Dono de uma história única no basquete mundial, com ídolos inesquecíveis e 17 títulos da NBA, o Boston Celtics também é conhecido por valorizar e reconhecer as suas grandes conquistas. Na noite desta terça-feira (14), mais um ex-atleta voltou ao TD Garden para receber uma justa homenagem, por um feito histórico: em meio ao jogo com o Toronto Raptors, vencido pelo Celtics por 95 a 93, o Alviverde recebeu a lenda John Havlicek, que foi homenageado pelo histórico lance contra o Philadelphia 76ers, no jogo 7 da final da Conferência Leste de 1965, que completou 50 anos.
Havlicek, hoje com 75 anos, é o maior pontuador da história do Boston Celtics (26,395 pontos), conquistou oito títulos da NBA com o Alviverde, foi 13 vezes ao All-Star Game e tem a camisa 17 aposentada na franquia de Massachusetts, onde jogou por 16 temporadas, mas é sempre lembrado pelo lance contra o 76ers, eternizado na voz do lendário locutor Johnny Most. Na ocasião, o Celtics vencia o Phialdelphia 76ers por 110 a 109, no antigo Boston Garden, mas ainda tinha cinco segundos de jogo e os visitantes tinham a posse de bola.
Liderados por Wilt Chamberlain, um dos maiores pivôs de todos os tempos, o Philadelphia 76ers tentou a jogada da vitória, mas Havlicek se antecipou e roubou a bola, para delírio de Johnny Most e de toda a torcida verde e branca. A roubada de ‘Hondo’ garantiu ao Celtics o direito de disputar a final da liga com o eterno rival Los Angeles Lakers, série que venceria por4 a 1 e lhe garantiria o sétimo dos oito campeonatos consecutivos conquistados na década de 60, recorde até hoje.
Para quem quiser saber mais sobre a história do lance, confiram o texto do colaborador Guilherme Camilozzi, feito em 2010.
Confiram as homenagens da NBA e do Boston Celtics a John Havlicek:
https://www.youtube.com/watch?v=Fgygft_vud4
Respostas de 2
Saiu a pouco tempo em um site a lista com os 25 maiores SFs da historia. PP34 ficou em 7°, Hav em 3° e Bird em 2°.
Ele roubou a bola.