Crônica: os sete anos do 17

Uma história sensacional. Nem os melhores filmes e sonhos seriam tão incríveis.

A segunda pior campanha da NBA em 2007. Um jejum de 22 anos. O descrédito de todos, mesmo sendo o maior campeão da história do basquete mundial. Como superar? Simples: pegue um elenco experiente e unido, uma torcida apaixonada, uma defesa insana e um trio de craques. Com isso tudo em mãos, deixe as coisas fluírem.

As coisas fluíram, é claro: 66 vitórias na temporada regular, classificações sobre a zebra Hawks, os Cavaliers de LeBron e os sempre ‘bad boys’ Pistons. Faltava um passo. Na decisão, simplesmente o maior rival de sua história. Era a oportunidade de coroar uma temporada perfeita.

Aí chegou o dia 17 de junho de 2008. 17/6. 17 de Havlicek, 6 de Russell. 6 jogos para o 17. 132 a 91. A maior atuação da história das Finais, a maior de uma equipe de basquete desde o Dream Team. 2008 se juntou a 57, 59, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 68,69, 74, 76, 81, 84 e 86. Um dia perfeito. Um dia para lavar a alma. Um dia para não ser esquecido.

Sete anos depois daquele 17 de junho, estamos aqui relembrando essa história. Parabéns e obrigado a todos que contribuíram para que o Boston Celtics conquistasse o mundo pela 17ª vez.

“Os Celtics foram os campeões. Os Lakers foram vencidos. A cidade de Boston foi movimentada. Tudo estava bem com o mundo novamente” (Bill Simmons).

Compartilhe essa postagem:

X
Facebook
WhatsApp
Telegram
Reddit

Respostas de 7

  1. Excelente recordação.

    Provavelmente o jogo mais emocionante da minha vida.

    Uma vitória épica que nos trouxe de volta ao cenário da NBA.

    Parabéns Gustavo por nos recordar desse dia tão feliz.

  2. Bela recordação.

    Meus amigos, sabem onde eu poderia encontrar, de preferência em HD os jogos das finais? Queria mesmo os playoffs inteiros rsrs’ mas só as finais já me adiantaria.

    E também, aquele “filme” de pós campeão, que relata o que foi aquele ano, sabem?

  3. Tenho gravado em DVD todos os jogos da série final contra os Lakers. Foi emocionante, especialmente esse jogo 6.

OUTROS TEXTOS
Notícias
Vicente Kresiak

Jrue Holiday e o Prêmio Red Auerbach 2025

O Prêmio Red Auerbach é uma honraria concedida anualmente pelo Boston Celtics a uma pessoa (geralmente ligada à organização) que

Raio-X
Guido Ravagniani

Celtics 76, Magic 96

No dia 9 de abril de 2025, o Orlando Magic derrotou o Boston Celtics por 96 a 76 no Amway

conteúdos exclusivos

Tenha acesso antecipado e exclusivo a conteúdos extras sobre o Boston Celtics

Inscreva-se e receba esses conteúdos de forma gratuita!