Draft 2016 – Jamal Murray

A equipe do Celtics Brasil segue com a análise dos jovens talentos inscritos para o NBA Draft 2016, que será realizado no dia 23 de junho, no Barclays Center. Desta vez, falamos sobre o canadense Jamal Murray, combo guard de 19 anos que defendeu o Kentucky Wildcats na temporada 2015/2016 da NCAA e deve figurar entre as 10 primeiras escolhas do Draft.

Informações do atleta

Posição Armador / Ala-armador (PG/SG)
Experiência 19 Anos | Freshman (1 ano universitário)
Altura 1,93 metros (6’4.25”)
Envergadura 1,99 metros (6’6.5”)
Peso 93,8 quilos (207 lbs)

Prós

Mesmo com apenas 19 anos, Jamal Murray é conhecido por ser um pontuador sólido: em sua última temporada por Kentucky, o guard canadense teve mais de 40% de aproveitamento em arremessos de dois pontos e de longa distância. Murray tem muita precisão e um repertório gigantesco de arremessos, mas também sabe jogar muito bem no pick and roll e comanda uma transição com maestria, seja com arremessos ou criação de espaços para os companheiros que estejam em posicionamento melhor.

Outra característica marcante de Jamal Murray é a sua personalidade. Mesmo muito jovem, o atleta de Kentucky sempre mostrou muita confiança e equilíbrio em quadra: além de ser um competidor nato, que sempre está disposto a melhorar, Murray não tem medo de cara feia e não se intimida em jogos decisivos. Além disso, Murray é bem versátil, pode jogar nas posições 1 e 2 sem problemas.

Contras

Apesar de ser um pontuador extraordinário, Jamal Murray ainda peca na armação de jogadas e na explosão de seu jogo: no basquete universitário, o canadense teve mais turnovers do que assistências. A capacidade de criação de Murray, que será bastante exigida na NBA, é questionada por vários analistas: será que ele pode ser mais do que apenas um arremessador?

Jamal Murray não compromete muito na defesa, mas esse aspecto precisa ser trabalhado. Na NCAA, o armador de Kentucky sofreu com alguns armadores mais velozes e alas-armadores mais fortes. Apesar de não ter ferramentas físicas para se tornar um defensor de elite, Murray tem condições para se tornar um atleta mais participativo na defesa.

Resumo

Com sua artilharia pesada e personalidade forte, Jamal Murray tem tudo para impactar qualquer franquia de imediato. Caso seja selecionado pelo Boston Celtics, o canadense ajudaria muito a rotação de Brad Stevens, até porque Avery Bradley, titular na posição 2, é mais conhecido pela força na marcação do que pelo poder de pontuação. A defesa e o poder de criação, entretanto, precisam ser melhorados.

Médias em 2015-2016

Minutos Pts Reb Ast Stl Blk FG 3Pts FT
35,2 min 20,0 5,2 2,2 1,0 0,3 45,4% 40,8% 78,3%

Cotações para o Draft

NBA Draft – www.nbadraft.net 5ª Escolha
Draft Express – www.draftexpress.com 8ª Escolha
Gustavo Arruda
Gustavo Arruda

Gustavo, 25 anos, é maranhense de São Luís, estudante de Jornalismo e repórter esportivo do Imirante.com. Fanático por esportes, principalmente futebol e basquete, é torcedor celta desde 2003, quando ouviu pela primeira vez o TD Garden lotado entoando “Let’s go, Celtics!”, e escreve no Celtics Brasil desde julho de 2011. Nas horas vagas, é goleiro, armador, consumidor de danone, tio do João Gabriel e dá seus pitacos sobre o maior campeão da NBA no Twitter: @gustavoarruda01.

4 Comentários

  1. drakes disse:

    Bateu ontem o record de 3pt do ano em um treino de pré-draft – 79 de 100 tentativas, é a única notícia que sei do que ocorreu.

    Nos jogos que vi de Kentucky não achei a defesa dele muito boa pelas razões apontadas no texto, e não seria meu favorito, mas se vier deve começar a render rápido como força ofensiva.

    0

    0
  2. Felipe Fernando Oliveira disse:

    Me desculpem mas acho esse cara um bust…

    0

    0
  3. […] Visto por muitos como possível escolha do Celtics no 2016 NBA Draft, a ser realizado em exatos 12 dias, o armador Jamal Murray, da Universidade de Kentucky, deixou uma forte e boa impressão em Boston. […]

    0

    0
  4. […] do que 85, recorde absoluto da franquia, pulverizando o recorde que seu concorrente de Draft, Jamal Murray, havia estabelecido em seu treino três dias antes, onde acertara 79 […]

    0

    0

Deixe um comentário