O maior campeão da história da NBA, Bill Russell, que é dono de 11 títulos da NBA em sua carreira sendo todos eles pelo Boston Celtics, finalmente aceitou ingressar ao Hall da Fama do basquete.
Em 1975, o astro não participou da cerimônia de posse que lhe daria a joia naquele momento. E se explicou no Twitter dizendo que outros antes dele deveriam ter essa honra. Referindo-se ao fato de que não era o primeiro jogador negro a merecer o prêmio naquela época, e por isso não concordava com a premiação. Ele menciona Chuck Cooper, o primeiro jogador afro-americano a atuar em uma equipe pela NBA, sendo draftado em 1950.
Na cerimônia, Bill Russell contou com a presença de sua esposa e de seus amigos próximos, Bill Walton, Ann Meyers e Alonzo Mourning.
Vale lembrar que Chuck Cooper demorou até setembro deste ano para ser homenageado e reconhecido como membro do Hall da Fama. E por isso, após a entrada de Cooper, Bill Russell provavelmente deve ter se sentido mais confortável para finalmente aceitar seu anel e integrar o quadro dos melhores da história no basquete.
Tal fato, inclusive, pode ser um lembrete das raízes da cultura americana naquele momento, mais precisamente na metade do século 20. Russell chegou a ser ignorado por recrutadores de faculdades devido à sua cor/raça, e após ser finalmente recrutado, viu no basquete naquele momento a sua única chance de escapar da pobreza e também do racismo. Provavelmente por isso, chegou a ser considerado em sua época de NBA um dos jogadores mais ativistas da liga, se não o maior.
OBS: Artigo publicado originalmente em 20 de novembro de 2019
Respostas de 4
“Nunca despreze o coração de um Campeão”. A frase não é minha, mas serve para ressaltar a importância do gesto de Bill Russell. Ele não querer o Hall da Fama apenas por achar que outros mereciam antes dele, é surreal. Lição de humildade para toda essa geração de garotos mimados e, principalmente, mascarados, que infestam todos os esportes.
Se me permitir, faço minhas as suas palavras.
bem, teobaldo, concordo com vc e tudo que falou diz e verdade, mas, nao precisa escreve e dizer sobre BILL RUSSELL, ele nosso mito, e DEUS CELTICS, tudo que fazer por ele e pouco,,,,BILL RUSSEL É BOSTON CELTICS. so temos nos temos esses mito e idolos…..nao equipes de midias…
Lenda. O cara.