Fechar Menu
    • Início
    • Notícias
    • Opinião
    • Análise
    • Crônicas
    • Túnel do tempo
    • Craques do passado
    • Rivalidades
    Leia também

    Giannis no Celtics? O panorama completo sobre a situação do grego

    11/05/2026

    O Celtics precisa se preocupar com Derrick White?

    11/05/2026

    Quanto Boston pode gastar na offseason da NBA?

    07/05/2026
    Instagram YouTube WhatsApp X (Twitter) TikTok Facebook
    Celtics Brasil 13/05/2026 - quarta-feira
    • Time
      • Elenco
      • Comissão Técnica
      • Estatísticas
      • Folha Salarial
    • Nossa História
    • Contato
    Instagram YouTube WhatsApp TikTok X (Twitter) Facebook
    • Início
    • Notícias

      Jaylen Brown nega saída do Celtics, mas rumores aumentam pressão sobre Boston

      07/05/2026

      Celtics deve priorizar reforço no garrafão após queda nos playoffs

      06/05/2026

      Brad Stevens sinaliza mudanças no Celtics após eliminação para os 76ers

      06/05/2026

      Jaylen Brown recebe multa após desabafo contra arbitragem

      06/05/2026

      Jayson Tatum: possível retorno e a mentalidade de campeão

      24/09/2025
    • Opinião

      O Celtics precisa se preocupar com Derrick White?

      11/05/2026

      O que fazer com Kristaps Porzingis?

      29/05/2025

      Jrue no Texas? Mavs podem explorar troca com Celtics

      28/05/2025

      Os próximos passos do Boston Celtics

      14/05/2025

      Subestimado: A Jornada de Jayson Tatum pelos Playoffs

      30/04/2025
    • Análise

      O Celtics precisa se preocupar com Derrick White?

      11/05/2026

      Quanto Boston pode gastar na offseason da NBA?

      07/05/2026

      Muito Obrigado Milwaukee Bucks!

      21/04/2025

      A Versão Playoffs de Payton Pritchard

      21/04/2025

      Avaliação de Desempenho Individual da Temporada 2024-2025

      15/04/2025
    • Crônicas

      Análises Individuais da temporada 2023-24

      13/07/2024

      Devemos aposentar o número de Al Horford?

      08/07/2024

      2008 a 2024 – Um rápido panorama sobre a trajetória do Boston Celtics até o 18° título

      26/06/2024

      Como Joe Mazzulla liderou Boston ao 18º título

      20/06/2024

      O que o Celtics aprendeu com o Timberwolves?

      10/06/2024
    • Túnel do tempo

      Larry Bird: “Sempre achei que não aproveitamos ao máximo”

      10/03/2025

      1969 – Na despedida de Russell, a conquista do 11º título

      31/07/2022

      1957 – O primeiro grito de campeão

      31/07/2022

      Dança da vassoura: relembre todas as varridas do Boston Celtics nos playoffs da NBA

      23/04/2019

      Quiz – Quem são os líderes do Celtics na história?

      26/11/2017
    • Craques do passado

      Larry Bird: “Sempre achei que não aproveitamos ao máximo”

      10/03/2025

      Retrospectiva da carreira de Kevin Garnett

      24/09/2016

      Joseph Henry “Jo Jo” White

      20/07/2016

      David William Cowens

      07/09/2015

      Robert Lee Parish

      05/09/2015
    • Rivalidades

      Bill Russell x Wilt Chamberlain

      31/07/2022

      Jogos Inesquecíveis: Celtics x Lakers (Game 6-Finals 2008)

      09/02/2016

      Relembre os últimos jogos entre Celtics e Lakers

      29/12/2015

      Celtics x Pistons – Parte 3 (Final)

      08/04/2015

      Celtics x Pistons – Parte 2

      06/04/2015
    Instagram YouTube WhatsApp X (Twitter) TikTok Facebook
    Celtics Brasil
    Início»Craques do passado»Charles Edward Macauley
    Craques do passado

    Charles Edward Macauley

    Flávio CatandiPor Flávio Catandi31/01/20108 Comentários11 Mins de leitura
    WhatsApp Facebook Twitter Copiar Link E-mail
    ↗
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn E-mail Copiar Link Reddit

    Saiba tudo sobre a vida e carreira da primeira estrela do Boston Celtics.

