Este será o primeiro ano, desde que assumiu a presidência de operações do Boston Celtics, em 2003, que Danny Ainge não terá que se preocupar com qual jogador será selecionado antes do maior campeão da NBA estar no relógio para recrutar seu mais novo calouro. Também será a primeira vez que o dirigente celta não perderá seu sono em realizar tentativas para subir de escolha no recrutamento.
Graças à péssima campanha do Brooklyn Nets, na última temporada, e à sorte na loteria do Draft, o Celtics assegurou a primeira escolha-geral do 2017 NBA Draft, que ocorrerá em 22.06, no Brooklyn.
Contudo, isso não torna a vida do dirigente mais fácil, segundo o próprio. Ainge não se deixa levar pela opinião popular que já crava Markelle Fultz sob o manto celta e diz que ainda precisa identificar qual o jogador correto para o futuro do Celtics. Antes disso, ainda, afirma que, como GM de Boston, precisa estar preparado para todas e quaisquer situações, estando dentre elas, a negociação da desejada escolha pertencente a Boston.
Segundo o executivo, vencedor do prêmio de melhor GM da liga no ano de 2008, alguns times já manifestaram interesse em adquirir a pick número 1 do Celtics, e as propostas, nas próximas semanas, só tendem a aumentar e melhorar.
“A única certeza que temos, até agora, é que a escolha número 1 nos pertence”, disse o evasivo Ainge. “Muitas decisões ainda permanecem em aberto. Não sabemos quem vamos recrutar e não sabemos o que podemos obter pela nossa escolha, caso optemos pelo caminho de negociá-la”.
Até a realização do Draft, teremos maior clareza quanto ao real valor da pick do Celtics, mas, no fim, o preço será determinado pelo maior campeão da NBA.
Se, porventura, o Celtics decida negociar sua escolha – embora Ainge tenha dito, repetidas vezes, que ficaria mais do que feliz em mantê-la -, há boas chances de Boston obter outra pick de primeira rodada como parte da contraprestação que receberá.
Por esse motivo, que Ainge e sua comissão têm avaliado jogadores que serão selecionados em outras faixas do recrutamento, sendo Jonathan Isaac o último exemplo para ratificar o pensamento precavido do Celtics.
“No meio de tantas incertezas, duas coisas são claras”, contou Ainge. “A primeira, é que eu acredito que o valor da nossa escolha aumentará a cada dia que nos aproximarmos do Draft; a segunda, é que nós, necessariamente, precisamos estudar todos os prospectos e sabermos a profundidade dessa classe, porque muitas conversas envolvem um trade down (negociar a primeira escolha e, em troca, receber uma escolha inferior), trocar picks por jogadores, etc”.
“No momento, estamos na fase de avaliar os prospectos e de receber propostas das outras equipes”.
Você deseja que o Celtics mantenha a primeira escolha-geral do 2017 NBA Draft, ou quer que ela seja negociada em troca de uma estrela da liga? Opine abaixo.
Respostas de 23
Ainge, não caia na bobagem de negociar essa pick por um monte de lixo, ou por outra pick de final de round onde nada se aproveita. Esse menino é um franchise player nato, é o futuro da franquia. Não titubeia.
Trocar a pick só se for por um Paul George ou Jimmy Buttler ou Antony Davis. Rsrsrs
Não acho legal trocar a pick 1. Acredito que o Golden State vai continuar com esse bom time e aí é difícil bater de frente. Amadurece o Fultz pra ele ser nossa futura estrela.
Troca pelo Paul George, traz o Griffin na FA e eu acordo.
manteria e draftaria Fultz! Veremos Cavs fortes por mais 1 ou 2 temporadas e só! E não adianta trocar a pick1 por um ótimo jogador e atacar na FA pra ter um time bom sendo que não nos fará bater o GSW em 2 anos!
SEJAMOS conscientes!!!! Ter time competitivo contra o GSW é diferente de ter time pra vencê-los em 7 jogos! Não gosto do GSW e nem da panelinha deles, mas tem um time que se 2 jogadores arrebentam, a chance de vencerem o jogo é enorme! Klay, Durant, Curry e até Green…somados a Iguodala+2 bons reservas que eles tem hoje, torna difícil pro Celtics hoje se desfazer de uma pick1 por bom jogador e tentar equilibrar com eles somando na FA!
respeito opiniões, e digo que na minha, perder Fultz sem ter pick 2 ou 3 não compensa pra pensar num time a curto e médio prazo, Fultz impactaria de imediato com boas médias e seria espetacular em 2-3 anos! E se o GSW manter eu quinteto, podemos ser campeões, MAS eles são favoritos contra qualquer time e especialmente favoritos contra qualquer time que montemos trocando essa pick… ou seja, é melhor ter um time reforçado com Fultz e um bom contrato na FA pra ter time pra 4-6 anos flexível e bom, pois certamente nesse período teremos qualidade, elenco e flexibilidade pra 2 títulos!
