Principais “estilos” de defesa do basquete

As defesas por zona, mista ou match-up usam os mesmos fundamentos da individual (artigo anterior). Já os princípios  são diferentes. Confira a seguir os principais estilos de defesa (zona, mista ou match-up), e se você leitor ficar com alguma dúvida, é só escrevê-la na caixinha de comentários e o mais cedo possível vamos acabar com esta dúvida.

Defesa em Zona:

As defesas por zona são caracterizadas: pelos defensores sendo responsáveis por determinadas áreas da quadra de defesa. A defesa por zona atua no erro do adversário, enquanto a individual, o faz errar. As maiores vantagens de se marcar por zona são:

1- Menor desgaste físico.
2-Impedir penetrações, devida a proximidade entre os defensores.
3-Posicionamento para o rebote defensivo pré-estabelecido.
4-Estar com o contra-ataque no “gatilho”, esperando o rebote.

A grande desvantagem é :

Seja qual for o posicionamento da zona (2-3, 2-1-2, 3-2, 1-2-2, 1-3-1,1-1-3, etc…) Sempre irão existir pontos vulneráveis.

Existe uma “regra matemática” básica para se atacar contra defesa zona: “ Defesa par? Ataque ímpar! Defesa ímpar? Ataque par! ” Esta “regra” significa simplesmente, colocar mais atacantes nas áreas vulneráveis e menos nas áreas  de maior concentração de defensores, com isso se “abre” a defesa ou terá um arremesso sem marcação. Esse é o duelo!

A defesa por zona, tenta fechar os espaços para penetrações, mas fica vulnerável aos arremessos do perímetro. Cabe ao ataque acertar esses arremessos ou cair na grande armadilha que é a defesa por zona.

Infelizmente a zona tende a ser passiva. Não deveria (principalmente na base). Como na base, poucos atletas têm precisão nos arremessos (pensar na mecânica, com o tempo, ficarão precisos), alguns técnicos usam a zona passiva, estática, somente esperando erros de arremessos em uma acomodação segura, porém covarde. Podem até conseguir vitórias e títulos, mas não FORMAM JOGADORES para atuar em alto nível.

Deixo essa mensagem aos técnicos de base: Ensinem os FUNDAMENTOS DE DEFESA, ensinem a marcar! Zona também, porém, A-GRES-SI-VA!

Defesa Mista

Defesa mista se caracteriza por alguns defensores estarem marcando individual e outros por zona. É utilizada quando na equipe adversária existe uma diferença de potencial ofensivo (pontuação ou organização) entre seus atacantes.

Os mais ofensivos são marcados individualmente e os defensores não flutuam, enquanto os menos ofensivos são marcados por zona.

Existem alguns tipos de defesa mista, os três mais comuns são:

BOXE ONE:

Essa nomenclatura vem exatamente do posicionamento adotado por esse tipo de defesa, onde quatro defensores marcam por zona, semelhante aos corners de um ringue de boxe (2-2, um quadrado), enquanto o “craque” é marcado individualmente. É adotada quando, além do “craque”, a equipe que ataca possui bons pivôs e os demais não ofereçam riscos no arremesso.

DIAMOND ONE:

O Objetivo é exatamente igual ao do boxe one, o posicionamento dos quarto defensores que estão marcando por zona é que se difere. No diamond one, o posicionamento é um losango (1-2-1).

É utilizado quando algum outro atacante (exceto o “craque”) tem bom arremesso e necessita ter defensores posicionados para marcá-lo, se existirem bons pivôs no ataque, marcando com apenas um, o fundo fica vulnerável.

TRIANGULE TWO:

O triangule two é semelhante ao boxe e ao diamond, só que dois defensores marcam individualmente, enquanto três marcam por zona. O posicionamento é 1-2 formando um triângulo. O Objetivo é tentar impedir que esses dois marcados individualmente pontuem, e que os demais se limitem aos arremessos, a função do triângulo é justamente, não permitir que os três atacantes façam bandeja.

Defesa Match Up

A defesa match up (igualar) é uma defesa bastante complexa. Existem alguns nomes em português, o mais comum é defesa combinada, mas também é conhecida como defesa camaleão ou falsa. Sua difícil identificação durante uma partida gera uma rara compreensão entre os atletas, fato este, que a torna arriscado ser treinada.

Para marcar match up é necessário observar outras partidas do adversário, para poder identificar quais códigos ofensivos são pedidos pelo armador e para qual tipo de defesa elas servem. O Objetivo é atrapalhar a leitura que o ataque deve ter, sobre como a defesa irá atuar e “quebrar” a organização ofensiva (jogada).

