Uma das lesões mais comuns é a torção de tornozelo. E nem centralizo apenas no esporte, mas no dia-a-dia também.
Faço parte de uma equipe de recreação e estou trabalhando na colônia de férias e hoje mesmo uma das professoras torceu o tornozelo “brincando” com as crianças da turma dela. Na primeira semana quase torci o pé pisando em um degrau da piscina de mau jeito, na recreação de ano novo, uma amiga minha torceu o pé imitando macaco!
Não estou querendo falar sobre a equipe ou os nossos eventos, estou apenas dando exemplos de coisas que parecem bobas, mas que geraram no mínino uma dor momentânea. No esporte, os exemplos são diversos também.
A torção, ou entorse, é uma lesão na qual acontece o alongamento dos ligamentos, podendo chegar ao rompimento parcial ou total dos mesmos.
No basquete é muito comum ver esse tipo de lesão quando um jogador sobe para o rebote e quando volta ao solo, pisa no pé de algum outro jogador ou numa corrida o atleta pisa de mau jeito. A pessoa pode não sentir dor na hora pelo fato de estar com o “corpo quente” por causa da atividade.
Ao torcer o tornozelo, deve-se parar imediatamente com a atividade que está sendo feita, elevar a perna e aplicar gelo no local. Caso continue a dor e o inchaço, procurar um médico para exames detalhados.
No esporte, esse tipo de lesão pode ser prevenido com a utilização de estabilizador, tornozeleiras e as famosas botinhas de esparadrapo.
Outra forma válida para é o fortalecimento da musculatura envolvida na articulação para funcionar como uma proteção adicional além dos ligamentos.
Além de prevenir lesões, diminui o grau da lesão, quando acontece. Outro fator importante é a propriocepção. Propriocepção é o termo que descreve a percepção do próprio corpo, da postura e dos movimentos. E como muitas torções acontecem pelo pisar em falso ou de mau jeito, é importante termos uma boa propriocepção.
Por hoje é isso pessoal, qualquer dúvida é só deixar na caixinha!! Grande abraço!!
Por: Glauco Nascimento
Respostas de 4
Nossa,a da amiga imitando um macaco foi tenso hsauhasuhas.Boa reportagem.
Torção no tornozelo é dureza de recuperar as vezes. O peso todo do corpo se concentra nele, ai tem que descansar um bocado sem pisar, só de perna pra cima.
Tenho uma lesao no tornozelo, mas fol pancada num acidente, 1 ano vai fazer e continua inchado, dificil demais recuperação total
ja torci os dois mais de uma vez dessas maneiras
à toa, indo abrir o portao, mudando de piso, um mais alto que outro, essas coisas
até indo pegar o jornal jah torci, eh mto facil acontecer ,….