    Nada como a ironia do destino, não? Apesar da história repleta de títulos que o Boston Celtics possui na NBA, o seu primeiro grande astro não chegou a levantar uma taça pelo time. Existem apenas dois jogadores na equipe de Boston que tiveram sua camisa aposentada sem ganhar títulos, Ed Macauley, o tema do artigo de hoje, é um deles. Como assim você não conhece Ed Macauley? Então, continue lendo, que a partir de agora vamos acompanhar um pouco da história de “Easy” Ed Macauley.

    Início Tardio no Basquete

    Charles Edward Macauley nasceu no dia 22 de março de 1928 em Saint Louis. Macauley foi criado em uma família extremamente religiosa, o que acabou decidindo o rumo de sua carreira universitária. Ed Macauley não praticava muitos esportes quando criança, pois preferiu os livros ao esporte. Porém, com 13 anos, quando estava na oitava série, Macauley começou a praticar basquete e logo se apaixonou o que acabou se tornando um vício e uma obsessão, pois Ed queria ser o melhor jogador de basquete de todos e passava muito tempo treinando, o que preocupava seus pais, já que não tinha muito tempo para se divertir e namorar.

    Os treinos deram resultado e, quando cursava o segundo colegial, Macauley levou sua escola (Saint Louis High School) ao terceiro lugar no torneio colegial do estado de Missouri. Tal desempenho trouxe interesses de muitas universidades famosas (Kentucky, Boston College e Notre Dame), para que Ed Macauley jogasse por elas. Porém, Macauley optou em permanecer em Saint Louis. Seu pai havia sofrido um grave acidente de carro e o jovem atleta não queria se afastar de casa. 

    Carreira Universitária

    Na universidade, Ed Macauley levou uma universidade pouco conhecida nos EUA a conquistar o título universitário. O técnico membro do Hall da Fama, John Flanigan foi o mentor de Ed na faculdade. Foi Flanigan quem permitiu que Macauley melhorasse suas técnicas defensivas. Antes era comum marcar o adversário pela frente, mas na faculdade Ed aprendeu a marcar atrás, o que dificultava a execução de qualquer drible ou movimento do jogador que estava atacando.

    O técnico Flanigan, pra cimentar o espírito de equipe e capacitar os jogadores, alternava o capitão, sendo que em cada partida um jogador diferente tinha a função de liderar a equipe. O capitão tinha a função de liderar os jogadores do vestiário até a quadra. Os atletas começavam a subir para a quadra quando ouviam a banda começar a tocar, isto funcionava como uma espécie de sinal, liberando o capitão para deixar os jogadores subirem.

    Mas, quando chegou a vez de Macauley ele estava tão nervoso que não ouviu a banda tocar, e foi para a quadra sozinho. Só quando olhou para trás, Ed percebeu que não havia ninguém o acompanhando. Após este momento embaraçoso um torcedor pediu para Ed relaxar e ir com calma, em inglês “Take it easy, Ed”. A frase foi ouvida pelo diretor de relações públicas da equipe, Netwin Warren, que passou a chamar Macauley de “Easy Ed”. Leia ao longo do texto que Ed não poderia ter recebido um apelido melhor, pois ele fazia as coisas parecerem muito fáceis.

    Na terceira temporada (1948) de Macauley na universidade de Saint Louis, o bastão de treinador passou de Flanigan para Edgar Hickey. Mesmo com a mudança de técnico, a equipe não perdeu a qualidade e chegou a surpreender os EUA. Naquele ano a Saint Luis University chegou à final do NIT (National Invitation Tournament), antigo campeonato universitário, contra a universidade de Nova York, que eram favoritos à conquista do título. Mas, com 24 pontos Macauley liderou seu time a uma vitória por 66 a 52, que deu o título improvável para St. Louis. Além disso, Ed Macauley foi eleito o melhor jogador da final e da competição.

    Em seu último ano pela universidade, Easy Ed foi novamente eleito o melhor jogador universitário, mas não conseguiu levar sua equipe a uma nova final do NIT. Com um ótimo retrospecto na universidade, Macauley era pretendido por muitas equipes na NBA, e agora devia mostrar a que realmente veio.

    Primeira temporada na NBA

    Ed Macauley foi o quinto escolhido no primeiro round do draft de 1949. Em seu primeiro ano de NBA voltou para casa, e atuou pelo Saint Louis Bombers. Vale lembrar que em 1949 a BAA e a NBL se fundiram para criar a NBA. Então, Easy Ed fez sua estréia na principal liga de basquete do mundo. Em seu primeiro ano Macauley já era tratado como estrela, pois recebia o segundo maior salário da liga, um total de 10 mil dólares, atrás apenas dos US$25 mil que recebia o pivô do Minneapolis Lakers, George Mikan.

