Draft 2016 – Marquese Chriss

Atleta do Washington Huskies, mesma universidade que revelou o armador e agora All-Star Isaiah Thomas, o ala-pivô Marquese Chriss sempre esteve cotado entre as 15 primeiras escolhas do NBA Draft 2016, mas o jovem atleta está impressionando as franquias nos últimos treinos e já tem quem aposte que será uma escolha top 3. Confira a análise do Celtics Brasil e saiba o porquê da repentina badalação em cima de Chriss.

Informações do atleta

Posição Ala-pivô (PF)
Experiência 18 Anos | Freshman (1 ano universitário)
Altura 2,08 metros (6’10”)
Envergadura 2,13 metros (7’0.25”)
Peso 106 quilos (233 lbs)

Prós

Marquese Chriss é, sem dúvida, um dos atletas mais explosivos do NBA Draft 2016. Atleta de garrafão com muita intensidade e energia, Chriss tem um conjunto excepcional de habilidades ofensivas e faz o seu papel de quadra muito bem, sem se esforçar. O jogador de Washington é um saltador de elite, ataca muito bem no perímetro e sabe selecionar os seus arremessos, chutando bem de média distância e com potencial para evolução nas jogadas de três pontos, ou seja, tem as ferramentas para ser o ala-pivô moderno que a NBA exige e incentiva hoje em dia.

Apesar de não ter muitas ferramentas físicas e não ser um especialista defensivo, Marquese Chriss mostra grande potencial para evoluir nesse aspecto. Apesar de suas fragilidades, o ala-pivô registrou 1,6 tocos na temporada 2015/2016 da NCAA. Se bem trabalhado, pode incomodar os grandalhões das outras franquias. Outro trunfo de Chriss é a sua idade: com apenas 18 anos, o céu é o limite para o garoto de Washington.

Contras

Excelente na quadra de ataque, Marquese Chriss precisa evoluir muito a sua defesa. Apesar do bom número de tocos, o ala-pivô não registrou uma boa média de rebotes no basquete universitário. Outro ponto preocupante é o número de faltas: Chriss ficou pendurado em quase todos os jogos da NCAA, o que fez com que sua média de minutos despencasse.

Pontuador nato, Chriss sente dificuldade na criação de jogadas para os seus companheiros, desperdiça muitos lances livres e perde a bola com frequência. Sua atenção em quadra, regularidade, fundamentos e inteligência também precisam ser lapidados.

Resumo

Ao lado do croata Dragan Bender, que também é ala-pivô, Marquese Chriss é um dos grandes mistérios do NBA Draft de 2016. O jovem atleta de Washington tem um potencial gigantesco de evolução, mas sua defesa e alguns fundamentos precisam ser trabalhados. Até mesmo se analisarmos a importância de Chriss para o Celtics, a dúvida permanece: seu jogo ofensivo ajudaria e muito o trabalho de Brad Stevens, mas não é segredo para ninguém que o Alviverde precisa mesmo é de um grandalhão que saiba defender. Chriss é um nome muito interessante, mas o Celtics dificilmente apostará nele, pois a franquia vive o momento de acertar em cheio, e não de atirar no escuro.

Médias em 2015-2016 (34 jogos)

Minutos Pts Reb Ast Stl Blk FG 3Pts FT
24,9 min 13,8 5,4 0,8 0,9 1,6 53% 35% 68,5%

Cotações para o Draft

NBA Draft – www.nbadraft.net 5ª Escolha
Draft Express – www.draftexpress.com 3ª Escolha

Compartilhe essa postagem:

X
Facebook
WhatsApp
Telegram
Reddit

Uma resposta

  1. É o quarto no Chad Ford de hoje, que colocou para Celtics o Murray.

    Eu não vi jogos do Washington Huskies, mas me parece que a crítica mais forte ao meu ver é a dos rebotes, por que faltas nem seria assim um problema desde que ele ficasse uns 20 minutos em quadra e juízes adoram marcar qualquer coisa mesmo contra “rookies”.

    Mas, pode ser impressão, ele parece-me que precisa de massa muscular para aguentar o impacto do profissional, diferente por exemplo do Jaylen Brown.

OUTROS TEXTOS
Raio-X
Guido Ravagniani

Celtics 103, Heat 124

Na noite de quarta-feira, 2 de abril de 2025, o Miami Heat derrotou o Boston Celtics por 124 a 103,

Raio-X
Guido Ravagniani

Celtics 117, Grizzlies 103

Na noite de 31 de março de 2025, o Boston Celtics derrotou o Memphis Grizzlies por 117 a 103 no

Raio-X
Guido Ravagniani

Celtics 121, Spurs 111

No dia 29 de março de 2025, o Boston Celtics derrotou o San Antonio Spurs por 121 a 111, estendendo

Opinião
Vicente Kresiak

Joe Mazzulla: Amado & Odiado

Desde que assumiu o comando do Boston Celtics, Joe Mazzulla se tornou uma das figuras mais controversas da NBA. Jovem,

conteúdos exclusivos

Tenha acesso antecipado e exclusivo a conteúdos extras sobre o Boston Celtics

Inscreva-se e receba esses conteúdos de forma gratuita!