A sombra de dúvida, sempre arrastou Rajon Rondo. Será que ele é o melhor?
Ele é melhor do que Sebastian Telfair, melhor do que Delonte West? Ele pode jogar com Ray Allen, Kevin Garnett e Paul Pierce? Ele tem qualidade para chutar?
De repente, parece que os questionamentos acabaram.
Ele é um All-Star agora. Ele assinou uma prorrogação de contrato de US $ 55 milhões. Ele é um dos melhores armadores da NBA e um dos rostos da liga.
E agora?
Quando ele saiu de um treinamento, uma criança gritou: “Rondo, você é o melhor armador da liga!”
Um ano atrás, Chris Paul foi considerado o armador da NBA. Rondo discordou tanto e logo após o Celtics derrotou os Hornets em confronto no início de temporada.
“As pessoas sabem quem eu sou, mas não é por isso que eu jogo”, disse Rondo. “Eu jogo o jogo para provar a todos entre meus colegas que eu sou o melhor. Não é por Chris Paul. Não Deron Williams. Não Derrick Rose. Talvez Derek Fisher. Ele é a única pessoa que tem mais anéis que eu”, disse Rondo.
O dinheiro torna a vida mais fácil. A publicidade faz o brilho do astro. Mas ainda há um debate. Há ainda uma conversa. Se Paul não estava machucado, ele seria o melhor armador da liga. Se a Williams tinha mais possibilidades de jogo. Se Rose vai jogar mais com mais anos de liga. Se, se, se.
Essa é a dúvida que temos a sombra de Rondo. O que ele tem que provar agora?
“Que eu sou o melhor,”disse ele. “Nenhuma especulação. Oh, ele pode ser top três, top cinco, top dez. Não, eu quero provar que sou o melhor.”
Mesmo na última temporada, as pessoas nao viam isso. Rondo mesmo com média de double-double (14.8 pontos e 10.2 rebotes) contra o Miami na primeira rodada dos playoffs, os números foram aparentemente modesto demais para o técnico dos Cavaliers, Mike Brown, fazer em Rondo uma marcação especial para a série.
“Antes do primeiro jogo, não tinha planos para ele”, disse Shaquille O’Neal, “Então, quando ele destruiu a gente no jogo, tivemos que fazer um.”
Bem feito, no primeiro jogo Rondo fez 27 pontos, 12 assistências e 6 rebotes. Mesmo com uma marcaçao forte, no jogo dois ele deu 19 assistencias. Rondo teve média de 20.7 pontos, 11.8 assistências e 6.3 rebotes para a série, e no jogo 4, gravou 29 pontos, 18 assistencias e 13 rebotes.
“Todo grande jogador tem que encontrar algo para motivar-se, para obter-se para o nível seguinte”, disse Pierce. “Rondo ainda tem algum caminho a percorrer para chegar onde eu acho que ele pode ir. É por isso que ele continua a trabalhar. Mas ele vai ter de encontrar algo para continuar a motivar a si mesmo. Sim, ele pegou o contrato. Sim, ele tem um anel. Sim, ele fez parte da equipe do All-Star. Mas ainda há um monte de coisas para que ele cumpra. Encontrar uma motivação a cada dia para melhorar a si mesmo.”
Críticos de Rondo ainda tem coisas para nao gostar dele. No caso, o seu tiro livre (62.1 % na temporada regular e 59.6 % nos playoffs) e seu arremesso. O técnico dos Celtics, Doc Rivers disse que a ênfase neste verão é o desenvolvimento no salto de Rondo e arrumar o cotovelo.
“As pessoas ainda querem vê-lo fazer disparos. Ele não fez a equipe olímpica este ano. Ele provavelmente quer fazer isso. Ele é tão jovem, Rondo tem um monte de coisas para provar.” disse Doc Rivers
De certa forma, ele está lá para provar as coisas. Então ele foi para um All-Star Game? Allen foi para nove. Pierce para oito. Kevin Garnett com 13. Ele assinou contrato de cinco anos, 55 milhões de dólares – e ainda assim ele é o quarto jogador mais bem pago no plantel.
“Esta equipe, é impossível ficar confortável”, disse Rondo. “Você tem muita All-Stars da equipe, quatro futuro Hall of Fame. Eu fiz uma aparência All-Star. Eu não fiz nada. Talvez se eu fosse o único cara no Celtics que fez a equipe All-Star, talvez eu pudesse relaxar um pouco, mas nesta equipa, é impossível.”
Há sempre mais a fazer. Motivação sempre.
“Eu não estou querendo ser o melhor ou um ano para que as pessoas pensam que você é o melhor um ano”, disse Rondo. “Você tem que provar isso a cada noite. Toda noite alguém vai ser de projeção para esse ponto. ”
Fonte: Celtics Globe
Por: Guilherme Camillozzi
Respostas de 6
Humildade de Rondo né hehe
Se ele melhorar os arremessos ele com certeza tem potencial para ser o melhor
É Bom lembrar que sem ele não o Celtics não chegaria as finais, pra mim ele só tem que melhorar seus arremessos pois é o melhor armador na transição da NBA hoje.
Ele tá certo em pensar assim. Eu tinha um treinador de futebol que me falo que se tu não falar que é o melhor, pouca gente ai dizer pra ti.
Quem se rebaixa e diz que não é o melhor nao vai chegar em lugar nenhum.
Mas na minha opinião ele ainda nao é, mas em breve pode ser.
Para mim só perde para o Deron e Chris.
Deron e Chris são mais completos que ele. Mas sou fã do Rondo.
sem duvidas rondo é o melhor