Fique por dentro das equipes e dos confrontos do Final 4 da Euroliga.
Campanha – Barcelona
O Barcelona foi o time que sofreu o menor número de derrotas durante a fase de grupos da Euroliga 2008/09. Perdeu apenas uma partida na Regular Season para o Montepaschi, em Siena, por 71 X 61. Também durante a “temporada regular” o time espanhol derrotou por 2 vezes um possível adversário na final da Euroliga, o Panathinaikos, venceu na Grécia, por 87 X 76 e em seus domínios, por 90 X 66. O Barcelona terminou a Regular Season com uma campanha incrível de 9 vitórias e apenas uma derrota.
No Top 16, logo em seu primeiro jogo o Barça teve de encarar um clássico contra o Real Madrid, em Madrid e acabou derrotado, por 85 X 83, mas o time catalão não se desanimou com essa derrota, muito pelo contrário o Barcelona foi arrasador e “varreu” seus adversários nos 5 jogos restantes. O Barça foi muito bem contra um adversário muito forte, o Maccabi Electra, time que já conquistou 4 Euroligas, 1977, 1981, 2004 e 2005, e foi um dos finalistas na temporada passada. O Barcelona triunfou na Espanha, por 85 X 65 e venceu em Israel, por 90 X 74. O Barça também teve uma campanha espetacular no Top 16, onde conquistou 5 vitórias e sofreu apenas uma derrota, mas o caminho para o time catalão chegar até o Final 4 não seria nada fácil.
O Barcelona teve de encarar um adversário indigesto no playoff, em um confronto espanhol, contra o TAU Ceramica do brasileiro Tiago Spliter (que tem seus direitos da NBA veiculados com o San Antonio Spurs e deve jogar no time texano apenas em 2011), que havia disputado quatro Finals 4 consecutivos, de 2005 até 2008. O time catalão foi surpreendido no primeiro duelo, onde foi derrotado, mesmo atuando em seus domínios, por 84 X 75, mas o Barça mostrou logo um poder de reação e venceu o segundo confronto da série, em Barcelona, por 85 X 62, mas os 2 jogos seguintes seriam disputados em Vitória, na casa do adversário. No terceiro embate o TAU voltou a triunfar, agora jogando em seus domínios, por 69 X 62, muitos acreditavam que o TAU Ceramica poderia encerrar a série na quarta partida, pois jogaria em casa e estava apenas a uma vitória da classificação, mas o Barça mostrou sua força e venceu a quarta partida da série, mesmo atuando fora de seus domínios, por 84 X 63.
O time catalão tinha o direito de decidir a série em casa, pois havia conquistado uma campanha melhor no Top 16 e o Barcelona não decepcionou sua torcida e venceu a quinta partida, por 78 X 62, fechando a série em 3 X 2. Esse foi o único duelo, onde foram necessárias a realização de 5 partidas. Em sua campanha na Euroliga 2008/09 o Barça sofreu apenas 4 derrotas em 21 partidas.
Os destaques do Barcelona são: o armador espanhol Juan Carlos Navarro, que atuou pelo Memphis Grizzlies na temporada passada da NBA, o também armador italiano Gianluca Basile, que possui o recorde de maior números de castas de 3 convertidas, com 359 arremessos certeiros, o ala turco Ersan Ilyasova, eleito melhor jogador da Euroliga no mês de outubro e o pivô dinamarquês Dadid Andersen, que está em busca de outro recorde na Euroliga, Andersen já possui uma marca histórica na liga, é o único jogador que disputou o Final 4 por quatro equipes diferentes, agora ele tente ser o primeiro atleta da liga a conquistar o troféu da Euroleague por 3 times distintos.
Campanha – CSKA
O CSKA Moscou, atual campeão da Euroliga realizou uma bela campanha na Regular Season, onde sofreu apenas 3 derrotas, para o AJ Milano em Milão, por 80 X 79, o Real Madrid, em Moscou, por 82 X 78 e o Partizan Belgrado, também em Moscou, por 66 X 63. Na Regular Season o CSKA derrotou dois fortes adversários, o Real Madrid, em Moscou, por 58 X 54 e o Partizan Belgrado na Sérvia, por 63 X 62. O time russo terminou a temporada regular com uma campanha de 7 vitórias e apenas 3 derrotas.
No Top 16 o CSKA mostrou todo seu poder de campeão, sofreu apenas 1 derrota em seis partidas, para o Montepaschi, em Siena, por 74 X 56, mas logo no jogo seguinte o CSKA deu o troco no 3° colocado da Euroliga passada, vencendo em Moscou, por 95 X 71. O CSKA terminou o Top 16 com uma campanha espetacular, com 5 vitórias e apenas uma derrota.
