O tabu de vitórias do Boston Celtics em 2013-2014 continua. Em seu terceiro compromisso na temporada da NBA, o maior campeão da história da liga foi derrotado, na noite de domingo (3), para o histórico rival Detroit Pistons, por 87 a 77. O jogo foi disputado no Palace of Auburn Hills, em Detroit (Michigan).
Foi a terceira derrota consecutiva do Celtics na temporada, sendo que a equipe verde, ao lado do Washington Wizards, são as únicas a estarem zeradas na conferência Leste. Já o time de Michigan, candidato a voltar aos playoffs, possui uma campanha de duas vitórias em três jogos.
Em busca de reação na competição, o Celtics vai encarar o seu primeiro back-to-back na temporada: enfrentará o Memphis Grizzlies, nesta segunda-feira (4), no Tennessee. O Pistons, por sua vez, receberá o Indiana Pacers nesta quarta-feira (6).
Como já era esperado antes mesmo do início do jogo, o Detroit Pistons explorou o seu forte trio de garrafão, com Josh Smith, Greg Monroe e Andre Drummond, sendo que este último anotou os seis primeiros pontos do time de Michigan. Pelo Celtics, Vitor Faverani marcou seis dos primeiros oito pontos, mas não foi o suficiente para impedir que o Pistons abrisse uma diferença no placar. Com a entrada de Jordan Crawford e Jared Sullinger, o time verde ficou próximo de empatar e teve a chance antes do fim do Q1, mas Crawford desperdiçou o arremesso de longa distância.
No segundo período, com Brad Stevens lançando a formação reserva para a quadra, o Celtics encontrou sérias dificuldades no ataque, demorando três minutos e meio para pontuar, enquanto observava o Detroit crescer ainda mais no duelo. O calouro Kelly Olynyk, com cinco pontos em menos de um minuto, até fez o Boston acreditar na virada antes do intervalo, mas o Pistons voltou a exercer o domínio de jogo, abrindo 13 pontos de diferença depois de um lance ofensivo de Josh Smith. Crawford e Gerald Wallace até cortaram um pouco o prejuízo, mas não foi o suficiente para impedir que os donos da casa fossem para o vestiário com a liderança folgada no marcador.
Nos doze minutos seguintes, Pistons e Celtics enfim passaram a fazer um duelo mais equilibrado. Mesmo com o time da ‘Motor City’ inspirado no ataque, o Alviverde manteve o jogo lá e cá, com Olynyk sendo o líder ofensivo do time. Sem deixar o Detroit abrir mais de dez pontos, o Boston encostou de vez no placar com uma sequência de 6-0 nos dois minutos finais, o que os deixou com apenas cinco pontos de prejuízo.
Inspirados pelo ótimo final de Q3, os atletas do Celtics voltaram com tudo para o último período. Avery Bradley empatou o jogo ainda no primeiro minuto, após uma cesta de três, e Jared Sullinger chegou a colocar o time verde na liderança após dois lances livres. Diante do bom início dos visitantes, o Pistons manteve a calma e não demorou a retomar o domínio das ações: com dez pontos seguidos, sendo cinco de Brandon Jennings, os anfitriões retomaram a liderança e abriram vantagem. De novo tendo que tirar a desvantagem, o time celta ficou nervoso e passou a cometer erros bobos, que permitiram novas chegadas ofensivas do Pistons, que seguia pontuando. O Celtics até se aproximou novamente, esteve a quatro pontos do empate restando dois minutos para o fim, mas falhou: o Pistons aproveitou bem as chances e definiu o jogo no Palace of Auburn Hills: 87 a 77.
Sumário
ToggleDestaques do Pistons
Andre Drummond (15 pontos e 12 rebotes)
Greg Monroe (15 pontos e 10 rebotes)
Josh Smith (15 pontos e sete rebotes)
Destaques do Celtics
Kelly Olynyk (15 pontos e oito rebotes)
Jordan Crawford (13 pontos e três rebotes)
Avery Bradley (13 pontos e oito rebotes)
Respostas de 3
Hoje contra o Memphis vai ser feio novamente.