    Na sua primeira temporada Macauley marcou 1.081 pontos (5° maior cestinha na temporada) em 67 jogos, o que não foi suficiente para levar o Bombers até os playoffs. Mas, ao final da temporada, o Saint Luis Bombers declarou falência. Com isso foi realizado um novo draft entre as equipes da NBA, para definir por quais times os jogadores do Bombers passariam a atuar. Como o Boston Celtics vinha de uma péssima campanha (ganhou 22 e perdeu 36 jogos), teve o direito de uma das primeiras escolhas daquele draft, e você já deve ter adivinhado quem foi selecionado. 

    De mero figurante a candidato ao título

    Antes de 1950, o Boston Celtics era um mero figurante no basquete dos EUA. Até então, o Celtics havia disputado apenas uma vez os playoffs, em 1947/48. A equipe de Massachussets vinha de um recorde negativo de 147 derrotas e apenas 89 vitórias. Mas, em apenas um ano, as coisas mudaram radicalmente. Além da chegada de Macauley, o Celtics selecionou no draft o armador Bob Cousy, e contratou certo técnico, Arnold Auerbach, mais conhecido como Red Auerbach.

    Logo na primeira temporada, liderado pela dupla Macauley e Cousy, e com Red como técnico, o Boston Celtics chegou pela primeira vez às semifinais do leste, mas não disputou  a decisão da conferência, pois foi eliminado pelo New York Knicks.

    Em 1951 também foi realizado o primeiro All Star Game da NBA, que foi disputado em Boston. Mesmo com muitas estrelas da liga, tais como Dolph Schayes do Syracuse Nationals, Gegorge Mikan e Slater Martin do Minneapolis Lakers, e Bob Cousy do Celtics, Ed Macauley foi eleito MVP do All Star Game, ao liderar o leste à vitória, por 111 a 94, com 20 pontos e seis rebotes. O curioso é que Macauley só soube que foi eleito MVP do jogo das estrelas dois anos depois, pois não se tinha o hábito de escolher o melhor jogador na NBA. Tal hábito nasceu no basquete universitário e chegou à liga norte-americana de basquete apenas em 1953, com a escolha do melhor do All Star Game, e foi concretizado em 1956, com a eleição do MVP da temporada.

    Em 1951, mais um grande jogador chegou ao Boston Celtics, para um formar um Big Three. O ala-armador Bill Sharman foi contratado, após deixar o Washington Capitols. O trio de Ferro do Celtics à época era formado por Cousy, Macauley e Sharman.

    Macauley seguiu fazendo muitos pontos no Boston Celtics. Ele inclusive chegou a liderar a NBA em média de arremessos de quadra, em 1953/54, com 48,6% de acerto.

    Apesar do ótimo trio que possuía, ainda faltava uma peça para o Boston Celtics sagrar-se campeão da NBA. Sendo que até 1956, o Celtics não havia disputado uma final sequer da liga. A equipe Celta havia sido eliminada três vezes consecutivas (de 1951 até 1953) nos playoffs pelo New York Knicks, e também três vezes seguidas (de 1954 a 1956) pelo Syracuse Nationals.

    Red soube identificar a carência do Celtics. Faltava um pivô mais forte fisicamente, para a equipe conseguir atingir seu objetivo. Macauley era alto, mas não tinha um grande porte físico, o que o dificultava em duelos contra pivôs mais fortes que ele. No draft de 1956, Auerbach estava de olho em certo pivô da universidade de San Francisco.

    Porém, o Boston Celtics não poderia selecioná-lo, já que, por ter realizado uma boa campanha na temporada anterior, não possuía uma das primeiras escolhas do draft. Mas Red estava determinado em contar com o jogador e realizou uma troca com o Saint Louis Hawks para poder ficar com a escolha do draft. Na troca foram envolvidos Cliff Hagan e Ed Macauley. Antes de aprovar a troca, Walter Brown (presidente do Celtics na época), foi falar com Macauley, para ver se o mesmo aceitava ser trocado. Easy Ed concordou em ser trocado. Seu filho estava muito doente, com meningite espinhal, e a cura só poderia ser encontrada em Saint Louis. Com isso, Macauley aceitou retornar para seu lar.

    Em seis anos jogando pelo Boston Celtics, Ed Macauley obteve médias de 18,9 pontos e 8,1 rebotes. Sua média de 18,9 pontos por jogo é a terceira maior de um jogador aposentado na história da franquia. Easy Ed está atrás apenas de Larry Bird e John Havlicek.

