Fechar Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Em Alta
    • O Boston Celtics está com problemas financeiros?
    • Como o Celtics pode substituir Jayson Tatum
    • O que fazer com Kristaps Porzingis?
    • Jrue no Texas? Mavs podem explorar troca com Celtics
    • Torrey Craig quer voltar ao Celtics: “Eu amo tudo em Boston”
    • O Boston Celtics vai fazer trocas
    • O Futuro do Garrafão Verde: Thomas Sorber no Caminho dos Celtics?
    • Jaylen Brown Fala Sobre Cirurgia no Joelho, Offseason dos Celtics e Amor por Boston
    Feito por fãs que amam a franquia - Não afiliado ao Boston Celtics
    Celtics Brasil
    • Time
      • Elenco
      • Comissão Técnica
      • Estatísticas
      • Folha Salarial
    • Sobre Nós
      • Nossa História
      • Nossa Equipe
      • Trabalhe Conosco
      • Grupos do Whatsapp
    • Parcerias
      • Oferecer Parceria
      • Colaboradores
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Threads
    • INÍCIO
    • Notícias
    • Opinião
    • Raio-X
    • Crônicas
    • Túnel do tempo
    • Craques do passado
    • Rivalidades
    • PodCeltics
    Celtics Brasil
    Início»Opinião»O Celtics é melhor sem Rajon Rondo?
    Opinião 4 Mins de leitura

    O Celtics é melhor sem Rajon Rondo?

    Redação Celtics BrasilPor Redação Celtics Brasil8 de fevereiro de 201324
    Compartilhar WhatsApp Copiar Link Facebook Twitter Threads
    Siga o CB
    X (Twitter) Instagram
    Compartilhar
    WhatsApp Copiar Link Facebook Twitter Threads

    Domingo, 27 de Janeiro, o Celtics enfrentava o Heat, sem Rondo em quadra e o pior, recebendo a notícia de que ele não pisaria mais em uma quadra de basquete essa temporada.

    2 semanas se passaram desde então, o Celtics fez 6 jogos, venceu os 6, entre eles contra times como Heat, Clippers e Lakers, melhorou seu record e vive uma boa fase…Ai fica a pergunta, o time melhorou porque Rondo saiu?

    A resposta para essa pergunta é não, a saída pura e simples do Rondo não melhorou o Celtics e sim as consequencias que essa sua lesão acarretaram, coisas que o Celtics foi obrigado a fazer, e outras que vieram ao natural.

    Melhora defensiva

    Essa é uma das coisas que era esperada e veio ao natural, a troca de Rondo que repito quando quer é um grande defensor, por Courtney Lee que tem se mostrado sensacional nesse setor, fez com que a defesa de perímetro melhorasse de forma incrível, isso sem falar na evolução clara de Jeff Green, o que cresceu o nível da defesa, e muito.

    Só para ilustrar isso vamos a alguns números:

    O Celtics nos últimos 6 jogos tomou excluindo as OTs que jogou, apenas em período regulamentar, 90.3 PPG, o que faz do Celtics A MELHOR defesa da NBA nesse período, e mostra clara evolução se comparado aos 96 ppg cedidos em média na season.

    Claro que comparar 40 jogos com 6 é covardia, mas se ve essa melhora na quadra, e o melhor o Celtics tem esses números, mesmo sendo um dos times que agora sem Rondo mais acelera o jogo na liga, e consequentemente gera mais posses para os dois lados, o que aumenta as chances dos adversários de pontuar.

    O ataque

    Esse era o ponto que mais pesava na mente de todos nós torcedores quando Rondo se lesionou…

    Em sua época o time era refém demais da inteligência e do talento do nosso camisa 9, porém isso parece ter mudado…Mas porque?

    É ai que entra o ponto central de todo esse artigo, a mudança no esquema tático do Boston Celtics.

    Com Rondo em quadra, o Celtics mesmo não sendo um time pra jogar assim, acabava se tornando um time mecânico, pragmático e diria até previsível.

    Jogadores talentosos como Terry e Green vinham sendo subutilizados por Rondo, o time basicamente se concentrava no trio dele com KG e Pierce, e sobrevivia de isolations, o que trouxe várias vezes inúmeros problemas.

    Com Rondo impossibilitado, ficaria impossível jogar dessa forma, e o time foi obrigado a mudar, passando a ser bem mais coletivo, a rodar a bola mais rápido afim de achar alguém livre, usando mais Bradley, Green, Terry, Lee…Vide que todos cresceram de produção nesse último período.

    Ah então quer dizer que o Celtics melhora no ataque sem o Rondo, que deixava o time mecanico?

    Não sei se a decisão de jogar dessa forma partia dele ou de Doc Rivers, mas para não ficar a impressão que estou menosprezando o trabalho de Rondo em quadra, pensem comigo:

    Esse time atual, sem ele e nesse estilo, eu estou curtindo cada jogo sem nenhuma responsabilidade de vencer, e não projeto nada, apenas curto.

    Será que passamos de um 1st round nos playoffs? Talvez, mas não fico muito otimista.

    Agora imaginem esse time com Rondo, explorando a movimentação, o passe rápido, usando a visão dele pra tirar proveito do talento de todo mundo…

    O Celtics dessa forma seria contender, candidato ao título, com um time superior ao que foi as finais da conferencia na temporada passada.

    Concluindo tudo isso, podemos ver que, o Celtics não é melhor sem Rondo, o esquema atual é melhor que aquele utilizado nos tempos do camisa 9 em quadra.

     

    Rajon Rondo
    Siga o CB Siga o CB
    Compartilhe WhatsApp Copiar Link Facebook Twitter Threads
    Redação Celtics Brasil

    Posts Relacionados

    O que fazer com Kristaps Porzingis?

    29 de maio de 2025

    Jrue no Texas? Mavs podem explorar troca com Celtics

    28 de maio de 2025

    Os próximos passos do Boston Celtics

    14 de maio de 2025

    E Agora… Boston Celtics?

    8 de maio de 2025

    Subestimado: A Jornada de Jayson Tatum pelos Playoffs

    30 de abril de 2025

    Lições Aprendidas no 3° Quarto de Ontem

    26 de abril de 2025

    24 Comentários

    1. allan brito em 8 de fevereiro de 2013 20:33

      bom texto.
      o time realmente nao e melhor sem rondo mais esta mais distribuido e menos imprevisivel.
      vamos aproveitar so isso e ver jo que da.

    2. Daniel Sabino em 8 de fevereiro de 2013 20:43

      Pura verdade o texto acima, unica coisa que acontece com Rondo em quadra é q todos ao receber a bola automaticamente vendo ja passava pra ele, sua rapidez para o contra taque é impressionante. Mas o jogo de agora não, a bola esta sendo mas corrida em quadra passando de mão em mão… Gosto muito de ver Rondo jogando… Mas o jogo assim fica mais emocionante vendo todos participando das jogada…

    3. Renato Lgb em 8 de fevereiro de 2013 21:11

      Perfeito no ultimo parágrafo!

    4. Sandro Rodrigues em 8 de fevereiro de 2013 21:47

      O que não pode é, quando Rondo voltar, o time voltar a jogar como no período pré-lesão…espero que Valdomiro Rivers tenha aprendido a lição com essas seis vitórias…ontem até o Bass foi bem!

      • Devisson Vander em 9 de fevereiro de 2013 20:28

        Valdomiro uhaeuhaeuae

    5. Gabriel em 8 de fevereiro de 2013 22:38

      Concordo plenamente belo texto, acredito que a melhora dos pontos do “reservas”, coisa que não estava acontecendo até a contusão do Rondo, colaborou e muito para o crescimento do time atrelado a mudança de esquema. Notável e espero que o Rivers vendo isso pra próxima temporada explore a habilidade do Rondo junto ao esquema que daria um belo casamento para nós fãs.

    6. Ailson em 8 de fevereiro de 2013 23:18

      Tá tudo bem… e porque não jogar assim com o Rondo em quadra?! É isso que não entra na minha cabeça! O que impede o Doc a esquematizar o time a jogar dessa forma com o Rondo ?

    7. Paul Pierce em 9 de fevereiro de 2013 00:00

      Vamos tirar a conclusao principalmente qnd o Celtics for enfrentar os 5 do oeste na estrada no final desse mes.

    8. sebas1606 em 9 de fevereiro de 2013 00:06

      Concordo plenamente com o que foi dito no texto.Muitos jogadores eram pouco acionados quando o Rondo estava em quadra já que o jogo se concentrava demais nele.Não sei se era teimosia do Rondo,falta de confiança dos outros jogadores ou falta de confiança do Rondo nesses jogadores,ou do próprio Doc,ou o esquema tático dele ou então tudo junto!Mas é só ver o ataque da equipe nessas últimas partidas,muito mais dinâmico no ataque,defendendo muito,principalmente no perímetro.O time além disso parece ter comprado a ideia de poder surpreender todos sem o Rondo.

      Agora,tenho duas perguntas.A primeira é,se o Rondo não concentrasse tanto o jogo em suas mãos,será que teríamos condições de lutar pelo primeiro lugar da conferência?

      A segunda,se analisarmos bem o elenco que temos hoje,com a galera jogando bem,agente pode fazer algo parecido com a temporada passada?Veja bem,depois de 2008 sempre tivemos problemas nos offs por causa de lesões,falta de mando de quadra,um elenco não tão grande como esse e mesmo assim sempre fomos longe.Não seria irreal pensar em algo grande nos offs.Não podemos duvidar desses caras,e como o Luiz disse,vamos curtir o momento.A responsabilidade fica pros “favoritos”.

    9. Fernando em 9 de fevereiro de 2013 00:35

      Penso que podemos surpreender seja o adversário do leste, seja do oeste. Claramente nossa equipe teria dificuldades contra os 3 primeiros do oeste e o primeiro do leste. Mas, estou certo que não seria fácil para eles também.

    10. Fernando em 9 de fevereiro de 2013 00:38

      Sendo objetivo e bem prático. Na minha opinião, sem o Rondo a panela acabou. O time está melhor. É visível que o PP perdeu um peso.

    11. Joao Marcio em 9 de fevereiro de 2013 00:41

      Não sei porque, mas percebo um certo desprezo pelo Barbosa, vejam o texto: todos estão jogando melhor no entanto ele não foi citado uma única vez. Nas seis vitorias ele só não foi peça importante ontem, contra os Raptors o time perdia de 10 pontos quando vindo do banco LB meteu fumaça no jogo e fez 12 pontos no último quarto. Sei que ele não brilhante mas nesses jogos, salvo contra os Lakers, ele foi muito importante.

    12. Fernando em 9 de fevereiro de 2013 01:15

      Sempre torço pelos brasileiros. No início da temporada entendi que o LB estava devendo. Mas agora vejo elo melhorando, como o time todo. A forma de jogar está e vai continuar ajudando o LB.

    13. Marco em 9 de fevereiro de 2013 01:21

      Com esse esquema tático o Celtics não tem um PG de ofício e mesmo com esse esquema se incluir Rondo suas assistências provavelmente cairão muito e ele terá de pontuar mais ou seja não é tanto sua característica então não sei se daria muito certo com ele

    14. Flávio em 9 de fevereiro de 2013 01:59

      Concordo com alguma opiniões acima, não acho que o time seja melhor sem Rondo, mas com certeza está menos previsível e mais coletivo. Bom pra nós… de repente rola uma surpresa boa pra nós Celtas. O fato é que o time tem jogado eficientemente e rodando a bola rápido assim, tá até bonito de ver.

    15. Walisson Roberto Fernandes em 9 de fevereiro de 2013 11:12

      Uma pergunta: a cirurgia do Rondo já foi feita?

      • Sérgio Soares em 9 de fevereiro de 2013 15:55

        Não sei se já operaram, mas vi uma notícia dizendo que o ligamento se rasgou apenas parcialmente, o que diminui demais o tempo de recuperação.
        E isso já era de se esperar, pois ele só estava sentindo dores e continuava andando normalmente. Ia até jogar no dia que descobriram a lesão.

    16. djcavuca em 9 de fevereiro de 2013 15:33

      Entre termos um craque que joga sozinho e não termos este craque, porém com um time jogando como equipe, eu prefiro a segunda opção. Rondo joga muito, entretanto, a meu ver, seu individualismo estava prejudicando a equipe.

    17. Fernando em 9 de fevereiro de 2013 16:04

      Não acho o Rondo “fominha”. Mas, via que entre passar para o Bass livre e o PP marcado, ele preferia o PP. Entre passar para o Terry e o KG cansado e marcado ele preferia o KG. O outro aspecto é a forma atual de jogar, o time imprime velocidade, é dinâmico, tem alternativas. Com o Rondo era o jogo de meia quadra, com o propósito de o PP e o KG se pouparem e bola neles, sempre! Agora estamos sem armador fixo, todos jogam, correm, trocam passes. A forma de jogar é alegre. É isso que estamos gostando de ver. O Rondo pode jogar desta forma, se ele quiser.