Normalmente, a defesa, se apresenta de uma forma (individual ou zona) e no primeiro passe ou quando o armador “canta” a jogada ofensiva, muda para alguma outra defesa onde essa jogada seja prejudicial ao ataque. Se for bem treinada e compreendida pelos defensores se torna bastante eficaz.

Agora caro leitor peço algumas sugestões para os próximos artigos. Escreva nos comentários o que você gostaria de ler.

Por: Marcello Berro

21 Comments

  1. Lucas Melo disse:

    Perfeito post, parabéns mais uma vez!

    4

    -1
  2. Erick disse:

    muito bom artigo, explicou bem os tipos de defesa e me ajudou a entender melhor
    parabens !

    1

    0
  3. Lázaro Junior disse:

    Eu gostarei de ver uma matéria sobre o ataque os tipos de estratégias que existem.

    A matéria foi perfeita!!!

    2

    0
  4. Erick disse:

    gostei da explicaçao, ajudou bastante no entendimento do jogo. Parabens pelo artigo ! muito bem feito

    4

    0
  5. marco aurelio disse:

    parabens pela matéria..ficou show…gostaria que falasse sobre alguns fundamentos basicos para quem quer começar a jogar basquete…

    2

    0
  6. Jackson disse:

    Parabéns. Sempre claro e esclarecedor. Gostaria de comentários sobre movimentações gerais de ataque. Defesa sempre é muito bom. Principalmente quando você fala na preparação da base. Parabéns novamente.

    0

    2
  7. Rafael Forner disse:

    Sensacional …… Berro neles …. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    0

    2
  8. @PEDRO disse:

    uam matéria sobre a movimentação usada no ataque, mas tbm sobre algumas linguagens utilizadas no basquete, pois algumas pessoas olham alguma matéria e ficam sem intender por causa de algumas palavras.

    0

    2
  9. Bela matéria.
    Nos anos que joguei basquete, pratiquei a defesa por zona, nos dois clubes que joguei.

    EM alguns jogos eu era designado para marcar o PG adversário individualmente, fazendo assim a defesa mista, mas eu não gostava muito disso, pois me desgastava muito e acabava interferindo negativamente no ataque, depois da metade do jogo.

    0

    4
  10. Jackson disse:

    Sugestão:

    Colocar um “dicionário” de termos usados no basquete sempre ao final de cada artigo!

    2

    1
  11. Lord disse:

    Otimo artigo!Eu gostaria de ler um artigo sobre os posicionamentos ofensivos.onde cada jogador se posiciona em cada ataque e qual sua funçao.Obrigado.

    0

    3
  12. Obrigado pelos elogios. Vou preparar para o próximo artigo, quarta-feira dia 24-11, sobre movimentações de ataque.

    Caros @PEDRO e Jackson,
    Digam quais as dúvidas de vocês sobre as nomenclaturas do basquetebol que eu respondo, e aos poucos conseguiremos criar esse ” dicionário” sobre os termos técnicos usados no basquetebol.Ok?

    Abraços a todos os leitores dessa coluna,fico muito grato pela participação de todos.

    0

    2
  13. Matheus Porto disse:

    Mando bem cara.

    1

    3
  14. matheus de oliveira disse:

    muito bem esclarecidos as defesas, proximo passo é colocar os fundamentos para se realizar uma defesa perfeita…
    ahhh…so uma critica…estamos no BRASIL…por favor vamos utilizar as nomenclaturas em portugues…

    meus parabens pelas informações!!!

    0

    3
  15. Ana Paula disse:

    A matéria foi de uma grande utilidade para todo o seu público e para todos os amantes do Basquetebol, totalmente esclarecedora.. Acompanhei todas as outras, e estou esperando anciosa pela próxima. Parabéns pela iniciativa, continue nos presenteando sempre com o seu talento.

    1

    3
  16. Luiz Guilherme disse:

    Eu sinceramente quando jogo e meu técnico manda marcar zona
    eu acho horrivel
    me confundo com o matchup sempre
    sou bem mais um individual
    mas acima de tudo
    parabéns pelo post

    2

    0
  17. Elson Paiva disse:

    ótimas explicações, mas se possível colocar fotos de como o sistemas iram se posicionar seria interessante…

    0

    2
  18. gustavo disse:

    bom d + muitas informações

    1

    0
  19. George Da Silva disse:

    Gostei do conteudo mas da proxima vez por favor faça uma breve Introdução para ficar mais bom, e muito obrigado ajudou me muito

    0

    2
  20. Helloa disse:

    Gostei muito muito obrigada pela a ajuda

    0

    2
  21. Arroz254 disse:

    Me ajudou mto pq eu renho um trabsçho escolar sobre isso amanha👏👏

    0

    2

Deixe um comentário