Draft 2016 – Brandon Ingram

Dando continuidade à série de matérias especiais sobre os atletas que irão participar do NBA Draft 2016, a equipe do Celtics Brasil analisa agora o ala Brandon Ingram, de 18 anos, que defendeu o Duke Blue Devils na temporada 2015/2016 da NCAA. Saiba mais sobre o jovem atleta, que deve ser selecionado entre a primeira e a segunda escolha geral.

Informações do atleta

Posição Small Forward (SF)
Experiência 18 anos | Freshman (1 ano universitário)
Altura 2,05 metros (6’9”)
Envergadura 2,21 metros (7’3”)
Peso 89 quilos (196 lbs)

Prós

O que mais chama a atenção em Brandon Ingram são as suas ferramentas físicas: com impressionantes 2,21m de envergadura, o ala de Duke sabe aproveitar essa vantagem para atacar bem a cesta e se sobressair contra marcadores menores. Mesmo com braços enormes, Ingram não se acomoda com a bola nas mãos e sempre deixa os seus adversários em estado de alerta.

Além da envergadura, Ingram chama a atenção por seu estilo de jogo eficiente, por sua inteligência em quadra e pela versatilidade ofensiva. Ingram tem uma capacidade enorme de pontuação, é dono de um excelente arremesso de média distância e consegue passar pelos marcadores sem muitas dificuldades, com dribles e passos muito largos. Por sua agressividade na quadra de ataque, pelas ferramentas físicas e pelo estilo de jogo, Ingram costuma ser comparado com Kevin Durant, ala do Oklahoma City Thunder.

Apesar de ser conhecido pela habilidade no ataque, Ingram também tem potencial para se destacar na defesa. Por ser muito jovem, o atleta de Duke ainda pode ser lapidado nesse aspecto: para isso, precisa aprender a utilizar sua envergadura para pegar mais rebotes e infernizar os rivais na marcação. Apesar de ser especialista no ataque, Ingram também ouve comparações com o ala Tayshaun Prince, atualmente no Minnesota Timberwolves.

https://www.youtube.com/watch?v=u15OOjLowj8

Contras

É irônico, mas o ponto forte de Brandon Ingram também é seu ponto fraco: as ferramentas físicas. Apesar de ter uma envergadura excelente, o jovem ala é extremamente fraco e precisa desenvolver o seu corpo para aguentar os duelos e marcadores mais fortes na NBA. No basquete universitário, Ingram ainda sentiu dificuldade com especialistas defensivos. Alguns fundamentos com a mão esquerda, como drible e passe, também precisam ser lapidados com urgência.

Apesar de ter potencial defensivo, Ingram ainda apresenta displicência na marcação em vários momentos do jogo. Conhecido por ser muito tranquilo durante as partidas, o ala já recebeu críticas por sua acomodação e por sua falta de vibração.

https://www.youtube.com/watch?v=I8z2k9RMU58

Resumo

Cotado para aparecer nas duas primeiras escolhas do Draft, Brandon Ingram só vestirá a camisa do Boston Celtics em caso de troca com Philadelphia 76ers ou Los Angeles Lakers, mas é inegável que seria uma grande adição ao time comandado por Brad Stevens. Desde a saída do ídolo Paul Pierce, o Alviverde busca um ala pontuador, e Ingram pode cumprir bem esse papel, mesmo com apenas 18 anos. A questão defensiva ainda precisa ser melhor trabalhada e a acomodação também, mas isso também não parece ser problema, ainda mais em uma franquia e em uma cidade que valorizam a luta em quadra.

Médias em 2015-2016

Minutos Pts Reb Ast Stl Blk FG 3Pts FT
34,6 min 17,3 6,8 2,0 1,1 1,4 44,2% 41% 68,2%

Cotações para o Draft

NBA Draft – www.nbadraft.net 2ª Escolha
Draft Express – www.draftexpress.com 2ª Escolha

Vídeo

Compartilhe essa postagem:

X
Facebook
WhatsApp
Telegram
Reddit

Respostas de 3

  1. Só uma pequena correção, Daniel, o Brandon Ingram é agora n.2 no mock do draftexpress, Jonathan Givony finalmente se rendeu que a maioria dos “scouts” prefere o Ben Simmons.

  2. A melhor comparação, para mim, é um jogador que escapou do College, Rashard Lewis, como projeto ele me parece bem sólido para dizer que os riscos são pequenos, fora algum problema de contusão terá uma carreira sólida, mas como o citado jogador espero que o primeiro seja igual ao do RL.

MAIS RECENTES

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre o Boston Celtics

OUTROS TEXTOS
Aprenda Sobre
Fernando Caliari

Entenda as posições do basquete

Durante as transmissões da NBA, muitos narradores, comentaristas e técnicos referem-se as posições dos jogadores em quadra, tanto por nomes

Notícias
Vicente Kresiak

Svi Mykhailiuk assina com o Utah Jazz

O ucraniano Svi Mykhailiuk, bancário do Boston Celtics assinou com a franquia de Salt Lake City por quatro anos, em

conteúdos exclusivos

Tenha acesso antecipado e exclusivo a conteúdos extras sobre o Boston Celtics

Inscreva-se e receba esses conteúdos de forma gratuita!