Um dos maiores nomes do século XX, Bill Russell cansou de escrever seu nome na história, seja dentro das quadras de basquete, seja no aspecto social.
Russell, de 83 anos, é integrante do Hall da Fama do Basquete, 11 vezes campeão da NBA, recebeu medalha de honra do ex-presidente Barack Obama, por sua luta pelos direitos civis, e foi o primeiro afrodescendente americano a ser treinador de um time profissional dentre as quatro principais ligas norte-americanas (NFL, NBA, MLB e NHL).
No próximo dia 26, a ilustre e ímpar carreira de Russell será premiada mais uma vez, já que a lenda do Celtics receberá o Lifetime Achievement Award (Prêmio dado a alguém do mundo do basquete que conquistou ou realizou algo impactante em sua vida). O troféu será entregue na cerimônia de premiações da temporada 2016/2017, o NBA Awards Show, que ocorrerá pela primeira vez na história.
Enquanto jogador, Russell foi o primeiro atleta a vencer o NCAA Championship (torneio nacional universitário), a ser campeão na NBA e a ser medalhista de ouro nas Olimpíadas. O ex-pivô ainda foi nomeado, cinco vezes, como MVP das finais e foi selecionado para o All-Star Game em 12 oportunidades. Bloqueador nato, sua presença na proteção do garrafão do Celtics ajudou a revolucionar os conceitos de defesa no basquete.
Fora das quadras, Russell sempre chamou atenção pelo seu ativismo social, sobretudo na luta pelos direitos civis das minorias.
Como prova, o eterno camisa 6 do Celtics participou da Marcha de 1963, na capital Washington (DC). Após o ativista Medgar Evers ter sido assassinado em Jackson (Mississippi), também no ano de 1963, Russell foi até o local da tragédia e realizou um evento de basquete, utilizando o esporte como instrumento de união e empoderamento da população local. Russell, ainda, fez uso de sua imagem pública para defender Muhammad Ali, quando o lutador se negou a servir às forças militares norte-americanas na Guerra do Vietnã.
O NBA Awards Show, que será realizado em New York, será apresentado pelo cantor Drake e será transmitido pela TNT (para os Estados Unidos). Na mencionada cerimônia, além do prêmio dado a Russell, teremos anunciados os vencedores para MVP, calouro do ano, treinador do ano e demais prêmios.
Respostas de 3
Lenda Master!
São raros os que conseguem ser gênio dentro e fora de quadra!
Nos faz sentir muito orgulho por ter sido um Celta…
Ídolo maximo….
Sei que não tem nada relacionado a esse assunto, mas os boatos sobre Griffin estão crescendo hein?
Não sei se seria o nome certo mas na minha opinião é de um PF que mais precisamos.
Me agrada!
BEM, E MUITO DIFICIL FALA DE BILL RUSSELL, PARA NOS CESTAS, ELE É IDOLO, MITO, REFERENCIA, E ELE TUDO PELO PARA NOS TORCEDORES DO BOSTON
E MINIMO QUE TEM DIZER E MUITO OBRIGADO POR TUDO, E POR SER CELTICS…
🙂