Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Análise da temporada – Isaiah Thomas

Loja de camisas da NBA

Trocado no dia 19 de fevereiro deste ano, no fim de janela de trocas da NBA, Isaiah Thomas foi adquirido pelo Celtics, junto da equipe do Phoenix Suns, que recebeu Marcus Thornton e uma escolha de primeira rodada do draft de 2016 oriunda do Cleveland Cavaliers, e vem sendo destaque na franquia.

O jogador assinou salário de 4 anos com o Sacramento Kings, com valor anual de US$6.750.000.

Notas da equipe:

Daniel Emiliano Fábio Malet Lucas França Rômulo Portugal Thiago Vinícius Matos
A- A- A+ B+ A+

Os pontos positivos:

Thomas é um armador jovem, pontuador nato, produziu médias superiores a 21 pontos, por 36 minutos jogados, nas três últimas temporadas jogadas, incluindo a última, defendendo as cores do Celtics, além de satisfatório aproveitamento em arremessos de quadra, superiores a 40%, acima de 34% em tiros atrás da linha dos 3 pontos, e 80% nos lances livres, isso considerando as 3 temporadas.

Muito bom passador, viu sua média de assistências, por 36 minutos, aumentar, de 5.2 para 7.5, de uma temporada para a outra, após sua chegada em Boston. Jogador baixo, com apenas 1,75m, que, apesar de sua baixa estatura, por ser muito dinâmico e dedicado, consegue pegar alguns rebotes, e por vezes realiza alguns roubos de bola importantes na defesa.

Quebrando alguns recordes com a camisa celta, o jogador teve um começo explosivo, garantindo seu nome entre os maiores pontuadores nos 10 primeiros jogos após vestirem a camisa alviverde, e talvez seja um dos maiores responsáveis, se não, o maior deles, pela arrancada da equipe para os playoffs. Certo é que, se não fosse por ele, dificilmente a franquia jogaria a pós-temporada.

Vindo do banco, o jogador foi importantíssimo, um dos mais cobiçados sixth-men da liga, segundo colocado na votação, entrou muito bem na equipe, contou com bom tempo de quadra, tendo muitas oportunidades com Brad Stevens. O camisa 4 participou de apenas 21 jogos, sob o uniforme celta, devido a uma contusão nas costas, que o deixou de fora de muitos jogos, porém foi eficiente enquanto esteve em quadra.

Além disso, após volta de contusão, o jogador manteve suas médias, e continuou sendo importante para o resto da equipe.

Os pontos negativos:

Apesar de sua importância para a franquia, o jogador apresenta algumas deficiências.

Talvez o principal problema seja sua estatura, muito abaixo da média neste quesito, Thomas se torna um alvo em quadra, sujeito à passar por alguns problemas nos arremessos e infitrações.

Outros pontos à serem levados em consideração, seu alto número de arremessos, chuta muito, além da conta, e também o fato de prender muito a bola, prejudicando por vezes, a ofensividade da equipe.

Se considerarmos a bagunça que é esse time do Celtics, não é tão ruim, e não compromete tanto, além de que o time por muitas vezes depende de seus chutes, porém é algo que prejudica a evolução do jogador e da equipe futuramente.

Outro ponto falho à considerar, é sua defesa, quase inexistente, o jogador sabe atacar, porém não é tão intenso na marcação.

Estatísticas na temporada (Pelo Celtics):

Stats Jogos Minutos FG% 3P% eFG% FT% Reb Ast Stl Blk TO Pontos
Total 21 545 .411 .345 .495 .861 44 113 12 0 54 400
Média 21 26 .411 .345 .495 .861 2.1 5.4 0.6 0.0 2.6 19.0
Por 36 Minutos 21 36 .411 .345 .495 .861 2.9 7.5 0.8 0.0 3.6 26.4

O que esperar da próxima temporada:

Verdade é que Thomas foi muitíssimo importante para nós, mas difícil acreditar que a franquia deva apostar todas as fichas no jogador, não é certo dizer com clareza, que este seja o futuro do Celtics, o armador é um jogador pra sair do banco e pontuar, longe de ser um franchise player, e é principalmente uma bela moeda de troca.

Difícil esperar que o jogador permaneça em Boston na próxima temporada, porém não devemos descartar a possibilidade, se mantido no time, poderá ser ainda mais importante do que é hoje, tendo em vista que o rebuild está perto do fim, e com a possibilidade de grandes nomes para a próxima temporada (objetivo de Danny Ainge), Thomas dará bastante suporte para evolução de jogadores novos, como Marcus Smart, além de nomes importantes que possam vir.

Se esse cenário for concretizado, é certo de que irá evoluir ainda mais, já que a responsabilidade sobre suas costas será distribuída entre outros jogadores, a equipe celta dependeu muito de seu desempenho esse ano, mesmo saindo do banco, foi sobrecarregado por muitas vezes. Dividir as funções com outros jogadores importantes seria extremamente positivo para seu basquete e para a franquia.

Melhores momentos na temporada:

https://www.youtube.com/watch?v=wM_abTqDaFY

13 comentários

  • não acredito que seja trocado…pois será um fator muito importante pro banco do celtics. mas se for trocado que seja por um jogador que deselequilibre uma partida mais que o thomas….. acho ele perfeito pro backup do smart; queria que monta ellis vinhesse pra jogar na 2 e ter bradley como seu backup; ia ser um otimo perimetro versatil…

  • Thomas ainda irá ser muito importante no Celtics mais do que já foi nessa temporada, ele tende a crescer e tecnicamente a eficiência da equipe crescerá com ele!

  • Lucão, você por aqui… Parabéns, irmão!

