Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

O Celtics é melhor sem Rajon Rondo?

Domingo, 27 de Janeiro, o Celtics enfrentava o Heat, sem Rondo em quadra e o pior, recebendo a notícia de que ele não pisaria mais em uma quadra de basquete essa temporada.

2 semanas se passaram desde então, o Celtics fez 6 jogos, venceu os 6, entre eles contra times como Heat, Clippers e Lakers, melhorou seu record e vive uma boa fase…Ai fica a pergunta, o time melhorou porque Rondo saiu?

A resposta para essa pergunta é não, a saída pura e simples do Rondo não melhorou o Celtics e sim as consequencias que essa sua lesão acarretaram, coisas que o Celtics foi obrigado a fazer, e outras que vieram ao natural.

Melhora defensiva

Essa é uma das coisas que era esperada e veio ao natural, a troca de Rondo que repito quando quer é um grande defensor, por Courtney Lee que tem se mostrado sensacional nesse setor, fez com que a defesa de perímetro melhorasse de forma incrível, isso sem falar na evolução clara de Jeff Green, o que cresceu o nível da defesa, e muito.

Só para ilustrar isso vamos a alguns números:

O Celtics nos últimos 6 jogos tomou excluindo as OTs que jogou, apenas em período regulamentar, 90.3 PPG, o que faz do Celtics A MELHOR defesa da NBA nesse período, e mostra clara evolução se comparado aos 96 ppg cedidos em média na season.

Claro que comparar 40 jogos com 6 é covardia, mas se ve essa melhora na quadra, e o melhor o Celtics tem esses números, mesmo sendo um dos times que agora sem Rondo mais acelera o jogo na liga, e consequentemente gera mais posses para os dois lados, o que aumenta as chances dos adversários de pontuar.

O ataque

Esse era o ponto que mais pesava na mente de todos nós torcedores quando Rondo se lesionou…

Em sua época o time era refém demais da inteligência e do talento do nosso camisa 9, porém isso parece ter mudado…Mas porque?

É ai que entra o ponto central de todo esse artigo, a mudança no esquema tático do Boston Celtics.

Com Rondo em quadra, o Celtics mesmo não sendo um time pra jogar assim, acabava se tornando um time mecânico, pragmático e diria até previsível.

Jogadores talentosos como Terry e Green vinham sendo subutilizados por Rondo, o time basicamente se concentrava no trio dele com KG e Pierce, e sobrevivia de isolations, o que trouxe várias vezes inúmeros problemas.

Com Rondo impossibilitado, ficaria impossível jogar dessa forma, e o time foi obrigado a mudar, passando a ser bem mais coletivo, a rodar a bola mais rápido afim de achar alguém livre, usando mais Bradley, Green, Terry, Lee…Vide que todos cresceram de produção nesse último período.

Ah então quer dizer que o Celtics melhora no ataque sem o Rondo, que deixava o time mecanico?

Não sei se a decisão de jogar dessa forma partia dele ou de Doc Rivers, mas para não ficar a impressão que estou menosprezando o trabalho de Rondo em quadra, pensem comigo:

Esse time atual, sem ele e nesse estilo, eu estou curtindo cada jogo sem nenhuma responsabilidade de vencer, e não projeto nada, apenas curto.

Será que passamos de um 1st round nos playoffs? Talvez, mas não fico muito otimista.

Agora imaginem esse time com Rondo, explorando a movimentação, o passe rápido, usando a visão dele pra tirar proveito do talento de todo mundo…

O Celtics dessa forma seria contender, candidato ao título, com um time superior ao que foi as finais da conferencia na temporada passada.

Concluindo tudo isso, podemos ver que, o Celtics não é melhor sem Rondo, o esquema atual é melhor que aquele utilizado nos tempos do camisa 9 em quadra.

 

Author avatar
Redação Celtics Brasil

24 comentários

  1. allan brito

    bom texto.
    o time realmente nao e melhor sem rondo mais esta mais distribuido e menos imprevisivel.
    vamos aproveitar so isso e ver jo que da.

  2. Daniel Sabino

    Pura verdade o texto acima, unica coisa que acontece com Rondo em quadra é q todos ao receber a bola automaticamente vendo ja passava pra ele, sua rapidez para o contra taque é impressionante. Mas o jogo de agora não, a bola esta sendo mas corrida em quadra passando de mão em mão… Gosto muito de ver Rondo jogando… Mas o jogo assim fica mais emocionante vendo todos participando das jogada…

  3. Renato Lgb

    Perfeito no ultimo parágrafo!

  4. Sandro Rodrigues

    O que não pode é, quando Rondo voltar, o time voltar a jogar como no período pré-lesão…espero que Valdomiro Rivers tenha aprendido a lição com essas seis vitórias…ontem até o Bass foi bem!

  5. Gabriel

    Concordo plenamente belo texto, acredito que a melhora dos pontos do “reservas”, coisa que não estava acontecendo até a contusão do Rondo, colaborou e muito para o crescimento do time atrelado a mudança de esquema. Notável e espero que o Rivers vendo isso pra próxima temporada explore a habilidade do Rondo junto ao esquema que daria um belo casamento para nós fãs.

  6. Ailson

    Tá tudo bem… e porque não jogar assim com o Rondo em quadra?! É isso que não entra na minha cabeça! O que impede o Doc a esquematizar o time a jogar dessa forma com o Rondo ?

  7. Paul Pierce

    Vamos tirar a conclusao principalmente qnd o Celtics for enfrentar os 5 do oeste na estrada no final desse mes.

