Equipe de melhor campanha na temporada 2019/2020 da NBA, o Boston Celtics iniciou, na madrugada de sexta para sábado (16), uma série de cinco partidas consecutivas como visitante contra equipes da Conferência Oeste. Logo de cara, o Alviverde teve um difícil compromisso diante do Golden State Warriors, que não tem bom desempenho na competição, mas defendia seu cartaz de pentacampeão do Oeste e atual vice-campeão da liga ao lado da torcida no Chase Center. Alternando momentos de brilho com apagões, o Celtics se impôs nos minutos finais, freou a empolgação do Warriors e conseguiu a décima vitória consecutiva na temporada, desta vez por 105 a 100.
O início de jogo no Chase Center foi marcado pela lentidão e certa displicência do Boston Celtics, que errou jogadas fáceis na quadra de ataque e não conseguiu frear o bom começo do Golden State Warriors: em pouco tempo, os donos da casa abriram 15 pontos de vantagem. Com Marcus Smart e Jayson Tatum afiados, o Alviverde reduziu o prejuízo para oito pontos antes do encerramento do primeiro quarto. No período seguinte, com uma defesa encaixada e Tatum inspirado, o Celtics virou o jogo e levou uma vantagem mínima para o intervalo.
Embalado pela boa atuação no segundo quarto, o Boston Celtics voltou do intervalo disposto a ampliar a vantagem sobre o Golden State Warriors e chegou a liderar a partida por sete pontos, contando com boas jogadas de Jaylen Brown no ataque. O Warriors, porém, não se entregou, se manteve vivo na partida e até virou o placar novamente durante o último quarto. Pressionado, o Celtics respondeu bem: com 14 pontos de Kemba Walker em oito minutos, a franquia de Massachusetts confirmou o triunfo como visitante.
Atleta mais acionado pelo Boston Celtics na quadra de ataque, o ala Jayson Tatum oscilou durante a partida, mas foi decisivo para a vitória em San Francisco, anotando 24 pontos e pegando oito rebotes, seguido pelo ala Jaylen Brown, que fez 22 pontos e pegou oito rebotes. Discreto durante boa parte do jogo, mas crucial no último quarto, o armador Kemba Walker encerrou o jogo com 20 pontos, cinco rebotes e cinco assistências.
Pelo lado do Golden State Warriors, o cestinha veio do banco de reservas: discreto nos arremessos, mas preciso nos lances livres, o ala-armador Alec Burks fez 20 pontos e pegou três rebotes. Entre os titulares, destaque para os alas-pivôs Eric Paschall, com 16 pontos e oito rebotes, e Draymond Green, que fez um duplo-duplo com 11 pontos e 11 rebotes.
A vitória em San Francisco manteve o Boston Celtics isolado na liderança da Conferência Leste e com a melhor campanha da temporada: o Alviverde venceu 10 dos 11 jogos que disputou e tem 90.9% de aproveitamento. Já o Golden State Warriors, com 11 derrotas em 13 partidas e 15,4% de aproveitamento, ocupa a última posição da Conferência Oeste.
Dando sequência à “Marcha para o Oeste”, o Boston Celtics enfrenta o Sacramento Kings na tarde deste domingo (17), às 17h30 (horário de Brasília), no Golden 1 Center. Também neste domingo, mas às 21h, o Golden State Warriors visitará o New Orleans Pelicans no Smoothie King Center.
Destaques do Warriors
Alec Burks (20 pontos e três rebotes)
Eric Paschall (16 pontos e oito rebotes)
Draymond Green (11 pontos e 11 rebotes / duplo-duplo)
Destaques do Celtics
Jayson Tatum (24 pontos e oito rebotes)
Jaylen Brown (22 pontos e oito rebotes)
Kemba Walker (20 pontos, cinco rebotes e cinco assistências)
Box Score
Melhores Momentos
Respostas de 3
Vitória importante por que chega a ser o primeiro time a ter uma série de 10 vitórias na temporada, e assim como no antigo estádio em Okaland o Celtics se dá bem na região de San Francisco.
Para um time em formação, a campanha vem sendo muito acima do esperado, espero apenas que os erros sanáveis comecem a ser resolvidos com o passar do tempo,
Eu estou muito satisfeito. Não poderíamos estar melhor.
As vezes o time joga em “marcha lenta”, quando precisa briga na defesa e, no ataque, ou Kemba ou Tatum aparecem no clutch.
Temos erros sim, mas estamos evoluindo, jogo a jogo.
Ainda está complicado ver um up mais significativo na defesa do Kanter (as vezes fica perdidasso), mas ok, ele perdeu vários jogos.
Me preocupa um pouco a minutagem dos titulares. Vai chegar um ponto que eles vão precisar descansar.
Ok, o time é jovem, estamos sofrendo com algumas lesões, mas é um ponto a observarmos na sequência da season.
Eu estou muito satisfeito (e até surpreso) com esse início.
Time em grande fase.
Agora Tem uma sequência dura.
Vou ficar satisfeito se ficar 2-2.
O problema do time é o Theis (na minha visão). Tomara que isso seja corrigido no meio da temporada mas vejo o Thais não agregando praticamente nada.