    Concordo com quase tudo aí, só não acho que o time tá desorganizado. No começo da temporada até discuti muito dizendo que o Brad não tinha dado padrão para o time, mas ele melhorou e muito do decorrer da temporada, e acho sim, que conseguimos uma organização. O que nos falta realmente são jogadores acima da média, algo que Ainge tentará trazer nessa FA. Sobre o Thomas, ele tudo isso mesmo que você falou. Um jogador para vir do banco e pontuar e principalmente uma ótima moeda de troca.

    Grande abraço, parceiro!

  • Espero que não seja trocado,é um excelente sexto homem,o segundo melhor da temporada inclusive (que para mim,merecia o primeiro lugar na votação).

    Ja existem boatos de que o thomas poderá ser trocado pelo ty lawson do nuggets,mas ainda acho que a melhor escolha é permanecer com o thomas no banco e investir nas demais posições,não precisamos de armadores,estamos muito bemservidos nesse quesito,na minha opinião.

  • Thomas é um ótimo jogador, mas no máximo serve para ser 6º homem em uma equipe de briga pelo título.

    Suas habilidades são inegáveis no ataque, mas sua defesa e mentalidade egoísta não permitem que seja titular.

    Nos playoffs me decepcionou muito, se tivesso jogado metade do que sabe, talvez venceríamos uma partida da série.

    O Negócio que foi feito por ele, foi um roubo por parte do Ainge, tanto pode ser bom se pensar nele como 6º homem, como pode ser útil em uma troca por um All Star como parte de um pacote + ativos.

    Os únicos jogadores que evitaria negociar nesse momento são SMART e BRADLEY, porque são muito jovens, com uma defesa absurda e capacidade de atirar de 3 pontos.

    1. Eu trocaria os Smart, pensando um pouco, o Bradley, sem pensar muito – ainda mais com esse contrato, mas o Thomas nem ferrando.

      Ele é muito jovem ainda, contrato suave (diferente do AB) e com muito futuro.

      Se jogar como essa temporada no ano que vem, vai arrebentar.

      A defesa dele é limitada pela estatura, não pela técnica. Quando vejo umas galinhas sem cabeças tipo o Olynyk e o Zeller defendendo pelo nosso time, o Thomas parece o Jordan.

      []s verdes

  • Ninguém sabe o que vai acontecer, mas o Ainge já declarou que ele quer jogadores que mantenham ou aumentem a média de pontos no 4º período. Partindo desse ponto o pessoal do celticsblog fez um levantamento, e dos FA’s que estarão na janela nessa temporada o alvo dele seria Tobias Harris.

    Tobias Harris SF 22 ORL TBD $2,380,594 Restrict FA.

    A primeira vista seria a opção mais viável, porém esse atleta será agente restrito, então teríamos que contar com a ajuda do Orlando em deixar ele ir embora, até agora eles tem a 5º escolha no draft, se não forem ajudados na loteria. Tendo em vista que a pouco draftaram um PF (Gordon) , de Center eles tem o Vucevic que fez uma boa temporada, na armação eles contam com Payton e por fim o melhor jogador do time joga de SG Oladipo. A maior fraqueza deles está na inconstância do Gordon. Não sei se vão liberar tão facilmente o Harris, mas se draftarem o Winslow ( está cotado para 5º escolha) talvez fosse possível liberar o Harris pra nós, mas pra isso teríamos que ajuda-los a fortalecer a posição 4.

    Há também a possibilidade de tentarmos tirar o Middleton do Bucks, e isso vai depender da recuperação do Parker.

    Khris Middleton SF 23 MIL TBD $915,243 RFA

    Eu particularmente gostaria muito de ver o Harris no Celtics, é alto, atlético, decisivo, jovem e ainda tem como evoluir bastante.
    O que eu acho que vai pesar pro Ainge é o medo de dar overpay pra alguns jogadores que talvez não tenham se afirmado ainda na NBA.
    E é isso que deveríamos nos preocupar, pois isso pode comprometer a reconstrução, ou pelo menos torna-la mais longa.
    Se conseguíssemos trazer Harris, e o GM do Kings fizesse a loucura de trocar o Cousins conosco ( não sei pq isso pinga em todo lugar, mas todo mundo fala disso, e onde tem mato tem cachorro) nós teríamos um time muito competitivo, e depois de alguns anos e um certo entrosamento nós abalaríamos a conferencia leste por alguns anos.
    Mas tudo isso é fruto de nossos desejos e sonhos, e para que eles saiam dos nossos corações e se concretizem devemos contar com a capacidade do Ainge, com a vontade dos jogadores e com a incapacidade dos GMs rivais.
    Verde é a cor da esperança.

    1. A.. pra não fugir do assunto, Thomas veio para ajudar muito o Celtics, e eu gostaria muito que ele ficasse, ele é um gamechanger e isso é algo que devemos valorizar, daria um B+ pra ele, apenas pq não manteve o mesmo nível nos playoffs, algo aceitável pois foi sua primeira vez, mas que ele fique e por muito tempo faça as alegrias celtas.

      1. Cara, na média, ele entrou num rol que tem Oscar Robertson (junto com o Wilt um gênio de estatísticas e talento) e LBJ.

        Pode não ter sido uma performance de Bill Russel, mas ele se saiu bem para seu primeiro playoff – só compare com o resto do time que também nunca tinha jogado na pós temporada e metade do time dos Cavs.

        []s verdes

    2. Depois de muitos anos? Com Harris e Cousins numa conferência fraquissima como a do leste, era final de conferência na primeira temporada!

  • Não acredito (e não espero) a saída o IT. Acho que ele faz parte da equipe a ser construída. Também não vejo o time desorganizado, mas afobado e imaturo.

Comments are closed.