Maior campeão da história da NBA, o Boston Celtics confirmou o favoritismo e garantiu, na tarde de domingo (21), a classificação para as semifinais da Conferência Leste. Mesmo tendo que lidar com um valente Indiana Pacers e a pressão da torcida adversária no Bankers Life Fieldhouse, o time verde e branco de Massachusetts teve mais uma atuação sólida, derrotou a equipe de Indianapolis por 110 a 106 e fechou o primeiro round dos playoffs com uma inquestionável “varrida”, vencendo os quatro duelos que disputou contra o Pacers.
Em situação confortável na série, o Boston Celtics começou bem o Jogo 4, abrindo oito pontos de vantagem. O Indiana Pacers, entretanto, reagiu com 13 pontos consecutivos e equilibrou as ações no Bankers Life Fieldhouse. Depois de ser derrotado por 23 a 21 no primeiro quarto, o Celtics reagiu no período seguinte e voltou a ficar com oito pontos na liderança, mas o Pacers virou o jogo e garantiu a liderança no intervalo com dois lances livres de Darren Collison.
Desatento, o time do Boston Celtics não voltou bem do intervalo, e o Indiana Pacers abriu sete pontos de frente, para delírio da torcida. A defesa celta, porém, reapareceu na hora certa, e a equipe verde e branca levou um ponto de vantagem para o último quarto. Nos últimos 12 minutos, o Pacers tentou manter o equilíbrio e arrancar para a vitória, mas o Celtics, liderado por Gordon Hayward e Marcus Morris, teve frieza e categoria para conquistar o triunfo fora de casa.
Nascido em Indianapolis, o ala Gordon Hayward foi o destaque do Boston Celtics no Jogo 4 da série contra o Pacers: saindo do banco de reservas, Hayward anotou 20 pontos e pegou três rebotes. O ala Jayson Tatum e o ala-pivô Marcus Morris, que também estava na rotação, anotaram 18 pontos e pegaram oito rebotes cada, enquanto o armador Kyrie Irving fez 14 pontos. O pivô Al Horford, por sua vez, fez um duplo-duplo, com 14 pontos e 12 rebotes.
Referência do Indiana Pacers na quadra de ataque, o ala Bojan Bogdanovic foi o cestinha da equipe de Indianapolis, com 22 pontos, e chegou perto de um duplo-duplo, após pegar oito rebotes, mas não foi o suficiente para evitar a varrida na série. O ala-armador Tyreke Evans também se destacou, saindo do banco de reservas para anotar 21 pontos, enquanto o armador Darren Collison contribuiu com 19 pontos, seis rebotes e cinco assistências.
Classificado, o Boston Celtics enfrentará o vencedor da série entre Milwaukee Bucks e Detroit Pistons nas semifinais da Conferência Leste. Se o Bucks avançar, o Celtics não terá mando de quadra na melhor de sete. Já o Indiana Pacers, quinto colocado do Leste na temporada regular, amarga a sua quarta eliminação consecutiva no primeiro round dos playoffs.
Sumário
ToggleDestaques do Pacers
Bojan Bogdanovic (22 pontos e oito rebotes)
Tyreke Evans (21 pontos e dois rebotes)
Darren Collison (19 pontos, seis rebotes e cinco assistências)
Destaques do Celtics
Gordon Hayward (20 pontos e três rebotes)
Jayson Tatum (18 pontos e oito rebotes)
Marcus Morris (18 pontos e oito rebotes)
Al Horford (14 pontos, 12 rebotes e cinco assistências / duplo-duplo)
Kyrie Irving (14 pontos e sete assistências)