  8. sebas1606

    Concordo plenamente com o que foi dito no texto.Muitos jogadores eram pouco acionados quando o Rondo estava em quadra já que o jogo se concentrava demais nele.Não sei se era teimosia do Rondo,falta de confiança dos outros jogadores ou falta de confiança do Rondo nesses jogadores,ou do próprio Doc,ou o esquema tático dele ou então tudo junto!Mas é só ver o ataque da equipe nessas últimas partidas,muito mais dinâmico no ataque,defendendo muito,principalmente no perímetro.O time além disso parece ter comprado a ideia de poder surpreender todos sem o Rondo.

    Agora,tenho duas perguntas.A primeira é,se o Rondo não concentrasse tanto o jogo em suas mãos,será que teríamos condições de lutar pelo primeiro lugar da conferência?

    A segunda,se analisarmos bem o elenco que temos hoje,com a galera jogando bem,agente pode fazer algo parecido com a temporada passada?Veja bem,depois de 2008 sempre tivemos problemas nos offs por causa de lesões,falta de mando de quadra,um elenco não tão grande como esse e mesmo assim sempre fomos longe.Não seria irreal pensar em algo grande nos offs.Não podemos duvidar desses caras,e como o Luiz disse,vamos curtir o momento.A responsabilidade fica pros “favoritos”.

  9. Fernando

    Penso que podemos surpreender seja o adversário do leste, seja do oeste. Claramente nossa equipe teria dificuldades contra os 3 primeiros do oeste e o primeiro do leste. Mas, estou certo que não seria fácil para eles também.

  10. Fernando

    Sendo objetivo e bem prático. Na minha opinião, sem o Rondo a panela acabou. O time está melhor. É visível que o PP perdeu um peso.

  11. Joao Marcio

    Não sei porque, mas percebo um certo desprezo pelo Barbosa, vejam o texto: todos estão jogando melhor no entanto ele não foi citado uma única vez. Nas seis vitorias ele só não foi peça importante ontem, contra os Raptors o time perdia de 10 pontos quando vindo do banco LB meteu fumaça no jogo e fez 12 pontos no último quarto. Sei que ele não brilhante mas nesses jogos, salvo contra os Lakers, ele foi muito importante.

  12. Fernando

    Sempre torço pelos brasileiros. No início da temporada entendi que o LB estava devendo. Mas agora vejo elo melhorando, como o time todo. A forma de jogar está e vai continuar ajudando o LB.

  13. Marco

    Com esse esquema tático o Celtics não tem um PG de ofício e mesmo com esse esquema se incluir Rondo suas assistências provavelmente cairão muito e ele terá de pontuar mais ou seja não é tanto sua característica então não sei se daria muito certo com ele

  14. Flávio

    Concordo com alguma opiniões acima, não acho que o time seja melhor sem Rondo, mas com certeza está menos previsível e mais coletivo. Bom pra nós… de repente rola uma surpresa boa pra nós Celtas. O fato é que o time tem jogado eficientemente e rodando a bola rápido assim, tá até bonito de ver.

  15. Walisson Roberto Fernandes

    Uma pergunta: a cirurgia do Rondo já foi feita?

    • Sérgio Soares

      Não sei se já operaram, mas vi uma notícia dizendo que o ligamento se rasgou apenas parcialmente, o que diminui demais o tempo de recuperação.
      E isso já era de se esperar, pois ele só estava sentindo dores e continuava andando normalmente. Ia até jogar no dia que descobriram a lesão.

  16. djcavuca

    Entre termos um craque que joga sozinho e não termos este craque, porém com um time jogando como equipe, eu prefiro a segunda opção. Rondo joga muito, entretanto, a meu ver, seu individualismo estava prejudicando a equipe.

  17. Fernando

    Não acho o Rondo “fominha”. Mas, via que entre passar para o Bass livre e o PP marcado, ele preferia o PP. Entre passar para o Terry e o KG cansado e marcado ele preferia o KG. O outro aspecto é a forma atual de jogar, o time imprime velocidade, é dinâmico, tem alternativas. Com o Rondo era o jogo de meia quadra, com o propósito de o PP e o KG se pouparem e bola neles, sempre! Agora estamos sem armador fixo, todos jogam, correm, trocam passes. A forma de jogar é alegre. É isso que estamos gostando de ver. O Rondo pode jogar desta forma, se ele quiser.

  18. Fernando

    Se o Doc vai conseguir convencê-lo, eu não sei. Eu torço para que o Rondo tenha notado a diferença de desempenho e o seu motivo.

  19. Danilo Jeolás

    Alguns jogadores eram subutilizados. Isto é ponto pacífico, não há discussão. Mas na minha opinião, a grande melhora foi defensiva.

  20. Fernando

    Concordo. A recuperação do Bradley e a entrada do Lee deram consistência defensiva. Até o Bass tem pesado menos. Se tivessemos o Sully saudável… Penso que o conjunto de fatores é esse aí. Um pouco de sorte, mérito do Doc de encontrar uma forma nova de jogar (ou será que ela caiu no seu colo? Não sei mesmo).

  21. ricardo soares medeiros

    Que o Rondo se quiser se encaixa nesse sistema de jogo é mais do q óbvio, mas tenho dúvidas se seu ego permite q ele nao assine cada jogada da equipe. Acho q mesmo q fosse por ordem do Doc o jogador sente em quadra qdo um sistema nao tá dando certo e muda o ritmo do jogo e faz seus companheiros jogarem, afinal essa é a funcao numero 1 de um armador. E Rondo tava jogando claramente para si e para suas stats. Eu o trocaria, mas obviamente por alguém de bom nível.

  22. Vinicius

    Troca Rondo, Al Jeferson + Alec Burks ou Jamal Tinsley x Rondo.
    Contrata um PG normal, como Calderon, Lowry, ou um desse nivel, sem muita extravagancia. Tá feito o melhor time da liga.
    PG + BRADLEY OU LEE + PIERCE+ KG + AL JEFERSON

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.