Olá pessoal, hoje irei falar um pouco sobre o que são as lesões desportivas, sua classificação e suas causas.
Lesões desportivas são as lesões que ocorrem no durante ou por causa da prática desportiva. Essa prática desportiva não é somente a atividade de alto rendimento que são ligadas aos atletas profissionais, toda e qualquer pessoa que sofra alguma lesão durante sua atividade física (crianças na educação física, senhoras em suas caminhadas diárias e até mesmo os peladeiros de fim de semana).
Podemos dizer que há dois tipos de lesões:
• Lesões agudas: lesões resultantes de algum acidente durante a prática da atividade física;
• Lesões de sobrecarga ou crônicas: lesões resultantes da repetição diária de um movimento.
Os fatores que influenciam no aparecimento das lesões desportivas também possuem duas classificações:
• Fatores intrínsecos: idade, sexo, condição física, desenvolvimento motor, alimentação, fatores psicológicos;
• Fatores extrínsecos: execução dos movimentos específicos de cada esporte, equipamento utilizado, planejamento do treino, carga de treino, local da atividade física, condições climáticas.
Isso quer dizer que as lesões desportivas podem ocorrer devido a métodos de treino incorretos, movimentos específicos de um esporte sendo feito de forma errada, más condições ou local indevido para prática de atividades, entre outras coisas.
É de grande relevância o conhecimento desses fatores por parte dos profissionais envolvidos nessas práticas desportivas, pois a partir disso eles podem procurar meios para evitar e prevenir o surgimento dessas lesões. Essa prevenção das lesões desportivas pode ser dividida em três níveis:
• Nível 1: É a prevenção antes do surgimento das lesões. Exemplo disso é a procura de profissionais para o acompanhamento das atividades, consulta com médico para ver se é apto para a prática de atividade física, escolha de equipamentos de segurança, entre outros;
• Nível 2: É iniciado quando se diagnostica o processo patológico. Nesse momento se faz ações para, se possível, regredir ou fazer desaparecer o processo patológico.
• Nível 3: Nesse nível, as ações são feitas quando o processo patológico já esta instalado. Utilizam-se medidas para desenvolver a capacidade que o indivíduo ainda tem no local atingido pela lesão para que o mesmo leve uma vida útil e saudável. Essa fase já esta ligada a reabilitação.
Espero que o texto de hoje ajude á compreender um pouco mais sobre lesões desportivas. Abaixo coloco o link de um artigo abordando o mesmo tema, com mais detalhes e com bibliografia para os interessados.
http://www.crefito3.com.br/revista/rbf/05v9n2/pdf/123_128_desportiva.pdf
Grande abraço a todos e qualquer dúvida ou sugestão é só deixar na caixinha de comentários!
Por: Glauco Nascimento
Respostas de 8
Parabéns, muito importantes essas informações para quem pratica esportes.
Show, mostra detalhes importantes sobre o tema. Aproveitando queria propor que falasse um pouco sobre lesões de tornozelo, tão freqüentes no basquete, além de lesões de ombro, especificamente sobre o Manguito rotador ao qual o meu encontra-se em recuperação após uma luxação. Abraço e parabéns pelo trabalho.
Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pela coluna!!
Gostaria que falasse sobre lesões joelho, pois no basquete os atletas sofrem muito com impacto, e geralmente acaba prejudicando o joelho com lesões como torção, entre outras.
Parabéns mais uma vez pelo seu trabalho!
Parabéns pela matéria!
Lesao pra atletas profissionais preparados e com grandes especialista ja é dificil recuperação, imagine para nós que temos q conviver com a vida de “subatleta amador de fds” rs e com a vida “normal”…
Tive algumas lesos, distenção na virilha e um acidente de moto q acabou com meu tornozelo e ate hj sinto dificuldades qnd jogo e acabo piorando, infelizmente é um mal sem cura…
E parabens pelo texto
Parabéns Glauco!
Quero parabenizar o autor do texto, Glauco Nascimento, muito feliz no tema, com uma disertação sensacional de fácil entendimento a todos, parabés campeão, este texto já está selecionado em meus favoritos…recomendo a tods aconpanharem o grande @glaucons no twitter fera e muita informação util !
abraços e sucesso sempre !
soniagloria@email.com