Fechar Menu
    • Nossa Equipe
    • Nossa História
    • Grupos do Whatsapp
    • Parcerias
    • Trabalhe Conosco
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Em Alta
    • Jayson Tatum: possível retorno e a mentalidade de campeão
    • O Draft do Boston Celtics em 2025
    • 5 coisas que você precisa saber sobre o novo armador do Celtics, Anfernee Simons
    • Jaylen Brown faz cirurgia
    • O Boston Celtics está com problemas financeiros?
    • Como o Celtics pode substituir Jayson Tatum
    • O que fazer com Kristaps Porzingis?
    • Jrue no Texas? Mavs podem explorar troca com Celtics
    Feito por fãs que amam a franquia - Não afiliado ao Boston Celtics
    Celtics Brasil
    • Time
      • Elenco
      • Comissão Técnica
      • Estatísticas
      • Folha Salarial
    • Sobre Nós
      • Nossa História
      • Nossa Equipe
      • Trabalhe Conosco
      • Grupos do Whatsapp
    • Parcerias
      • Oferecer Parceria
      • Colaboradores
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Threads
    • INÍCIO
    • Notícias
    • Opinião
    • Raio-X
    • Crônicas
    • Túnel do tempo
    • Craques do passado
    • Rivalidades
    • PodCeltics
    Celtics Brasil
    Início»Crônicas»Defesa, Celtics e troca…
    Crônicas 5 Mins de leitura

    Defesa, Celtics e troca…

    Redação Celtics BrasilPor Redação Celtics Brasil12 de março de 201119
    Compartilhar WhatsApp Copiar Link Facebook Twitter Threads
    Siga o CB
    X (Twitter) Instagram
    Compartilhar
    WhatsApp Copiar Link Facebook Twitter Threads

    Penso eu que o assunto que irei abordar nesse texto estaria mais adequado se estivesse na coluna do CoachBerro, pois tem muita relação com a tática do jogo e ele tem mais conhecimento sobre o assunto que eu.

    Porém com tudo que vi de NBA até hoje e jogando basquete desde pequeno tento mostrar como a defesa é importante no basquete, para o Celtics e como “A TROCA” nos prejudicou nesse quesito.

    Sendo todos nós brasileiros,temos uma filosofia que se aplica ao esporte de nossa terra natal que é sempre bom buscar o ataque, jogar para frente, bonito, e se defender é apenas uma consequência.

    Isso se aplica muito bem ao futebol,deixa o jogo mais alegre como ele deve ser,mas devemos pensar que em basquete o mais importante não é fazer pontos e sim evitar que o adversário faça.

    A rotação defensiva bem estruturada onde não se deixa o time adversário arremessar com facilidade, ou sequer arremessar deixa o time mais forte.

    Uma defesa que sabe jogar contra super-pivôs arremessos de longe, correria, pick and roll e todas as jogadas padrões do basquete tem uma maior tendência a vencer o jogo.

    Uma frase muito bem elaborada por Michael Jordan resume bem isso:

    “O ataque ganha jogos, a defesa ganha campeonatos”.

    Vemos essa frase aplicada na prática a todo momento

    Times que pensam somente em atacar e corre, a filosofia de Don Nelson,como o New York Knicks e o Phoenix Suns,jogam bonito e é legal de se ver,mas quantos titulos eles tem? O Suns, respeitando claro seus torcedores,  tinha um timaço em 2006 e talvez por não defender não ganhou aquele anel.

    Outro exemplo onde se aplica a frase é a carreira de Don Nelson,técnico com maior número de vitórias na NBA, mas sem nenhum título, e porque? Porque o ataque ganha jogos e a defesa,ganha campeonatos.

    Os grandes times puxando apenas a última década, todos tinham defesas fortissimas e na base dela chegaram ao título.

    O Pistons de 2004, o Spurs de 2003, 2005 e 2007, até nossos rivais de LA não tinham uma defesa ruim, sem contar claro o nosso time de 2008.

    Celtics

    Para entrar no âmbito do Boston Celtics,vou usar também uma frase do comentarista da ESPN José Roberto Lux, o Zé Boquinha.

    Perguntado sobre que tipo de jogador Bill Russell foi, ele respondeu:

    “Foi um jogador muito forte fisicamente,com jogo dentro do garrafão muito forte,muita defesa,muita marcação, muito toco e muito rebote. O maior jogador de defesa da história da NBA”

    E quem foi Bill Russell?

