Apesar de ter uma semana com resultados desastrosos em quadra, com derrotas em plena abertura da temporada para Toronto Raptors e Milwaukee Bucks, a torcida do Boston Celtics teve muitos motivos para comemorar nesta semana: em dois momentos históricos, o lendário ex-pivô celta Bill Russell foi homenageado na cidade que defendeu por 13 temporadas e onde conquistou 11 títulos da NBA.
A primeira cerimônia ocorreu na tarde de sexta-feira (1º), no City Hall Plaza, em Boston. Diante de muitos fãs, ex-companheiros de Celtics (Satch Sanders, Sam Jones e JoJo White entre eles), ex-atletas da NBA, executivos (David Stern, comissionário da NBA, foi um deles)e também dos proprietários e do treinador do Celtics, foi revelada a estátua que o homenageia. Dois dias antes, na quarta-feira (30), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conferiu antes como havia ficado a obra. “Boston era uma cidade muito diferente quando Russell jogou aqui. Mas ele lutou com ela e por isso nós o honramos”, discursou o prefeito de Boston, Thomas Menino. “Estou quase sem palavras. Quase”, disse um emocionado Russell.
No mesmo dia, Russell acabou visitando o TD Garden, onde o Celtics enfrentaria o Milwaukee Bucks. Sentado nas primeiras fileiras do ginásio, hoje bem diferente do antigo Boston Garden onde se consagrou, o eterno camisa 6 foi ovacionado assim que o locutor do TD o anunciou, logo após o final do primeiro quarto, vencido pelo Alviverde por 29 a 16. Com todos em pé, incluindo os atletas celtas, Russell sorriu diante de tantas manifestações de carinho.
Respostas de 2
Lord of the Rings e um dos atletas mais influentes de todos os USA de todos os tempos.
Imagina um quinteto: Bob Cousy, Havlicek, Larry Bird, K Garnett e Bill Russel? Só no 2k mesmo =).
Tem chances contra o meu best-all time: M Jhonson, M Jordan, L Bird, B Russel, W Chamberlain, ou do 2nd: O Robertson, Doc J, L James, K-Abdull, H Olajuwon =P