    18. Fernando em 9 de fevereiro de 2013 16:09

      Se o Doc vai conseguir convencê-lo, eu não sei. Eu torço para que o Rondo tenha notado a diferença de desempenho e o seu motivo.

    19. Danilo Jeolás em 9 de fevereiro de 2013 22:22

      Alguns jogadores eram subutilizados. Isto é ponto pacífico, não há discussão. Mas na minha opinião, a grande melhora foi defensiva.

    20. Fernando em 9 de fevereiro de 2013 22:52

      Concordo. A recuperação do Bradley e a entrada do Lee deram consistência defensiva. Até o Bass tem pesado menos. Se tivessemos o Sully saudável… Penso que o conjunto de fatores é esse aí. Um pouco de sorte, mérito do Doc de encontrar uma forma nova de jogar (ou será que ela caiu no seu colo? Não sei mesmo).

    21. ricardo soares medeiros em 10 de fevereiro de 2013 17:42

      Que o Rondo se quiser se encaixa nesse sistema de jogo é mais do q óbvio, mas tenho dúvidas se seu ego permite q ele nao assine cada jogada da equipe. Acho q mesmo q fosse por ordem do Doc o jogador sente em quadra qdo um sistema nao tá dando certo e muda o ritmo do jogo e faz seus companheiros jogarem, afinal essa é a funcao numero 1 de um armador. E Rondo tava jogando claramente para si e para suas stats. Eu o trocaria, mas obviamente por alguém de bom nível.

    22. Vinicius em 11 de fevereiro de 2013 17:46

      Troca Rondo, Al Jeferson + Alec Burks ou Jamal Tinsley x Rondo.
      Contrata um PG normal, como Calderon, Lowry, ou um desse nivel, sem muita extravagancia. Tá feito o melhor time da liga.
      PG + BRADLEY OU LEE + PIERCE+ KG + AL JEFERSON

    Mais Lidos do Mês

    O Futuro do Garrafão Verde: Thomas Sorber no Caminho dos Celtics?

    27 de maio de 2025

    O Boston Celtics vai fazer trocas

    27 de maio de 2025

    Kevin Durant em Boston?

    26 de março de 2025
    Mais Recentes

    A situação do Boston Celtics para a offseason

    19 de maio de 2025

    É tempo de Brad Stevens. A offseason da NBA já começou para mais de 80%…

    Luke Kornet Deve Ser Titular no Jogo 6?

    15 de maio de 2025

    Celtics 127, Knicks 102- Jogo 5

    15 de maio de 2025

    Os próximos passos do Boston Celtics

    14 de maio de 2025
    SIGA O CELTICS BRASIL
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Favoritos dos Leitores

    Fundamentos e formações ofensivas

    24 de novembro de 2010

    Já virou clichê que o basquetebol começa pela defesa, por isso, nos artigos anteriores, escrevi…

    Principais “estilos” de defesa do basquete

    17 de novembro de 2010

    As defesas por zona, mista ou match-up usam os mesmos fundamentos da individual (artigo anterior).…

    Cooper Flagg em Boston: questão de tempo?

    1 de abril de 2025

    O Boston Celtics ganhou seu 18° campeonato e se consolidou como a franquia mais bem-sucedida…

    Mais Populares

    Jrue no Texas? Mavs podem explorar troca com Celtics

    28 de maio de 2025

    O Boston Celtics vai fazer trocas

    27 de maio de 2025

    O Boston Celtics está com problemas financeiros?

    30 de maio de 2025
    Escolhas do Editor

    Entenda as posições do basquete

    21 de agosto de 2024

    2008 a 2024 – Um rápido panorama sobre a trajetória do Boston Celtics até o 18° título

    26 de junho de 2024

    Como Joe Mazzulla liderou Boston ao 18º título

    20 de junho de 2024
    Mais Recentes

    O Boston Celtics está com problemas financeiros?

    30 de maio de 2025

    Como o Celtics pode substituir Jayson Tatum

    29 de maio de 2025

    O que fazer com Kristaps Porzingis?

    29 de maio de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Threads
    © 2025 Celtics Brasil. Desenvolvido por Daniel Victor Dias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador De Anúncios Ativado!
    Bloqueador De Anúncios Ativado!
    Nosso site é possível através da exibição de anúncios on-line para os nossos visitantes. Apoie-nos desativando seu bloqueador de anúncios.