    Claro que todos nós sabemos, ele é a cara do Boston Celtics, o reflexo da franquia, e foi ele quem nos deu 11 de nossos 17 titulos.

    E como ele nos deu esses titulos?

    Na base do que Zé Boquinha disse, na base da defesa, marcando firme.

    Daí já se vê a importancia do fundamento para a franquia,e  os times herdam as características de seus principais jogadores para o resto dos anos.

    Basta ver o Utah Jazz que até hoje joga no pick and roll devido ao sucesso da dupla Stockton-Malone com essa jogada.

    E assim aconteceu. O time Green da década de 1980 tinha um jogo também muito físico e uam forte: DEFESA! Dennis Johnson foi segundo o próprio Magic Johnson o melhor marcador que ele já enfrentou

    Larry Bird nem se fala, bom nos dois lados da quadra e o mesmo se aplica a Robert Parish

    E foi essa defesa o principal pilar dos 3 títulos dessa era.

    Avançamos então 22 anos e chegamos a 2008. Desse título todos se lembram

    E o que foi a base daquele time campeão? Defense, defense!

    O Celtics teve naquela temporada uma das mais fortes defesas já vistas na história da NBA, rotação perfeita e lá embaixo o melhor jogador de defesa daquele ano: Kevin Garnett

    A defesa era tão forte que somando temporada regular e playoffs o time tomava apenas 88 pontos por jogo, um número mais que sensacional.

    Essa história nos mostra a relação de amor entre o Celtics e a defesa e eu penso que deveria ser proibido jogador que não sabe defender vestir essa camisa, mas pelo jeito Danny Ainge não pensa assim, tento trocado “defesa por ataque nos últimos dias”

    A troca

    O Celtics pegou Nenad Krstic e enviou Kendrick Perkins.

    Perkins fazia no time o trabalho sujo no garrafão, deixando o adversário longe da cesta, parando os pivôs adversários.

    Já Krstic pontua bem, mas não marca nem a mim jogando de Center.

    Não consegue manter o adversário longe da cesta e não sabe cobrir infiltrações de jeito nenhum, fazendo com que muitos dos pontos que o time toma sejam em cima dele.

    Pivôs de nível baixo não tomaram conhecimento dele, como DeAndre Jordan dos Clippers que é um jogador fraco, e foi muito bem contra Nenad.

    Krstic é nulo na defesa e se ainda quisermos ter isso no garrafão é bom Shaq e Jermaine voltarem logo, senão sofreremos bastante.

    E ainda pergunto: Sabendo que a defesa é tão importante e a relação que ela tem com Boston, precisava trocar?

    Siga o CB Siga o CB
    Compartilhe WhatsApp Copiar Link Facebook Twitter Threads
    Redação Celtics Brasil

    Posts Relacionados

    Análises Individuais da temporada 2023-24

    13 de julho de 2024

    Devemos aposentar o número de Al Horford?

    8 de julho de 2024

    2008 a 2024 – Um rápido panorama sobre a trajetória do Boston Celtics até o 18° título

    26 de junho de 2024

    Como Joe Mazzulla liderou Boston ao 18º título

    20 de junho de 2024

    O que o Celtics aprendeu com o Timberwolves?

    10 de junho de 2024

    Brown e All-NBA – Um Combustível Para os Playoffs?

    24 de maio de 2024

    19 Comentários

    1. Felipe Peres em 12 de março de 2011 03:05

      Definitivamente NAO !

      cara esse time nao me parece mais
      o celtics de antes
      parece nao estar mais preocupado com a defesa
      como antes
      esta jogando como se todos os jogadores
      nao se conhececem inclusive os starters

      erram passes simples erram cestas faceis
      mais talves isso mude com a volta do shaq
      porque o nenad nao marca nem a minha avó

      o nowitski perto dele é o bill russel
      na marcaçao.
      o que ele que fazer no celtics é pontuar
      e disso o celtics nao precisa
      precisa de um pivo defensor
      que enfrente a tudo e a todos

      Só espero q shaq volte bem pros PO
      se nao vai ficar dificil

      GO CELTICS SEJA O QUE DEUS QUISER

    2. Ever em 12 de março de 2011 09:01

      Assino em baixo. Perfeito o texto.

      E não é porque perdemos duas seguidas que defendo isso. Na verdade a maioria da torcida odiou a troca.

      Mas Clipers e 76ers até que tem bons times, o 76ers vai dar bastante trabalho pra quem eles pegarem nos playoffs.