No playoff o time russo reencontrou o Partizan Belgrado, as equipes já haviam se enfrentado na Regular Season e o CSKA não encontrou dificuldades e “varreu” o time sérvio, por 3 a 0 na série. O CSKA venceu as duas primeiras partidas realizadas em Moscou, por 56 X 47 e 77 X 50 e voltou a triunfar, dessa vez na Sérvia, vencendo por 67 X 56, fechando a série em 3 X 0. O CSKA Moscou sofreu apenas 4 derrotas em 21 partidas na Euroliga 2008/09.
Os destaques da equipe russa são: o ala lituano Ramunas Siskauskas, que foi decisivo para o CSKA na terceira partida contra o Partizan na Sérvia, quando marcou 30 pontos, o pivô eslovaco Erazem Lorbek, eleito melhor jogador em março/abril e o armador norte americano Trajan Langdon, que já atuou no Cleveland Cavaliers, entre 1999 e 2002 e foi eleito o MVP do último Final 4, realizado em Madrid.
Campanha – Olympiacos
A grande notícia para o Olympiacos nessa temporada foi o retorno de uma grande estrela grega, o armador Theodoros Papaloukas, que voltou a defender as cores vermelho e branco após 6 anos de ausência, quando estava atuando pelo CSKA Moscou, onde foi bicampeão.
O time grego teve um aproveitamento positivo na Regular Season, quando perdeu 4 partidas, para o Cibona na Croácia, por 85 X 76, o Unicaja na Espanha, por 60 X 56, o Maccabi Electra em Israel, por 96 X 83 e o Le Mans, na Grécia, por 78 X 68. O Olympiakos derrotou um forte adversário na Regular Season, batendo em seus domínios o Maccabi Electra, por 84 X 65. O time grego terminou a temporada regular com uma campanha de 6 vitórias e 4 derrotas.
No Top 16 o Olympiacos começou perdendo para o AJ Milano em Milão, por 76 X 74 e mesmo com a derrota na primeira partida o time grego mostrou um grande poder de reaçaõ e venceu seus 5 jogos seguintes, incluindo 2 triunfos contra o fortíssimo time do brasileiro Tiago Spliter, o TAU Ceramica, o primeiro na Grécia, por 73 X 70 e o segundo na Espanha, por 88 X 80. Com esses dois triunfos o Olympiacos terminou em primeiro de seu grupo, deixando o TAU com a segunda colocação. O time grego terminou o Top 16 com uma campanha de 5 vitórias e apenas uma derrota.
No playoff o Olympiacos enfrentou o maior vencedor da Euroliga, o Real Madrid, que já conquistou 8 troféus. O time grego conseguiu vencer os 2 primeiros duelos da série atuando em seus domínios, por 88 X 79 e 79 X 73. Na terceira partida, disputada em Madrid, o time mandante conseguiu triunfar, por 71 X 63, parecia que o Olympiakos teria sua classificação para o Final 4 ameaçada, mas no quarto jogo, disputado também em Madrid o time grego venceu, mesmo jogando fora de casa, por 78 X 75 e fechou a série em 3 X 1.
Os destaques da equipe são: o armador grego Theo Papaloukas, dono de 2 recordes na Euroliga, o de maior número de assistências, com 733, e maior número de roubos de bola, 263, o pivô grego Ioannis Bourousis, que marcou 25 pontos na quarta partida contra o Real Madrid e o ala norte-americano Josh Childress, que disputa a sua primeira temporada na Euroliga. Childress já atuou pelo Atlanta Hawks, entre 2004 e 2008.
Campanha – Panathinaikos
O Panathinaikos, 4 vezes campeão da Euroliga fez uma boa campanha na Regular Season, onde sofreu apenas 3 derrotas, para o Barcelona na Espanha, por 90 X 66, novamente o Barça, dessa vez na Grécia, por 87 X 76 e o Montepaschi, em Siena, por 82 X 77. O time grego derrotou uma forte equipe na temporada regular, quando “deu o troco” no Montepaschi Siena, na Grécia, vencendo por 81 X 76. O Panathinaikos terminou a Regular Season com uma campanha de 7 vitórias e 3 derrotas.
No Top 16 o time grego sofreu apenas uma derrota, para o Partizan, em Belgrado, por 63 X 56, mas conseguiu devolver o revés, e derrotou o time sérvio em seus domínios, por 81 X 63. O PAO terminou o Top 16 com uma excelente campanha, 5 vitórias e apenas uma derrota.
No playoff o Panathinaikos voltou a enfrentar o Montepaschi Siena, sendo que as equipes já haviam se enfrentado na Regular Season. O PAO venceu a primeira partida atuando em seus domínios, por 90 X 85, mos no segundo duelo o time grego foi surpreendido e mesmo jogando em casa foi derrotado por 84 X 79, parecia que a equipe grega encontraria dificuldades na série, mas o Panathinaikos conseguiu se recuperar logo na partida seguinte, quando venceu em Siena, por 72 X 53. Na quarta partida o time grego voltou a triunfar, dessa vez por 91 X 84 e fechou a série em 3 X 1.
