Em meio à disputa dos playoffs, um assunto ganhou bastante repercussão na NBA: as declarações racistas de Donald Sterling, proprietário dos Los Angeles Clippers. Nesta terça-feira (29), o comissário Adam Silver tomou sua decisão e baniu o dono da franquia californiana, pelo resto da vida, de qualquer associação com a NBA ou com sua equipe. Além disso, Sterling terá que pagar a maior multa possível nas regras da organização, que é de US$ 2,5 milhões (cerca de R$ 5,5 milhões).
A iniciativa da NBA recebeu o apoio imediato do Boston Celtics, que emitiu em seu site oficial uma declaração de seu grupo de proprietários, formado por Wyc Grousbeck, H. Irving Grousbeck, Stephen Pagliuca e Robert Epstein. “Toda a organização Boston Celtics e nosso grupo de proprietários apoiam plenamente a decisão feita hoje pelo comissário da NBA, Adam Silver. Os Celtics defendem a inclusão e a igualdade, e nós estamos orgulhosos de ser parte de uma liga que compartilha os mesmos valores”, diz a nota.
Além dos proprietários, alguns atletas da franquia de Massachusetts se pronunciaram a respeito das declarações de Sterling. O ala-armador Jerryd Bayless foi o primeiro a se manifestar, afirmando através do Twitter que ‘também não vestiria a camisa enquanto Sterling fosse o proprietário’, sendo acompanhado logo em seguida pelo ala-pivô Kris Humphries. “Uma posição forte precisava ser tomada e (Adam) Silver veio exatamente com isso. Foi a decisão certa para proteger nossos jogadores, equipes e jogo”, elogiou o camisa 43.
Entenda o caso
No último sábado (26), o site “TMZ Sports” divulgou uma conversa entre Donald Sterling e sua namorada, a modelo V. Stiviano. Na gravação, que teria sido realizada no dia 9 de abril, o dono do Clippers discute com a namorada por causa de uma foto postada no Instagram ao lado de Magic Johnson, ex-armador e ídolo do Los Angeles Lakers. “Por que você tira fotos com minorias? Me incomoda demais que você queira se aparecer se associando a pessoas negras. Não traga ele (Johnson) para as minhas partidas”, disse Sterling.
Depois das declarações, Sterling foi alvo de diversas críticas em todo o mundo. Nomes como Charles Barkley, Kareem Abdul-Jabbar e o próprio Magic Johnson condenaram as palavras preconceituosas do dirigente, que viu ainda os próprios atletas do Clippers protestarem no jogo 4 da série contra o Golden State Warriors, pelo primeiro round dos playoffs da Conferência Oeste.
Respostas de 11
Atitude corretíssima da liga!
Apoio a decisão da liga. É rídiculo apontar razões para tratar as pessoaa de forma diferente em razão da marca de tênis que usa, do preço do seu terno, do corte do seu cabelo, da cor da sua pele, do seu sexo, da sua escolha por um time. Achei interessante a liga intencionar a venda da franquia. Se o Sterling quiser manter, a liga vai tornar seus jogadores agentes livrea.
Olha o Celtics beneficiado pela atitude desse cretino.
Como temos a escolha Clippers 2015, se ele resolve continuar na liga é bem provável que os All Star saiam da equipe e a nossa escolha seja TOP 10
Acho que não.CP3 e Griffin assinaram contratos longos com o Clippers e certamente não sairão de lá tão cedo.E outra,o Sterling deverá ser obrigado a vender a franquia o que deve ser suficiente para mantê-los por lá.
Vejo o Clippers ainda forte nos próximos anos.
O Renato colocou é um cenário possível se o Sterling quiser resistir, há informes dizendo que existe a ameaça de liberar os jogadores,
O impacto de uma conversa privada entre um Senhor e sua namorada, levou a pena máxima para um proprietário, por isso pensando em termos de draft é bom medir o comportamento dos jogadores que vão ser escolhidos.
Eu acho que se for hoje aquela suspensão do sully iria ser bem maior…tanto que o Randolph quis fazer algo que muitos faziam no passado e achava que só tomaria multa, foi suspenso por um jogo, Silver vai ser muito mais rigoroso.
Sebas,
Exatamente o que o Drakes falou, existe informações que o Sterling não irá vender a franquia e ainda erá processar a NBA.
Em contra partida dizem que a liga pode por exceção tornar TODOS os jogadores do Clippers free agents, e isso seria sensacional para times com flexibilidade como o nosso e em especial por termos a Clippers 2015 escolha.
Renato/Drakes,
O Sterling poderá muito bem não vender a franquia (ele não é obrigado – por força de lei – a fazer isso) e ainda processar a NBA por um monte de coisas (a legislação americana é bem diferente da brasileira).
Resultado prático é que a Liga vai ter de pagar rios de dinheiro para esse velho gagá e vão chover grandes jogadores na FA (até o jamal crawford é um bom jogador, tem Reddick, D. Jordan e B. Griffin).
Só quero lembrar que o vizinho de muro deles os roxinhos e amarelos estão soltando grana pelo ladrão e CAP vazio e tem muitas chances de se darem muito bem com toda essa história…
As vezes até desconfio que tem um dedinho lakerino por trás dessa história toda…
Marcos,
O Lakers não tá com essa flexibilidade toda não, se não me engano só Kobe + Nash são 35 Milhões.
Eles provavelmente irão manter Young e alguns outros jovens, logo não existe grande diferença para nosso espaço CAP.
Uma situação como essa fica acima de qq interesse obscuro.
Eu acho que a novela clippers ainda vai ter mais capítulos, em tese, pelo que li as duas clausulas forçaria ele a vender, só encaixariam em uma daquelas interpretação muito bondosas.
Além do mais a muito se fala que a esposa estaria armando um divórcio, ela já estaria sendo tratada na organização como sócia minoritária, tanto que tinha ido no último conselho dos proprietários.
Quanto a liberar os jogadores, apesar de considerar o cenário, tenho dúvidas que a NBA faria isso até por que geraria um problema no equilíbrio da liga.
O melhor cenário é ele aceitar, ganhar muito dinheiro, e claro o clippers ter uma campanha pior que esse ano pelo menos umas cinco derrotas a mais.
bem, omtem na final da euroliga de basquete, tinha dois ex-jogadores no celtics, LAYAFATTE( VALENCIA) campeao e LUKE HORGODY(EU ACHO QUE ASSIM) pelo (RUBIN KASAN-RUSSIA) vice-campeao…