo quando está mal em quadra.
Olynyk mostrou que pode ter futuro na NBA, especificamente por sua visão da quadra e rebotes (ele está com média de 9 rebotes e 3 assistências a cada 36 minutos de atuação), mas ele enfrenta dificuldades com o aproveitamento de seu arremesso. O que consola os torcedores celtas é que Olynyk está classificado à frente de seis dos doze jogadores que que foram selecionados antes dele, incluindo a 1ª escolha geral, Anthony Bennett, do Cleveland Cavaliers.
Já o armador Phil Pressey, contratado após o bom desempenho na Summer League, foi classificado como o 28º colocado no ranking. Pressey sabe passar muito bem a bola, mas tem um aproveitamento de arremessos tentados muito baixo: apenas 28%, sendo que ele teve um aproveitamento nos arremessos de quadra de 38% enquanto atuava pelo Missouri Tigers, da NCAA. Isso deixa claro que ele necessita melhorar seu jumper para ter algum futuro na NBA.
Respostas de 10
Faverani tem que ser titular sempre nesse time ruim. É um dos melhores calouros e quase não joga num dia e no outro tem mais oportunidades, vai entender…
Piada, esse Faverani eh muito ruim, nivel NBB.
Leve a mal não, mas você não entende nada de basquete.
Não é isso que suas medias mostram…
1) Acho que vc não viu nenhum jogo do Celtics, este ano
2) Acho que você nunca viu um jogo da NBB
Que isso, só assisti dois jogos, mas Faverani jogou o fino da bola.
Mas de fato, essa parada de ranking aí não diz muita coisa, pq os calouros desse ano estão um lixo podre.
Só salva MCW.
Na boa acho que vc não manja muito de Basquete não, muito menos de NBB haha’. Tudo bem ele não é um Shaquille O’neal mano, mas é um bom jogador, e é apenas a sua primeira temporada na NBA.
parabéns ae pela materia , e na minha opinião faverani é um bom jogador e tem qe ser titular no celtics ,parabéns Thiago
ai galera oque vcs acham do demarcus cousins, seria uma boa ?, eu acho ele excelente, seria muito dificil tirar ele de sacramento ?
Ele é um bom jogador sim e um bom reboteiro. Mas séria dificil tirá-lo de Sacranmento, ainda mais agora que os Kings perderam o Tyreke Evans e ele se tornou o principal jogador da equipe. Outra, os Celtics não tem grandes jogadores para envolver em troca com ele. A não ser que o GM dos Kings for muito burro a ponto de trocá-lo pelo Bass, Lee ou jogadores desse nível dos Celtics.