      Mas vendo o Celtics jogar fica claro que só temos chance de título se os O’Neal tiverem em quadra. Com esse garrafão (de hoje) não dá. É triste ver todo mundo fazendo cestas fáceis na cara do Krstic. E isso desmotiva os companheiros a marcar também.

    3. João Neto em 12 de março de 2011 10:37

      Por pior que no primeiro instante a troca que o celtics pareceu, agora depois de ver várias colunas americanas analisando a troca, eu acredito que a troca foi positiva.

      Vale lembrar que acima de tudo o CELTICS NÃO IRIAM CONSEGUIR RENOVAR COM O PERKINS. Ou seja, quando acabasse a temporada ele iria embora de graça, por que o celtics não teria cap disponivel para renovar com ele.

      O Krstic não foi o motivo principal da troca, o celtics queriam o Jeff Green que é um bom jogador, e um jogador que eles estavam atrás a muito tempo, um cara que pudesse dar descanso ao paul pierce e além disso, um cara que no futuro poderá ser titular.

      Além disso temos que o Celtics ganhou um pick boa do draft e além disso adiquiriu peças que podem ser importantes na rotação do jogo. O que estão falando muito do Krstic é que o celtics queriam um pivo que pontuasse mais. Já que o perkins não tinha tanta contribuição defensiva.

      Porém, sem dúvida que o Perkins era um dos melhores defensores da liga e praticamente o único que parava o Howard. Com certeza sentiremos falta do cara. Porém foi ele quem rejeitou 2 tentativas de renovar o contrato dentro do que o Celtics podia pagar para ele.

      Acho que temos que olhar para frente, o celtics vai demorar um pouco a se acostumar com o novo time, e agora estamos muito dependentes dos O’neal voltarem a ficar saudáveis.

      Opiniões todos temos direitos a terem, porém acho que esse troca está sempre sendo analisada pelo mesmo ponto de vista, e existem outros a serem considerados que também são importantes para o Celtics.

      Abraço,

      João.

      • Daniel Emiliano em 12 de março de 2011 16:51

        Errado João, o Celtics teria CAP pra renovar com o Perkins sim.
        Essa história de o perderia de graça é uma mera desculpa sem pé nem cabeça, pois Krstic e Green também são contratos expirantes e se tornarão free agentes assim como o Perkins se tornaria.

        Green inclusive, por ser jovem, tem um ótimo mercado o esperando e não deve assinar com ninguém por menos de 12 milhões !

        Então se o Celtics não teria dinheiro pra renovar com um TITULAR de 8 milhões, como vc espera uma renovação com um RESERVA de 12 milhões ?

        E essa história de se desfazer do maior pilar defensivo da equipe pra adquirir um RESERVA, também é muito ruim.
        Afinal, susrgiram VARIOS free agentes que jogavam na posição do Pierce, inclusive tiveram varios alas com buyouts após a trade deadline.

        No entanto, Center não teve NENHUM ?
        Porque ?
        Porque Center BOM, é artigo de luxo na NBA e ninguém joga fora.
        Só o Celtics !

    4. jynx2 em 12 de março de 2011 11:09

      sem contar o Tony Allen que era o melhor marcador em cima do Kobe, mais uma bola fora do Ainge

    5. Bruno Raphael em 12 de março de 2011 11:09

      de boa trocou trocou, agora isso é passado, mas na minha opinião não acho que temos a melhor defesa agora sinceramente.

    6. Guilherme Camillozzi em 12 de março de 2011 12:52

      Sensacional

    7. Flavio de Franca em 12 de março de 2011 14:48

      Essa é uma das melhores matérias do Celtics Brasil até hoje. PHODA!
      Eu não sou dos mais contras o Nenad não. Acho que é um bom Center pro banco na hora que precise de um pivô que pontue, mas concordo em 100% com tudo. Na defesa nem no meu time. Mas é importante lembrar que o Perk recusou duas propostas, uma bem boa pra ele(7,5 milhas por ano). Outra é que na verdade a troca foi Perk por Green e Nate por Krstic.
      Também não dá pra botar toda a culpa da defesa ter piorado tanto só no Nenad. Porra, mudaram 5 jogadores de 15( qual a lógica de se livrar do Erden que estava jogando, e defendendo bem? Um 2nd pick?). O Perk tava ali há 7 anos. Sem contar que já tinhamos perdido o Tony Allen! Quando o entrosamento melhorar e o time estiver completo(ou perto disso)vai ser outra coisa claro.
      Enfim…PARABÉNS! Texto muito bom mesmo.

      Abs

      Ps – Luis Guilherme, eu só acho que o Jazz joga ainda joga no velho pick and roll porque ainda era o Sloan. Ano que vem isso muda.

      • Daniel Emiliano em 12 de março de 2011 16:57

        Não sei se muda não.
        Devin Haris e Big All devem seguir o legado.

        Tradição em estilos de jogos são uma coisa comum na NBA.
        Tem times que você escuta o nome e já imagina como joguem.

        Pistons, Spurs, Celtics sempre serão times que apostarão na forte defesa.

        Bulls sempre vai buscar um talento individual para guia-los

        Knicks sempre vai ter um basquete de maior velocidade

        e por aí vai.

        E você pode reparar, sempre que essas equipes fogem de suas caracteristicas históricas, elas fracassam.

        O Celtics mesmo, enquanto apostou em um basquete de correria e de crazy shotters como na época de Pierce, Rick Davis, e Walker…se deu MUITO mau.

        Essa frase de “Jogador sem defesa deveria ser proibido de jogar em Boston” eu já disse em alguns lugares.
        Deveria estar no estatuto do clube, isso !

        Ainge não parece pensar igual, pois de uma vez só, trouxe 3 jogadores com péssimas defesas (Troy, Krstic e Green)

    8. Wesley Lacerda em 12 de março de 2011 17:39

      Agora, eu pergunto: como estaria o celtics sem essas trocas??
      Daniels não joga mais essa temporada, Erden não tá jogando pq tá todo quebrado, Perkins contundiu de novo (3 a 5 semanas), Nate tambem tá fora por causa de uma artroscopia (4 a 6 semanas), só o Harangody que tá jogando (e bem inclusive). Aí voce tem: 2 O´neals + West + Wafer + Davis no Departamento Médico.
      O banco do Celtics Seria: Bradley e Harangody
      Taí uma coisa a se pensar

      • Vinicius Lopes em 13 de março de 2011 11:41

        Agora, eu pergunto: como estaria o celtics sem essas trocas??
        Daniels não joga mais essa temporada, Erden não tá jogando pq tá todo quebrado, Perkins contundiu de novo (3 a 5 semanas), Nate tambem tá fora por causa de uma artroscopia (4 a 6 semanas), só o Harangody que tá jogando (e bem inclusive). Aí voce tem: 2 O´neals + West + Wafer + Davis no Departamento Médico.
        O banco do Celtics Seria: Bradley e Harangody
        Taí uma coisa a se pensar

        (2)

        E o pior, parece que só trocamos os pivôs né, descansar o Pierce com o Daniels quebrado não precisava não é mesmo? O time perde duas, com o Ray Allen fazendo 5 pontos(2-11) e o PP 11 em uma das partidas, e a culpa é do center que faz média de 12 rebotes e 18 pontos nos jogos, e a culpa é dele e da defesa sendo que nesse mesmo jogo, agente só tomou 89 pontos? sei não hein, tem alguma coisa errada aí!

    9. Diego Rezende em 12 de março de 2011 17:45

      O green é novo e tem potencial, mas náo vai renovar com time algum por 12 milhões, ele ganha 4 e náo provou nada ainda na nba pra ganhar 12, o maximo que ele consegue em um time mediano pra cima é entre 6 e 7

    10. Diego Rezende em 12 de março de 2011 17:47

      perder o perkins foi muito ruim, mas tambem não é o fim do mundo, os o’neal já dão conta do recado na defesa

    11. Luiz Guilherme em 12 de março de 2011 21:39

      Muito obrigado pelos elogios ai ao texto
      é o que penso
      todos podem discordar ou concordar
      mas quando estiver com 70 anos e neurônios torrados de tanto pensar ainda não terei achado sentido para essa troca

    12. Uriel em 13 de março de 2011 00:18

      Quando o Jermaine volta, ja tem alguma previsao?

    13. Gabriel em 13 de março de 2011 02:07

      Pow vei foi mancada trocar o perkins pelo krstic,que até joga direitinho,mas nao faz a cara do boston como fazia o perkins.Perder pros clippers e pros sixers é um sinal de que a defesa ta precisando melhorar mesmo.