    Agora vou revelar qual jogador foi escolhido no draft de 1956, certo pivô chamado William Felton Russell, mais conhecido como Bill Russell.

    Campeão pelo Saint Louis Hawks

    Em seu retorno a Saint Louis, Macauley realizou uma boa temporada de estréia e chegou até a final da NBA. Na decisão de 1956/57, Macauley enfrentou sua ex-equipe, o Boston Celtics e foi derrotado na série final, por 4 a 3.

    Mas a vingança veio logo no ano seguinte. Celtics e Hawks voltaram a se enfrentar na final. Mas desta vez o Boston Celtics não contava com Bill Russell, MVP da temporada regular, que estava com uma lesão no tornozelo. Sem Russell, o Hawks venceu a equipe Celta na série final por 4 a 2.

    Em 1958/59 Ed Macauley atuou em apenas 14 jogos da temporada, e se aposentou como jogador. Quando parou de jogar, Macauley havia marcado 11.234 pontos e era o terceiro maior cestinha da história da NBA.

    Porém antes de se retirar de vez do basquetebol, Ed Macauley foi técnico.

    Carreira de técnico

    Macauley foi técnico no Saint Louis Hawks em duas temporadas, 1958/59 e 1959/60. Em seus dois anos como técnico, Easy Ed venceu 89 e perdeu 48 jogos.

    Edward Macauley comandou o Hawks a uma final de NBA, em 1960, novamente contra o Celtics. Está era a terceira final em quatro anos entre Celtics e Hawks. E pela segunda vez, o Boston Celtics venceu a série final por 4 a 3.

    Jogador mais jovem a entrar no Hall da Fama

    Após se aposentar, Charles Edward Macauley tornou-se o jogador mais jovem da história a entrar para o Hall da Fama, em 1960, com apenas 32 anos. Vale lembrar que o Hall da Fama havia sido criado um ano antes, em 1959.

    Ed Macauley teve seu número 22 aposentado pelo Boston Celtics em 16 de outubro de 1963.

    Vida pós Basquete

    Após ser jogador e técnico de basquete, Macauley foi diretor de esportes de um canal de televisão em Saint Louis.

    Easy Ed se manteve um católico fervoroso,  e em 1989, foi nomeado diácono (um dos cargos mais importantes) da igreja católica de St. Louis.

    Macauley também fez trabalhos sociais com desabrigados, e chegou a escrever um livro sobre seu trabalho, em co-autoria com o padre Francis Friedl: “Homilies Alive: Creating Homilies that Hit Home”, em tradução livre: Desabrigados vivos: Criando desabrigados que não possuem casa.

    Easy Ed está com 81 anos, e vive com sua família em Saint Louis. Macauley tem sete filhos e 17 netos.

    Carreira de Ed Macauley em números:
    Jogos : 641    
         
    Por Jogo:          Carreira
    Minutos 35,7 18.071
    Pontos 17,5 11.234
    Rebotes 7,5 4.325
    Assistências 3,2 2.079
         

    Ficha de Ed Macauley:

    Nome: Charles Edward Macauley

    Apelido: Easy Ed

    Nascimento: 22 de março de 1928, em Saint Louis (EUA)

    Altura: 2,03 m

    Clubes: Saint Louis Bombers (1949-50), Boston Celtics (1950-1956) e Saint Louis Hawks (1956-1959)

    Número: 50 (Bombers), 22 (Celtics), 50 e 20 (Hawks) 

    Posição: Ala-Pivô

    Títulos: Melhor jogador universitário (1948, 1949); Associated Press College of the Year (1949); Campeão do NIT (1949); MVP NIT Championship (1949); All NBA First Team (1951 a 1953); Sete vezes All Star (de 1951 a 1958); MVP do All Star Game (1951); Campeão da NBA (1957/58).

    Melhores momentos do 1° All Star Game, disputado em 1951, que teve Ed Macauley como MVP:

    http://www.youtube.com/watch?v=hN1rh9J4MTw

    Fontes: FOX, Larry. Illustrated History of Basketball, New York, 1974.
    SULLIVAN, George. Boston Celtics – Fifty Years: A Championship Tradition, Boston, 1996.

    Por: Flávio Catandi

    Compartilhe WhatsApp Facebook Twitter Copiar Link E-mail
    Artigo AnteriorRay Allen adoraria permanecer em Boston
    Próximo Artigo Celtics 89 x 90 Lakers
    Flávio Catandi

    Jornalista e Radialista apaixonado por basquete. Participa do Celtics Brasil desde 2008. Já foi redator, colunista e editor do site. Nas horas vagas gosta de escrever roteiros e gravar curtas e documentários. Pode ser encontrado na cidade de São Paulo com uma camiseta Celta.

