Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Cinquenta anos do bicampeonato mundial

Camisas do Boston Celtics com desconto

Ontem, 25 de maio, completou cinquenta anos da principal conquista do basquete brasileiro.

A geração de ouro do basquete brasileiro já havia vencido o Mundial de 1959 no Chile e conquistado a medalha de bronze na olimpíada de Roma em 1960, mas faltava uma conquista em casa e ela não demorou a chegar e veio de maneira perfeita.

Como país-sede, o Brasil entrou diretamente na fase final do torneio e teve de disputar seis jogos para conquistar o título. A seleção venceu todos e  se tornou a primeira bicampeã e, na época, apenas o terceiro time a conquistar o torneio de maneira invicta. As duas primeiras foram a Argentina em 1950 e os EUA em 1954.

Após o triunfo tupiniquim somente quatro seleções conseguiram levantar o troféu sem perder um único jogo: a extinta Iugoslávia em 1978, os EUA em 1994, a Espanha em 2006 e novamente os EUA em 2010. A Iugoslávia também igualou outro feito do Brasil, ser o segundo time bicampeão do mundial, em 1998 e 2002.

O time brasileiro teve dois jogadores na seleção do torneio com Wlamir Marques e Amaury Pasos. Pasos também foi o cestinha com 110 pontos e melhor jogador da competição.

A seleção foi comandada pelo técnico Kanela e conquistou o bicampeonato mundial com Amaury Pasos, Sucar, Paulista, Mosquito, Rosa Branca, Fritz, Jatyr, Menon, Ubiratan, Vitor, Waldemar e Wlamir Marques.

Classificação final do torneio: 1º- Brasil (campeão invicto); 2º- Iugoslávia; 3º- União Soviética; 4º- Estados Unidos; 5º- França; 6º- Porto Rico; 7º- Itália; 8º- Argentina; 9º- México; 10º- Uruguai; 11º- Canadá; 12º- Peru; 13º- Japão.

Campanha completa da seleção:  Brasil 62 x 55 Porto Rico / Brasil 81 x 62 Itália / Brasil 90 x 71 Iugoslávia / Brasil 77 x 63 França/ Brasil 90 x 79 União Soviética / Brasil 85 x 81 Estados Unidos

Depois desse título a geração de ouro do Brasil ainda foi medalha de bronze na olimpíada de Tóquio em 1964.

Parabéns  aos jogadores pelo feito e por esse data tão importante. O basquete brasileiro deve muito a todos vocês.

Foto: Site CBB

3 comentários

  • Com todo respeito mas o Brasil jogou com a Seleção mesmo dos EUA ?, porque se o nossa seleção enfrentasse o grande Celtics da epoca, daria dó da seleção… O que Bill Rusell nao faria

Comments are closed.