    14. vinicius dellano em 13 de março de 2011 23:31

      Hoje o time marcou direitinho, apesar do Bucks ter sido um lixo, atroca pra mim foi boa pelo fato de que o time jogaria sem 8 dos 15 jogadores, caso não houvesse a troca!

      Arroyo, excelente Back-up pra Rondo, no mais a defesa piorou, mas não é a pior do mundo também, Ainge não é gênio, mas também não foi esse asno todo, e perkins extendeu o contrato com o Thunder por menos que o celtics ofereceu, então o errado foi ele!

    15. junior em 14 de março de 2011 00:50

      concordo que adefesa deu uma queda no rendimento com a saida do Kendrick Perkinsmais mais tanbem não é o fim do mundo…
      PQ na minha humilde opinião. O Boston tava pecando muito em outro quesito o Rebote que
      Aliado com uma boa defesa faz um time ser invencivel. e o Krstic é um bom reboteiro o que
      já é um alento. e temos que ver que se ele tiver força de vontade para aprender e “poderar ser um
      Bom defensor”.
      Shaq e Jermaine estão voltando então aliando esses bons defensores mais um bom
      pontuador e reboteiro o time terar grandes chances de ser campeão…

    16. Yell em 14 de março de 2011 16:24

      Agora, eu pergunto: como estaria o celtics sem essas trocas??
      Daniels não joga mais essa temporada, Erden não tá jogando pq tá todo quebrado, Perkins contundiu de novo (3 a 5 semanas), Nate tambem tá fora por causa de uma artroscopia (4 a 6 semanas), só o Harangody que tá jogando (e bem inclusive). Aí voce tem: 2 O´neals + West + Wafer + Davis no Departamento Médico.
      O banco do Celtics Seria: Bradley e Harangody
      Taí uma coisa a se pensar

      (3)

    Mais Lidos do Mês

    Jaylen Brown faz cirurgia

    11 de junho de 2025

    Fundamentos para uma boa defesa

    11 de junho de 2013

    Kyrie Irving passa por cirurgia no joelho esquerdo e desfalcará o Celtics de três a seis semanas

    25 de março de 2018
    Mais Recentes

    O Boston Celtics vai fazer trocas

    27 de maio de 2025

    A próxima offseason da NBA promete ser um dos períodos mais agitados da história recente,…

    O Futuro do Garrafão Verde: Thomas Sorber no Caminho dos Celtics?

    27 de maio de 2025

    Jaylen Brown Fala Sobre Cirurgia no Joelho, Offseason dos Celtics e Amor por Boston

    27 de maio de 2025

    Reforçar sem reinventar: os planos de Brad Stevens para manter os Celtics no topo

    20 de maio de 2025
    SIGA O CELTICS BRASIL
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Favoritos dos Leitores

    Torrey Craig quer voltar ao Celtics: “Eu amo tudo em Boston”

    28 de maio de 2025

    O veterano ala Torrey Craig deixou o Boston Celtics impressionado. Mesmo com pouco tempo em…

    Fundamentos e formações ofensivas

    24 de novembro de 2010

    Já virou clichê que o basquetebol começa pela defesa, por isso, nos artigos anteriores, escrevi…

    Fundamentos para uma boa defesa

    11 de junho de 2013

    A defesa ideal é a que consegue neutralizar os potenciais ofensivos do adversário. Muitos fatores…

    Mais Populares

    Entenda as posições do basquete

    21 de agosto de 2024

    O Boston Celtics está com problemas financeiros?

    30 de maio de 2025

    5 coisas que você precisa saber sobre o novo armador do Celtics, Anfernee Simons

    24 de junho de 2025
    Escolhas do Editor

    Entenda as posições do basquete

    21 de agosto de 2024

    2008 a 2024 – Um rápido panorama sobre a trajetória do Boston Celtics até o 18° título

    26 de junho de 2024

    Como Joe Mazzulla liderou Boston ao 18º título

    20 de junho de 2024
    Mais Recentes

    Jayson Tatum: possível retorno e a mentalidade de campeão

    24 de setembro de 2025

    O Draft do Boston Celtics em 2025

    26 de junho de 2025

    5 coisas que você precisa saber sobre o novo armador do Celtics, Anfernee Simons

    24 de junho de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Threads
    © 2026 Celtics Brasil. Desenvolvido por Daniel Victor Dias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador De Anúncios Ativado!
    Bloqueador De Anúncios Ativado!
    Nosso site é possível através da exibição de anúncios on-line para os nossos visitantes. Apoie-nos desativando seu bloqueador de anúncios.