Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Torção de tornozelo

Uma das lesões mais comuns é a torção de tornozelo. E nem centralizo apenas no esporte, mas no dia-a-dia também.

Faço parte de uma equipe de recreação e estou trabalhando na colônia de férias e hoje mesmo uma das professoras torceu o tornozelo “brincando” com as crianças da turma dela. Na primeira semana quase torci o pé pisando em um degrau da piscina de mau jeito, na recreação de ano novo, uma amiga minha torceu o pé imitando macaco!

Não estou querendo falar sobre a equipe ou os nossos eventos, estou apenas dando exemplos de coisas que parecem bobas, mas que geraram no mínino uma dor momentânea. No esporte, os exemplos são diversos também.

A torção, ou entorse, é uma lesão na qual acontece o alongamento dos ligamentos, podendo chegar ao rompimento parcial ou total dos mesmos.

No basquete é muito comum ver esse tipo de lesão quando um jogador sobe para o rebote e quando volta ao solo, pisa no pé de algum outro jogador ou numa corrida o atleta pisa de mau jeito. A pessoa pode não sentir dor na hora pelo fato de estar com o “corpo quente” por causa da atividade.

Ao torcer o tornozelo, deve-se parar imediatamente com a atividade que está sendo feita, elevar a perna e aplicar gelo no local. Caso continue a dor e o inchaço, procurar um médico para exames detalhados.

No esporte, esse tipo de lesão pode ser prevenido com a utilização de estabilizador, tornozeleiras e as famosas botinhas de esparadrapo.

Outra forma válida para é o fortalecimento da musculatura envolvida na articulação para funcionar como uma proteção adicional além dos ligamentos.

Além de prevenir lesões, diminui o grau da lesão, quando acontece. Outro fator importante é a propriocepção. Propriocepção é o termo que descreve a percepção do próprio corpo, da postura e dos movimentos. E como muitas torções acontecem pelo pisar em falso ou de mau jeito, é importante termos uma boa propriocepção.

Por hoje é isso pessoal, qualquer dúvida é só deixar na caixinha!! Grande abraço!!

Por: Glauco Nascimento

Author avatar
Glauco Nascimento da Silva

4 comentários

  1. murilozazibr

    Nossa,a da amiga imitando um macaco foi tenso hsauhasuhas.Boa reportagem.

  2. Sérgio

    Torção no tornozelo é dureza de recuperar as vezes. O peso todo do corpo se concentra nele, ai tem que descansar um bocado sem pisar, só de perna pra cima.

  3. LEonardo Moreira

    Tenho uma lesao no tornozelo, mas fol pancada num acidente, 1 ano vai fazer e continua inchado, dificil demais recuperação total

  4. Rafael Forner

    ja torci os dois mais de uma vez dessas maneiras

    à toa, indo abrir o portao, mudando de piso, um mais alto que outro, essas coisas

    até indo pegar o jornal jah torci, eh mto facil acontecer ,….

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *