Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Draft 2016 – Dragan Bender

Loja de camisas da NBA

Considerado a grande promessa do basquete europeu na atualidade, o ala-pivô croata Dragan Bender deve ser uma escolha top 5 no NBA Draft de 2016. Astro das seleções de base da Croácia, Bender estreou profissionalmente com apenas 15 anos, pelo KK Split, e não demorou muito para assinar contrato com o tradicional Maccabi Tel Aviv, de Israel. Confira a análise do jovem croata, que tem boas chances de vestir a camisa do Celtics na próxima temporada.

Informações do atleta

Posição Ala-pivô (PF)
Experiência 18 Anos | Internacional
Altura 2,16 metros (7’1”)
Envergadura 2,18 metros (7’2”)
Peso 102 quilos (225 lbs)

Prós

Jogador versátil, que atua como ala-pivô, mas pode ser improvisado como pivô, Dragan Bender tem vários elementos para ser um atleta dominante na NBA, se mantiver a sua evolução. Dono de uma envergadura de respeito, Bender sabe jogar muito bem com a bola, tem uma coordenação excelente e um alto QI de basquete, podendo fazer de tudo na quadra de ataque. Joga muito bem no pick and roll e sabe aproveitar bem a sua habilidade de condução de bola para comandar transições que costumam resultar em pontos fáceis.

Outro ponto de destaque do jovem croata é a sua capacidade de criar jogadas para os companheiros, o que é incomum para alguém de sua idade e de sua posição. Com uma boa visão de quadra e sua inteligência, Bender é um passador acima da média. Na hora de criar seus arremessos, o jovem croata sabe aproveitar bem a sua altura, principalmente contra adversários menores, e tem um gancho praticamente imparável.

Na defesa, Dragan Bender se destaca por não ter dificuldades contra atletas menores: se bem trabalhado, o croata pode se tornar um dos melhores defensores de pick and roll da liga. Além disso, o seu tamanho e sua envergadura podem ajudá-lo em rebotes e tocos. A personalidade de Bender também merece destaque, já que é considerado um competidor nato, que trabalha muito para corrigir os seus defeitos.

Contras

Apesar de ser muito alto e ter uma envergadura considerável, Dragan Bender não é um grande atleta no aspecto físico e não é explosivo o suficiente para jogar como um ala autêntico. Parece um jogador de perímetro preso no corpo de um jogador de garrafão.

Além disso, Bender precisa trabalhar força, jogo de pernas, jogadas no garrafão, além de lapidar o seu jogo ofensivo, que é muito bom, mas precisa de ajustes para encarar a NBA. É um atirador inconstante, que depende muito de sua mão direita, o que o torna previsível para os marcadores. Mesmo com passagem pelas seleções de base da Croácia e pela Euroliga, Bender ainda precisa de mais experiência internacional.

A defesa de Dragan Bender também preocupa, já que ainda tem dificuldades para dar tocos e pega poucos rebotes. É muito desconcentrado na defesa, volta e meia esquece que é um jogador de garrafão e precisa estar na área pintada.

Resumo

Dragan Bender é, sem dúvida, o maior mistério do NBA Draft de 2016. É um jovem com características interessantes para o esquema do técnico Brad Stevens, principalmente pela sua inteligência e habilidade de passe, mas Bender ainda é muito inexperiente, com uma defesa irregular, que precisa ser lapidado para render o que se espera dele. É uma escolha de altíssimo risco, mas que pode ser interessante.

Médias em 2015-2016 (em sete jogos da Euroliga)

Minutos Pts Reb Ast Stl Blk FG 3Pts FT
10,6 min 2,1 1,4 0,6 0,3 0,4 33,3% 25% 50%

Cotações para o Draft

NBA Draft – www.nbadraft.net 4ª Escolha
Draft Express – www.draftexpress.com 4ª Escolha

16 comentários

  • Acho que dos jogadores cotados pra 3ª Pick é o que mais se encaixa no esquema tático do Stevens.

    Agora no quesito de defesa, pra mim ele só perde pro Jaylen Brown que realmente é um monstro nessa lado da quadra, e Dunn que também não fica muito atrás. Mas Murray, Hield e Marquese são bem inferiores na defesa.

  • Não sei me parece um novo hezonija do Magic muito potencial e nada fez para justificar a escolha alta que o Magic fez nele. Precisamos de jogadores para contribuir de imediato o Bender vai demora um pouco para aflora troco a pick com o sixers pelo noel ou okafor

  • Acho que na escolha 3 DA deveria escolher Buddy, Dunn ou Jayle Brown, mas minha preferência seria por Buddy que já está pronto, mas quem sabe os Lakers cometam a loucura de não escolher Brandon Ingram ai ele sobra pra nós, e assim nem precisaríamos trazer KD. Na 16 se sobrar até lá e acredito que sim, deveríamos ir de Brice Johnson esse garoto é ótimo, mas se não sobrar a escolha deve ser entre Henry Hellenson ou Diallo sendo que dos dois prefiro Diallo. Na escolha 26 eu iria de Thon Maker e mandaria ele pra D’League pois esse garoto tem muito potencial fisico, atletico e pelos videos que vi ele tem muito a aprender tecnicamente e desenvolve-lo seria interessante, se não quiserem arriscar em Thon acredito que Damian Jones ou Diamond Stone são escolhas seguras. Na 31 escolheria Le Vert não entendi pq esse garoto caiu tanto no draft, vi alguns jogos dele e acho ele um ótimo armador, tem bom QI e arremessa razoável, e é um baita defensor. Na escolha 35 acho que deveríamos ir de Gary Payton… Vi ele jogar e tirando a sua idade que pra draft é alta ele é ótimo, se tivesse esses atributos fisicos, atleticos e técnicos a 3 anos atrás seria top 10 do draft. Dai por diante quem trazer será aposta mesmo.

    1. O Brice Jonhson vai tá no draft ainda lá pela escolha 23, embora eu não escolheria ele, já o Henry Ellenson, só se ele cair no draft e tiver disponível na escolha 16 (esse era uma boa, se isso que eu falei acontecer). O Diallo é um baita de um tiro no escuro, mas deve tá no draft lá pela escolha 23 tbm, não antes disso (é uma aposta gigante mas eu iria atrás dele com a escolha 23). Quanto ao Thon Maker ele é tipo qnd o Raptors pegou o Cabloco, não é primeira rodada nem aqui nem na china (apesar de ter muito nego querendo ele na primeira rodada {insanidade}), ele é mais uma daquelas escolha de segunda rodada baseada apenas no potencial e nada mais(igual ao Chinês gigante que tem por ai nos mocks) e pra ele chegar na metade desse potencial com muito esforço e empenho lá pra 2020. O Damian Jones e o Stones são realmente escolhas seguras, cada um possui seus prós e contras singulares, iria atrás do Jones (o único contra dele pra mim é cabeça, algo q o Stevens pode resolver). O LaVert, eu gosto dele tbm, bom pontuador pra um banco, o grande problema dele é que ele é de vidro (Bill Walton approves) é por isso que ele caiu tanto nos mocks. Quanto ao filho do Gary Payton, como vc disse, se fosse a 3 anos atrás ele seria top 10 no draft, tbm acho, acrescento mais, se fosse a 3 anos atrás com esses prós que ele possui o nome dele seria Marcus Smart.

    2. A verdade sobre o Bender é que ninguem sabe absolutamente nada sobre ele, sobre o que ele pode vir a se tornar e demais por menores e por maiores.

  • Bender tem muito potencial de bust, tá louco.

    Eu vi alguns vídeos dele e o que mais me chamou a atenção foi a dificuldade dele em agarrar a bola em rebotes e em passes fáceis. Provavelmente tem mãos pequenas e isso é terrível! Sem comentar que ele é muito franzino e não tem cara de que vai virar um Vucevic fisicamente no futuro. O aproveitamento dele nas bolas de 3 é regular levando em conta que o range do basquete FIBA é menor do que o da NBA pra 3 pontos.

    Enfim, nada nele justifica uma escolha tão alta na minha opinião. Eu prefiro uns 5 jogadores antes do Bender, no mínimo. Hield, Murray, Dunn, Chriss, até o Jaylen Brown que eu acho overrated… Qualquer um desses me deixaria mais tranquilo do que selecionar o Bender, mesmo que alguns nessa lista possam ser considerados reach com a 3rd overall.

    E sobre o Brice Johnson que comentaram acima. Ele só tem ataque e rebote. A defesa dele é muito fraca. Marcando stretch 4 e guard nas trocas de p/r ele é terrível.

    Precisamos de defensor no garrafão. O único que deve sobrar na pick 16 e que eu gosto é o Damian Jones. Mas pra essa posição é melhor buscar no FA mesmo. Não dá pra querer que rookie defenda o garrafão na NBA em alto nível logo de cara.

  • Sobre potencial bust, em um dos últimos chats do Pelton parece-me que o Bender é que tem menor potencial pelos números dele somados desde competições internacionais até deste ano.

    Em termos de ser estrela, é o Simmons, sobre o Ingram quem não o viu na NCAA, olhe os números brutos deles e compare, dá para ver que existe um degrau aí, até por que o Ingram é um jogador pouco acima da média em quase tudo, apenas acima mesmo em idade, ou seja, possibilidade de desenvolvimento.