Os destaques da equipe são: o armador grego Dimitris Diamantidis, eleito pela quinta vez consecutiva o melhor jogador de defesa da Euroliga, o também armador grego Vassilis Spanoulis, o armador norte-americano Drew Nicholas, que marcou 19 pontos na quarta partida contra o Montepaschi Siena e o ala norte-americano Mike Batiste.
Barcelona X CSKA Moscou
O Barcelona volta a disputar um Final 4 após 3 anos de ausência. O time catalão tenta obter seu segundo título da Euroliga, o primeiro foi conquistado em “casa”, (o Final 4 de 2003 foi disputado em Barcelona), quando o time espanhol venceu seu único título da Euroleague, e contava com o brasileiro Anderson Varejão no elenco. A equipe blaugrauna contratou nesse início de temporada o técnico Xavi Pascual, ele era até então desconhecido, mas realizou um trabalho fantástico no Barcelona e mudou a maneira da equipe jogar, e muito da melhora da equipe também se deve a chegada do armador Juan Carlos Navarro.
O CSKA Moscou tenta obter seu sétimo título de Euroliga, para se aproximar do Real Madrid, que é o maior campeão, com 8 conquistas. O time russo também tenta participar de sua quarta final consecutiva e conquistar seu terceiro troféu em 4 anos. Mesmo com a negociação de Theo Papaloukas, que foi para o Olympiakos, o CSKA vem forte para brigar pelo bicampeonato. A equipe contratou o pivô Erazem Lorbek, que vem realizando grandes atuações pelo time russo.
Esse duelo deve ser muito equilibrado, o CSKA é o atual campeão, mas o Barcelona perdeu apenas 2 jogos na fase de grupos e eliminou um grande adversário no playoff, o TAU Ceramica.
Panathinaikos X Olympiacos
Teremos um clássico grego de muita rivalidade na outra semifinal.
O Olympiacos volta a disputar um Final 4 de Euroliga após uma década de ausência. A equipe melhorou muito de produção, quando trouxe o conterrâneo Theo Papaloukas e o israelita Yotam Halperin, jogador que já disputou três Final 4 com sua ex-equipe, o Maccabi Electra. O Olympiakos tenta conquistar seu segundo título, venceu a Euroliga em 1997.
Panathinaikos vem muito forte para essa semifinal, a equipe conta com o melhor jogador de defesa da liga, o armador Dimitris Diamantidis, também com o armador Vassilis Spanoulis, que disputará seu primeiro Final 4 e com o ala Mike Batiste. O PAO tenta conquistar seu quinto título da Euroliga, o quarto neste século, o time já conquistou a taça em 1996, 2000, 2002 e 2007, nesse último ano jogou o Final 4 com o apoio de sua torcida na Grécia.
O clássico também deverá ser muito equilibrado, e segundo as próprias palavras de Mike Batiste: “Essa rivalidade está entre as cinco ou dez maiores rivalidades em todos esportes. Ela é reconhecida não apenas na Europa, mas sim ao redor do mundo.”
Transmissão na TV
A ESPN irá transmitir as duas semifinais, às 12:55 acompanhe CSKA Moscou X Barcelona e às 15:55 veja o clássico grego entre Panathinaikos X Olympiacos. As 2 semifinais, a decisão do terceiro lugar e a final serão disputadas no ginásio O2 World de Berlin.
Por: Flávio Di Donato Catandi
Respostas de 8
Excelente artigo Boss!
Muito bem escrito e recheado de informaçoes,
espero que o pessoal aproveite bem.
voce é o cara!
Abraços.
Link pro Jogo!
http://pt-br.justin.tv/neo40_2
to vendo aki pela ESPN ! muito bom artigo flavio ! eh bom trazer informaçoes de uma liga tao renomada !
Pow pessoal da ADM, cade as atualizaçoes da semana, a série contra o Bulls ta 3 x 3, falta 1 minuto pra acabar o jogo 7 e estamos ganhando de 100 x 95 e vamos avançar a segunda rodada dos playoffs e ngm atualizou desde que estava 2 x 1 a série.
Go Celtics !!!
Faltam 45 segundos pra classificação agora !!!
Celtics 105 x 99 Bull, faltam 25 segundos. Ah se KG estivesse em quadra com essa defesa do Bulls.
Acaboooooooouuuuuuuuuuuu, 109 x 99 pro Celtics, estamos na segunda rodada dos playoffs, agora é comemorar por hoje e começar a trabalhar pra proxima faseeeeeeeeee.
Ótimo post, bem informativo, do jeito que foi escrito parece ser uma liga mto foda!
GO CELTICS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!