Frank Vernon Ramsey Jr

Mais um dos grandes jogadores da história do Boston Celtics chega à coluna craques do passado! Agora é a vez de Frank Ramsey.

Vernon Frank Ramsey nasceu no dia 13 de Julho de 1931 em Corydon, Kentucky e jogou pelo Celtics durante nove anos, desempenhando papel importante no início da maior dinastia do basquete.

Carreira Universitária

Ramsey atuou na universidade de Kentucky, sob comando do lendário treinador Adolph Rupp. Como estudante universitário do segundo ano, em 1951, ele ajudou Kentucky a ganhar o Campeonato da NCAA com uma vitória por 68-58 sobre o estado de Kansas. Em 1951, Kentucky venceu 32 dos 34 jogos da temporada e 29 de 32 em 1951/52.

Já em 1952/53, um escândalo envolvendo quatro jogadores da universidade fez com que a equipe de Kentucky fosse suspensa da temporada. Jogadores como Frank Ramsey, Cliff Hagan e Tsioropoulos Lou, futuros jogadores da NBA, que estavam no último ano da faculdade. A suspensão da temporada fez Kentucky ser a primeira equipe de esportes de faculdade a liberar a “pena de morte.”

Em 1953, Frank termina sua universidade e se inscreve para o NBA Draft daquele mesmo ano.

Draftado pelo Boston Celtics

Ramsey, Hagan e Tsioropoulos estavam disponíveis para o Draft da NBA. Os três jogadores foram selecionados pelo Boston Celtics, Ramsey na primeira rodada, Hagan na terceira e na sétima Tsioropoulos. Todos os três também retornaram para Kentucky por mais uma temporada, apesar de estarem formados. Ramsey terminou a temporada regular com média de 19.6 pontos por jogo e com um registro perfeito de 25-0, fazendo o time ser o primeiro no ranking da Associated Press

Ramsey faz uma temporada regular espetacular, porém nas regras da NCAA da época era proibido um jogador já formado atuar em jogos de pós-temporada e então Frank decide encerrar de vez sua carreira universitária e finalmente jogar na NBA.

Após o término de sua carreira universitária, Ramsey totalizou 1.344 pontos, que na época classificou-o como quarto na história da escola. Ramsey também pegou 1.038 rebotes, um registro da escola depois ultrapassado por um dos seus futuros jogadores, Dan Issel.

Boston Celtics

Depois de uma temporada de estréia (1953-1954) apagada, Ramsey decide se afastar do grupo e passar um ano no serviço militar.

Ele liderou o Celtics, em jogos disputados em 1958-59 e em 1960-61 e também em lances livres convertidos em 1957-58

A melhor época de Ramsey em estatística foi 1958, ele teve médias de 16.5 pontos e 7.3 rebotes por jogo. Também foi sua única temporada pós serviço militar em que o Celtics não venceu o campeonato da NBA. O St. Louis Hawks, liderado por Bob Pettit (que também contou com Cliff Hagan, ex-companheiro de faculdade de Ramsey) derrotou o Boston  nas finais da NBA.

O tiro de 6 metros da cesta de Ramsey na segunda prorrogação do sétimo jogo e decisivo contra o St. Louis Hawks foi decisivo para a vitória do primeiro dos campeonatos Celtas, em 1957.

Nas oito temporadas seguintes ele jogou pelo Boston Celtics, sendo um dos destaques da equipe nos títulos de 1957 a 1964.

Foi a partir de Ramsey que Red Auerbach formou na NBA o conceito de sexto homem, apesar de Frank ser um dos melhores jogadores do Celtics, ele se sentia melhor saindo do banco e Red com sua genialidade percebeu isso, colocando Ramsey em quadra apenas nos momentos mais decisivos, pois sabia que este fazia a diferença na hora da tensão.

Frank é considerado até hoje, por muitos, o melhor sexto homem da história do Celtics superando grandes jogadores como Kevin McHale, e formou com Sam Jones, K.C Jones e Tom Heinsohn, um banco que era considerado incrível, muito melhor até que a maioria dos times titulares.

Em 1964, Frank decide se aposentar, segundo o próprio devido ao cansaço e ao pouco tempo que destinava a família, então Ramsey se retira do Celtics de forma prematura, o que representou a perda ainda cedo de um jogador que ainda poderia render muito usando a camisa do Celtics.

Em seus 623 jogos na NBA, Ramsey marcou 8.378 pontos, obtendo média de 13.4 pontos por jogo.

Fez sucesso como sexto homem do Celtics, além dele, Havlicek, Paul Silas, Kevin McHale, Bill Walton e James Posey.

Carreira como treinador

Ramsey teve uma rápida carreira como treinador na ABA, na temporada 1970-1971, treinando o time de seu estado natal: o Kentucky Colonels.

Frank levou o time do Colonels a final da ABA daquele ano, perdendo por 4-3 contra o Utah Stars que era treinados por um ex-companheiro de Celtics, Bill Sharman.

Vale lembrar que quando Red Auerbach decidiu se aposentar em 1967, Frank Ramsey era o principal candidato a substituir o mestre Red, porém Frank não aceitou o cargo devido ao mal estado de saúde de seu pai.

Vida pós basquete

Ramsey continuou levando uma vida normal, seguindo a profissão de bancário, função que tem até hoje.

Em 15 de novembro de 2005, a casa de Ramsey foi destruída em um furacão que atingiu a sua residência em Madisonville. Uma de suas placas foi encontrada a um quilômetros de distância de sua casa, mas Ramsey foi encontrado ileso.

Frank trabalha como presidente do banco Dixon em Kentucky.

Hall da fama do basquete

Em 1981, Ramsey entra para o James Naismith Hall da fama do basquetebol e sua camisa de número 23 foi aposentada pela franquia de Massachussetts.

Carreira de Frank Ramsey em números:
Jogos : 623    
     
Por Jogo:   Carreira
Minutos 24.6 15.330
Pontos 13.4 8.378
Rebotes 5.5 3.410
Assistências 1.8 1.134
     

Ficha de Frank Ramsey

Nome: Frank Vernon Ramsey Jr

Apelido: Ramsey

Nascimento: 13 de julho de 1931, em Corydon, Kentucky (EUA)

Altura: 1,91 m

Peso: 86 kg

Clube: Boston Celtics (1954-1955, 1956-1964)

Número: 23

Posição: Ala-Armador

Títulos: 8 vezes campeão da NBA (1957, 1959 – 1964)

Fonte: Hoopedia e HickokSports.com

Por: Luiz Guilherme Braga

Compartilhe essa postagem:

X
Facebook
WhatsApp
Telegram
Reddit

Respostas de 6

  1. muito bom saber um pouco mais desse clube repleto de craques parabéns e por favor continue fazendo mais matérias assim

  2. Parabens pelo artigo Guilherme !!! Mto bom !!! Mto importante conhecer a historia do time que vc torce ….

MAIS RECENTES

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre o Boston Celtics

OUTROS TEXTOS
Aprenda Sobre
Fernando Caliari

Entenda as posições do basquete

Durante as transmissões da NBA, muitos narradores, comentaristas e técnicos referem-se as posições dos jogadores em quadra, tanto por nomes

Notícias
Vicente Kresiak

Svi Mykhailiuk assina com o Utah Jazz

O ucraniano Svi Mykhailiuk, bancário do Boston Celtics assinou com a franquia de Salt Lake City por quatro anos, em

conteúdos exclusivos

Tenha acesso antecipado e exclusivo a conteúdos extras sobre o Boston Celtics

Inscreva-se e receba esses conteúdos de forma gratuita!