    O Bender se tivesse sido mais inteligente, teria jogado o sub20, pela briga de camisas não o foi, com suas contusões e o estilo de jogo europeu e tempos dados, diminuiu seu atrativo, o teto dele é que piorou nos números.

    Quem vem subindo nos mocks é o Marquese Chriss devido ao seu ” elite athleticism, combined with size, length and the ability to both stretch the floor and protect the rim make him a unique prospect. Few players have a similar combination of physical tools and basketball skills” (chad ford).

    Eu não vi jogo dele, então é difícil opinar, mas me parece assim como o Jaylen Brown, ele tem as ferramentas que o Celtics procura.

    Minhas picks seriam agora:
    3 – Marquese Chriss, Jaylen Brown!, Bender.
    16 – Ante Zizic *
    23 – Guerschon Yabusele
    31 – Juan Hernangomez
    35 – Rade Zagorac*
    45 – Ben Bentil
    51 – Isaia Cordinier

    O problema de enviar alguém da DBL é que o Celtics assina e assim perde mais uma vaga na rotação,por ser um time com muitos jogadores em desenvolvimento, mas eu concordo que existem muitos bons nomes para 16 em diante, o problema é escolhe-los e o time continuar competitivo, afinal nba são apenas 15 jogadores inscritos.

  • Concordo que é uma escolha com alto potencial dar errado, por outro lado, para mim é de longe quem mais se enquadra ao que precisamos e às características do Brad Stevens.

    É certo que ele precisa ficar mais forte, mas até aí o Ingram e Simmons também precisam, especialmente o Ingram…

    De qualquer forma, quanto mais eu penso, mais acredito que seria bom trocar a pick 3 e tentar o Labissiere com 16.

    1. Eu também sou favorável a trocar, mas talvez não seja possível e seremos obrigados a draftar alguém. E, como somos time de playoff precisando de contribuição imediata, não dá pra ficar dando tiro no escuro, tem que cer alguém mais certo.

      E não gosto do Skal. Regrediu demais do High School pro College, não deve dar em nada na NBA.

  • Pelton hoje sobre Bender:

    “I would say that for his age and size, Bender’s shooting is an elite skill. If we compare Bender to Marquese Chriss, the other big man in that area of the draft, both players are considered good shooters but I think Bender is substantially better. That and his playmaking give him the edge over Chriss. A little harder to compare directly with Ingram at another position but I think Bender has shown more potentially elite skills”;

    O problema do Bender é outro, não “elite skills”, ele perdeu este ano todo jogos por causa de uma série de pequena contusões, além do mais é outro sofre de técnico ruim (tanto que foi demitido),
    mas treinou com profissionais, li qualquer coisa do Ainge que ele hoje em dia dá muito importância para os treinos, os clubes já devem ter uma ideia como ele se comporta dentro desse ambiente.

    O que interessa em projeto não é o primeiro ano em termos de impacto, mas sim a evolução dentro das porcentagens consideradas estrela para ele.

    Concluindo: É difícil não ter um all-star na 3, neste draft o único com números de franchise player é o Simmons (este ano se não estou enganado tivemos apenas 13 jogadores com performace de FP), e HOF não ocorre todo ano. E ter um top3 sem se humilhar e perder como condenado, é para poucos.

  • Baseado na força desse draft, tirando o Simmons e o Ingram, eu sou extremamente a favor de pegar essa pick 3 + (opção avulsa aqui, vou com a pick 16 e a 31 e o Rozier) e trocar pelo o Okafor.

    1. Cara, essa é a pior ideia que já vi! hahahahahaha

      Se for fazer blockbuster trade tem que ser em jogador que já se provou e que se encaixe no que Ainge e Stevens querem.

      Jimmy Butler merece isso tudo aí, talvez até mais. Paul George também. O problema é que eu não vejo Chicago e muito menos Indiana trocando seus melhores jogadores, só se eles pedirem pra serem negociados.

      Eu acho que as opções pra trade estão ficando muito pequenas. A única chance é o Butler pedir pra sair de Chicago, coisa que não parece ser da índole dele. Ou o Hoiberg bater o pé e falar que não quer ele pra ser o cara, só o Rose.

      1. Eu dei uma ideia parecida nesse blog aqui em 2009/2010, pra pegar o Paul George, tbm fui execrado aqui, normal, mentes pequenas serão sempre mentes pequenas.

  • Uma coisa interessante a respeito do Bender que andei vendo nos Scouts, é que parece que o técnico do Maccabi Tel Aviv tem utlizado ele pra defender o perímetro, ou seja, ele um potencial defensivo e tanto pra marcar praticamente em todas as posições.

Comments are closed.