Que Rondo faz muita falta para a equipe de Boston, isso todos já sabem, mas quanta falta ele faz, você sabe ?
Quem assiste regularmente os jogos do Celtics, não precisa ver estatísticas pra saber que com a ausência dele, tudo muda.
A movimentação de bola diminui, a defesa piora, as jogadas saem forçadas, ninguém recebe a bola livre e por muitas vezes o cronometro dos 24 segundos de posse de bola estoura.
Quem vive o dia a dia do Celtics, vê tudo isso. Mas tem muita gente que não acompanha os jogos e que possuem uma certa resistência a Rajon Rondo.
Não é raro se ouvir por aí que Rondo não pode ser considerado um armador Top, pois não tem um arremesso consistente, ou então que ele só da tantas assistências pois joga com o Big 3, que por conta disso é só “tocar pro lado e comemorar a assistência”
Não por acaso quem diz esse tipo de coisa, costumam ser torcedores adversários, querendo diminuir o valor de Rajon para o time de Boston e pra NBA em si.
Porém a teoria de que “qualquer um” poderia dar mais de 10 assistências armando a equipe de Boston, começou a ser posta a prova no momento em que Rondo se contundiu.
Nesse momento o “SE” e o “TALVEZ” deram lugar a vida real, e todos puderam observar o que era o Celtics sem o Rondo e o que era o Big 3 sem o Rondo.
Logo de cara ficou nítido o quanto Rajon era fundamental para manter os já veteranos jogadores de Boston em alto nível.
Ray Allen e Shaq foram de longe os que mais sentiram a falta do armador.
O sistema ofensivo todo foi comprometido e aquela troca de bolas e jogo inteligente praticado pelo Celtics sumiu por completo, dando lugar a jogadores tentando suas jogadas quase que única e exclusivamente de forma individual.
Os números mostram claramente o quanto o ataque celta caiu de qualidade com a saída do Rondo, chegando ao absurdo ter uma “média de pontos convertidos por partida” igual a do New Jersey Nets, que tem a segunda pior média de pontos de toda a NBA.
O que fica provado com isso?
Não é o Big 3 que carrega Rondo nas costas e sim ele é quem mantém os 3 em alto nível.
Prova também que não é preciso ser um bom arremessador pra contribuir ofensivamente com a equipe, ou pra decidir jogos.
Pra provar tudo isso que digo, convido a todos a lerem as estáticas abaixo, que mostram o desempenho ofensivo da equipe de Boston com e sem Rondo na armação:
Com Rondo em quadra:
20 Jogos
17 vitórias e 3 derrotas (85% de aproveitamento)
Média de pontos – 102,5
Maior placar realizado – 116
Média de jogos com mais de 100 pontos – 65%
Jogos contra adversários top 4 das conferencias: 7 jogos / 35% dos confrontos (Heat 2x, Bulls 2x, Thunder 2x , Mavs)
Aproveitamento contra top 4: 5 vitorias e 2 derrotas (72% de aproveitamento)
Sem Rondo em quadra
11 jogos
7 vitórias e 4 derrotas (63% de aproveitamento)
Média de pontos – 92,7
Maior placar realizado – 102
Média de jogos com mais de 100 pontos – 27%
Jogos contra adversários top 4 das conferencias: 1 / 9% dos jogos (Magic)
Aproveitamento contra top 4: 0 vitórias e 1 derrota (0% de aproveitamento)
Respostas de 12
O Rondo e o motorista desse volante. e o cara que pensa pela equipe. o big three tem muito criatividade sim. mais e o rondo que organiza tudo poe tudo em seu devido lugar.. .. Acredito que com a volta de rondo “outras supostas lesoes de outros jogadores” não vao influenciar. a maior carencia do celtics no momento e armação. Pois o nate e bom jogador. mas se limita a participação vinda do banco” com umas bolinha de 3 e etc” não tem o comando de jogo que o rondo tem. O Bradley não esta mostrando serviço, talvez pela falta de adptação com o campeonato. e o West contundido. Lets Go celtics ; Back Rondo
Aquele Big 3 nao existe mais, Rondo é o melhor jogador Celta.
Muita gente acha que um jogador ser o melhor ele tem que fazer mais pontos. Nada disso, Rondo nao faz ponto mas ele praticamente faz pontos pra alguns, deixando eles sosinhos.
É a maior falta que o time pode sentir. E daqui a uns anos o Celtics vai ser resomido em Rajon Rondo.
E tem gente q diz que só por causa do big 3 que o Rondo joga o que joga …
Tem muita coisa que falam do Rondo. Um dia desses escutei que o J. Nelson no Celtics iria ter desempenho em ASS melhor que o Rondo. Rondo no Orlando com D12 iria ter “só” de ponte area 10 por jogo. Mas é assim, todo bom jogador tem inimigos. Quanto melhor mais odiado. Quem nao odeia o Lebron?
Parabéns pela BELÍSSIMA matéria Daniel.
Genial quando vc fala ” Não é o Big 3 que carrega Rondo nas costas e sim ele é quem mantém os 3 em alto nível”, porque apesar da idade, ninguém aqui dúvida do talento de Ray Ray, Pierce e KG. Mas, principalmente por serem veteranos, hoje já não decidem jogos sozinhos. E é aí que entra o melhor jogador hoje do nosso plantel. Rondo.
Ps – …mesmo sem o Rondo, mas com o West, tudo estaria bem. Agora, o Nate de titular…
Ps2 – Camarada Matheus, sinceramente, eu não odeio o Lebron. Aliás, odiar os outros não tá com nada. Nem de brincadeira.
Feliz 2011 pra todos nós e principalmente pro CELTIC’S’ !!!
Daniel Emiliano Parabens pela otima materia.
queria sugerir uma materia sobre a Evolução do Marquis Daniels, que por conta das lesoes esta mais tempo em quadra e correspondendo ate mais que o esperado ..
O Rondo faz a maior falta, sem as assistencias e as roubadas de bola que fazia, o time ficou mais fraca…Ele praticamente era o cabeça do time, pois é o armador, ele é quem arma as jogadas e cria estrategias para o time se sair melhor.
Vide também Shaq fez mais de 20 pontos outro dia ae, ele nao fazia isso desde o PHX, no ano que chegou.
Veio axo que The big shamrock ta em casa. pq agora ta em time de grupo, não e merda de cavaliers que vivia de lebron. acho que nos playoffs shaq vai mandar ver. so fiquei triste por aver rumores de que proxima temporada shaq vai pra turkia”acho que e turkia neh”.
sem duvidas o RONDO e o melhor jogador do CELTICS.e nao tem substituto pra ele, talvez o Nash ou Kidd, mas eles nao sao dos CELTICS.RONDO e o ”BIG” dos CELTICS.
Adoro chupar o Kobe e ser enrrabado pelo Bynum, aquele pintudo
What’s up, this weekend is fastidious designed for me, because this occasion i am reading this impressive educational article here at my house.