    Mais textos pra você

    Larry Bird: “Sempre achei que não aproveitamos ao máximo”

    10/03/20253 Mins de leitura

    Retrospectiva da carreira de Kevin Garnett

    24/09/20166 Mins de leitura

    Joseph Henry “Jo Jo” White

    20/07/20165 Mins de leitura
    Ver 8 Comentários

    8 Comentários

    1. Bruno Ferronato em 31/01/2010 14:05

      A matéria está demais, muitas informações e curiosidades pra nós leitores! Parabéns pelo ótimo trabalho!

    2. Evandro Cruz em 31/01/2010 14:27

      Flavio Catandi, a enciclopédia Celta!

      Otimo texto, informação de sobra, parabéns!

    3. Matheus Porto em 31/01/2010 16:45

      Fenomenal Fera!
      Continue com isso que é muito legal 😉
      Abraço!

    4. anderson Coelho em 31/01/2010 16:58

      Um dos melhores artigos que já li sobre nosso time.
      Eu já tinha ouvido falar na troca para trazer Russell, porém não me lembrava o nome dos jogadores envolvidos.
      parabéns.

    5. Pedro - Suns BR em 31/01/2010 19:25

      Boa Flavio, saiu do papel!
      kkkk

      Parabéns aí, mandou bem demais!

    6. Rafael Forner em 01/02/2010 11:09

      Mto massa Flavio, mto massa …

      Belo trabalho !!!

    7. Givanildo em 01/02/2010 15:18

      Caramba nem conseguí ler tudo é muita informação. Parabéns, sou fã dos Celtics e deste site.

    8. David em 23/04/2010 13:35

      Muito boa a matéria, parabéns!

    Mais Lidos do Mês

    Celtics deve priorizar reforço no garrafão após queda nos playoffs

    06/05/2026

    Jaylen Brown nega saída do Celtics, mas rumores aumentam pressão sobre Boston

    07/05/2026

    Ubuntu: a filosofia por trás do sucesso do Boston Celtics em 2008

    07/10/2023
    Mais Recentes

    O Draft do Boston Celtics em 2025

    26/06/20255 Mins de leitura352 Visualizações

    Aconteceu nos dias 25 e 26 de junho o Draft da NBA para a temporada…

    O Boston Celtics está com problemas financeiros?

    30/05/2025

    Jayson Tatum passa por cirurgia

    13/05/2025
    SIGA O CELTICS BRASIL
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    Favoritos dos Leitores

    Glossário do Basquetebol – Parte 2

    15/12/20103 Mins de leitura

    Confira na coluna “Aprende Sem Berro” de hoje a segunda parte do glossário do basquete.

    Seja como a água

    02/11/20157 Mins de leitura

    Be like water (Seja como a água em português) é uma famosa frase e filosofia…

    Notícias sobre Tony Allen

    10/01/20101 Min de leitura

      Após se sair bem substituindo o astro Paul Pierce – afastado por 5 jogos…

    História

    Larry Bird: “Sempre achei que não aproveitamos ao máximo”

    10/03/20253 Mins de leitura

    Lenda celta diz que o Celtics dos anos 80 não atingiu seu pleno potencial, apesar…

    Bill Russell x Wilt Chamberlain

    31/07/2022

    1969 – Na despedida de Russell, a conquista do 11º título

    31/07/2022

    1957 – O primeiro grito de campeão

    31/07/2022
    Acompanhe o PodCeltics
    Notícias

    Jaylen Brown nega saída do Celtics, mas rumores aumentam pressão sobre Boston

    07/05/2026

    Celtics deve priorizar reforço no garrafão após queda nos playoffs

    06/05/2026

    Brad Stevens sinaliza mudanças no Celtics após eliminação para os 76ers

    06/05/2026
    Análises

    O Celtics precisa se preocupar com Derrick White?

    11/05/2026

    Quanto Boston pode gastar na offseason da NBA?

    07/05/2026

    Avaliação de Desempenho Individual da Temporada 2024-2025

    15/04/2025

    Mais de uma década de conteúdos, informações, resenhas e muita torcida pelo Boston Celtics.

    Quer fazer parte da nossa comunidade? Nos siga nas redes sociais e entre no nosso grupo do Whatsapp!

    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp TikTok

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.