Contando não só com o apoio de sua torcida, mas também com o retorno de seu principal atleta e diante de um oponente desfalcado de seus destaques, o Boston Celtics era franco favorito na partida contra do Oklahoma City Thunder, na noite de quarta-feira (12), no TD Garden. Entretanto, um segundo tempo lastimável dos alviverdes acabou dando a vitória aos visitantes, por 109 a 94. Foi a quarta derrota dos celtas na temporada 2014/2015 da NBA.
Sem Kevin Durant e Russell Westbrook, o Thunder contou com a atuação espetacular de outra dupla, formada pelo armador Reggie Jackson e o ala-armador Anthony Morrow, que anotaram, juntos, 56 pontos. Pelo Celtics, o armador e capitão Rajon Rondo mostrou força em seu retorno ao time e ficou muito próximo de um triplo-duplo, com 20 pontos, 12 assistências e nove rebotes. O ala-pivô Jared Sullinger também anotou um duplo-duplo: 14 pontos e 11 rebotes.
Dono de uma das piores campanhas da Conferência Oeste, o Thunder melhorou a sua situação na tabela com o triunfo em Boston: são três vitórias em nove jogos, o que dá um aproveitamento de 33,3% e a 11ª posição do Oeste. Já o Celtics, com o mesmo número de vitórias e dois jogos a menos, está na nona posição da Conferência Leste, com 42,9% de aproveitamento.
Para se recuperar da derrota contra o Thunder, o Celtics volta à quadra nesta sexta-feira (14), para o compromisso diante do Cleveland Cavaliers, novamente no TD Garden. Já o Thunder volta a Oklahoma e receberá o Detroit Pistons na Chesapeake Energy Arena.
Sumário
ToggleO jogo
Com o time titular e diante de um Thunder sem seus astros, o Celtics não demorou a impor seu favoritismo no jogo e no marcador, abrindo 15 pontos de diferença em apenas seis minutos. Com os tempos pedidos por Scott Brooks, a entrada de Anthony Morrow e a liderança do espanhol Serge Ibaka, a franquia de Oklahoma reagiu, mas não foi o suficiente para evitar a derrota por 25 a 14.
Embalado pela reação no fim do Q1, o Thunder voltou bem e surpreendeu com seis pontos seguidos do pivô Kendrick Perkins. O Celtics, através de Kelly Olynyk, tentava manter a boa diferença de pontos, mas o time de Oklahoma foi valente e dava mostras de que conquistaria o empate logo. Porém, os retornos de Rondo e Bradley ao jogo foram fundamentais para que o Alviverde fosse para o intervalo com nove pontos de liderança.
Nos primeiros minutos do terceiro período, o cenário mudou pouco, com o Thunder mantendo a pressão e o Celtics se segurando na base do talento de Rondo. Quando o treinador Brad Stevens resolveu dar descanso ao capitão e a Bradley, que estava pendurado com quatro faltas, Oklahoma assumiu a liderança pela primeira vez na partida. Uma cesta de três pontos de Reggie Jackson, no estouro do cronômetro, coroou a reação dos visitantes.
Ainda perdido com a reação do Thunder, Stevens lançou Rondo novamente ao jogo, mas a situação já estava complicada para o Celtics, que não encontrava solução para os arremessos precisos de Anthony Morrow. Rondo até comandou bem a equipe celta no Q4, com pontos e assistências precisas, mas o Oklahoma já havia encontrado o caminho para a vitória com Morrow e Jackson, que definiram o jogo e silenciaram o TD Garden.
Destaques do Celtics
Rajon Rondo (20 pontos, 12 assistências e nove rebotes / duplo-duplo)
Avery Bradley (17 pontos e quatro rebotes)
Jared Sullinger (14 pontos, 11 rebotes e seis assistências / duplo-duplo)
Destaques do Thunder
Reggie Jackson (28 pontos e oito rebotes)
Anthony Morrow (28 pontos e cinco rebotes)
Nick Collison (12 pontos e quatro rebotes)