Eu draftaria Fultz pra ter um fenômeno quem sabe eterno no Celtics, já que ele mesmo quer o Celtics… ele e Brown seriam importantes já nessa temporada o que dizer daqui 2… draftaria, somaria a o ótimo ZiZic…. e atacaria na FA um Star e um banco pontuador, pensando em montar com esse jogador banco, um pacote com a pick nets18 pra flexibilizar e completar nosso time… pra bater o Cavs, Fultz e um FA nos permitem, pra bater GSW de hoje, precisamos de mais e calcular mais!
pra bater o Cavs, Fultz e um FA nos permitem, pra bater GSW de hoje, precisamos de mais do que FA e trocar a pick1 … por isso é preciso calcular mais! Não sermos imediatistas já que temos um time organizado, cap flexível e futuro promissor por picks e FA além dos atuais atletas! Deixar isso por uma troca que não nos faz bater o GSW e nos deixa fortes no máximo 3 temporadas seria estúpido na minha opinião!
Não considero o GSW uma panelinha, visto que a exceção da chegada do KD neste temporada, os outros all stars do time são “prata da casa”. Os Cavs sim, estes montaram uma ‘panelassa’ nessa temporada pra tentar ganhar o bi.
Aqui estão achando que Fultz é o craque . O novo Lebron. Certeza absoluta . Temos boas referências dele e só . Daí achar que vai ser o craque é sonhar demais . Coisa de torcedor .
Uma troca por um allstar , não pensaria duas vezes . Só que tem que fazer uma faxina no nosso banco . Senão pode vir mais 4 Fultz que não vai adiantar de nada .
Silvio Freitas
Não existe achismo, existe estudo detalhado de características físicas e técnicas, Fultz tem tudo para ser um futuro All Star, algo diferente disso será uma grande surpresa.
O que deve se analisar é vencer agora ou planejar para daqui a uns 4 ou 5 anos, se for vencer agora talvez seja necessário negociar o Fultz por 1 All Star já configurado (George ou Butler), se for vencer mais a frente Fultz é a escolha.
Renato, é aí que está a questão! Pra mim, draftar Fultz nos faz melhores no banco e em pouco tempo ele seria peça importante e diferencial no quinteto, mas óbvio que não nos eleva a título de conferência de imediato! Por isso a FA existe e nos faria com essa capacidade e só! Teríamos time e flexibilidade pra nos renovarmos a medida que contratos vencessem um a um e não tudo de uma vez.
Pegar Butler ou George na troca nos faz mais fortes contra os Cavs e só, daí somado a FA, seríamos time pra ganhar dos Cavs em 6-7 jogos… MAS não nos faz fortes a bater o GSW com tanta certeza de vitória!!! Disputaríamos, mas pra mim não como favoritos e tudo isso num time de 3 anos no máximo… não compensa!
draftando + FA…teríamos cap pra renovações, e contratos que vencem em tempos distintos tendo sempre 1 pra renovar por vez, assim time sempre forte e Fultz e Brown que provavelmente serão futuros Star, e Fultz um futuro monstro!
Renato, mesmo que houvesse um modelo de distro de prob (o que não há), ainda seria achismo pois existe grande chance de falha (e as estatísticas não são poucas).
Para piorar, o melhor jogador da classe nem sempre é escolhido na 1a pick e depende muito de ter minutos logo para poder explodir.
Suponha que consigamos o PG em troca com max contract renovado para 4 anos em troca da pick.
A grosso modo:
– A chance do Fultz segurar qualquer jogador da Liga no ataque e defesa em 4 anos vai variar de 0 a 100% (sim, o último a fazer isso joga no Cavs)
– A chance de PG segurar qq um em 4 anos varia de, digamos 65% a 85% (ele já faz isso hj em uma franquia furreca).
Assumindo duas distros normais, em um problema de prob é bastante óbvio quem deveríamos escolher.
Quero alertar aos amigos do blog que ainda temos TRÊS picks que nem podemos usar (se lembram de Hunter, Marcus Thornton, Bentill…) e que seriam muito úteis a outras franquias.
E, considerando só a parte técnica, olha o que poderíamos fazer:
Entubar as 3 outras picks no Knicks com Zeller, Amir, Rozier, Mickey e Young por Carmelo Anthony (apenas o próximo ano e mais um sob contrato).
Trazer o Ibaka na FA.
Procurar uma segunda trade envolvendo Crowder por algum jogador versátil (Millsap-like) no garrafão.
Sei que muito gente odeia o Melo, mas o cara ainda tem bastante lenha para queimar.
Na seleção americana, por exemplo, ele já foi 2 vezes o maior scorer e é um grande reboteiro.
Seria um grande upgrade no time para sermos bem competitivos já agora e ainda podermos desenvolver os meninos Fultz e Brown.
Imagina se a pick Nets’18 vira 1st pick tb?
Plano 1 – Hayward + Butler (fa + trade)
Plano 2 – PG com cont estendido (trade)
Plano 3 – draft e Melo por essas balas juquinhas
[]s verdes
Hunter foi dispensado.
Pq n sobrou espaco no roster né, Sander?
Vc n acha que ele preferiria ter sido draftado por outra franquia?
O esquema é q temos mts picks poucas vagas, a saída natural é troca-lás.
[]s verdes
Preferiram ficar com o Young em vez do Hunter(eu prefiro o Hunter). Não sei se ele preferia ser draftado por outra franquia, pq ele caiu muito, era cotado para top 15, e pegamos ele na 28 se não me engano.
A PROPOSTA DE MARCOS MUTO INTERESSANTE ACIMA, ACHO INTERESSANTE, POIS TEMOS ZELLER, YOUNG MICKEY, JACKSON, JONHSON, MAIS AS ESCOLHAS 37 , 53,57,PRA NEGOCIAR, NO PLAYOOFS SE TIVESSEMOS ANTONY, TERIAS 2 JOGADORES PONTUADORES,SE DER PRA SUBIR AS PICKS SERIA INTERESSANTE….
USAR CROWDER E SMART PRA TRAZER VUCICEC DO ORLANDO, SERIA BOM TAMBEM.
Marcos,
Fultz está longe de ser achismo rs, o cara é espetacular.
Esse draft e o melhor dos últimos 10 anos, logo Fultz até pode não ser o melhor do draft, mas será especial sem dúvidas.
Não sou contra a uma troca pelo George com garantia de renovação, mas isso acaba com nossa flexibilidade e nos tira um futuro All Star pela bagatela de R$ 7 milhões.
Aí vem a questão, adicionando George e outro All Star somos rivais pro Warriors? Se positivo vamos fazer o que for necessário, Se negativo vamos garantir o futuro com Brown, Fultz, Smart e a escolha Nets 2018.
Fultz, IT, Brown, Smart, AB e KO.
Com o amadurecimento necessário e aprimoramento em carências específicas, as chances deste time de 1 a 3 seasons é enorme.
Agora se colocarem na mesa uma proposta com Anthony Davis, exatamente suprindo nossas carências…
O vesgo vive machucado e já temos bons atletas nas posições do PG e do Butler. Pelos dois últimos, pau a pau eu não trocaria.
Acho que de fato o único que me faria repensar pegar o fultz seria o Davis, por conta da posição e do talento.
Podemos comparar ele com K. Irving?
Será melhor ou pior?
EU ACHEI UM BURRICE DISPENSA O HUNTER , DEIXA UM TAL YOUNG E JACKSON NO BANCO, HUNTER ERA MAISS PRODUTIVO….E TINHA MAIS JOGO QUE ESSE 2 ULTIMOS, ERRO DE BRAD…
Eu só acho que vale a pena uma troca no A. Davis!
PG só tem mais um ano de contrato e não vai renovar agora e o Butler é fraco demais por uma pick1.
Fultz é excelente jogador, um ponto MUITO fora da curva, vai ajudar demais no futuro.
Não podemos pensar somente na próxima temporada, Celtics não é o Nets!
BEM, VAMOS TROCA IDEIAS PRA NOSSO TIME:
UMA TROCA ASSIM: CROWDER,YOUNG,SMART E ZELLER, MAIS NOSSA ESCOLHA 553 E 57 DESSE ANO, MAIS MENPHIS 2018, POR PAUL GEORGE E 1 PICK DO INDIANA DESSE ANO…
OUTRA TROCA: JONHSON,JACKSON, MICKEY, YOKU, MAIS NOSSA ESCOLHA 37, MAIS PICK 2018, POR MONTIJUNAS E 1 PICK DO TORONTO DESSE ANO…
NOSSO TIME 2017/2018
THOMAS,BRADLEY,PG, GORDON, AL
REZIER, FULTZ,BROWN,MONTJUNAS, OLYNYK
JONAS, ZIZIC,GREEN, E SOBRA DUAS VAGAS( PODE SER NADER) ..
VAMOS TROCA IDEIAS E SUGESTOES…