O que o Celtics aprendeu com o Timberwolves?

O Boston Celtics abriu uma vantagem de 2-0 nas Finais da NBA nessa noite de domingo, e grande parte dessa vitória foi a estratégia defensiva adotada pela equipe de Joe Mazzula que, certamente, foi inspirada pelas atuações da equipe de Dallas contra o Minnesota Timberwolves nas finais de conferência do oeste. Mas como isso se conecta?

Dallas Mavericks x Minnesota Timberwolves

A final de conferência do oeste foi bastante disputada, isso nós já sabemos. Mas uma estratégia adotada pelo Dallas Mavericks foi matadora, principalmente nos momentos decisivos (o famoso clutch time). Essa estratégia consistia em colocar a bola na mão de um dos seus armadores (Luka Doncic ou Kyrie Irving) e chamar um pick and roll, com a ideia de fazer com que os oponentes troquem a marcação (switch) e o armador com a bola tivesse um defensor de perímetro ruim na sua frente.

Essa estratégia criava diversas oportunidades de pontuação do perímetro e facilitava a possibilidade de infiltração, tendo em vista que o melhor defensor de aro estava marcando o perímetro. Resultados disso?

Luka Doncic e Kyrie Irving x Rudy Gobert nos playoffs:

  • 49 posses parciais
  • 35 pontos marcados
  • 69 pontos gerados para o time
  • 14-32 (43,75%) FG
  • 6-13 (46,15%) 3PT
  • Apenas 5 turnovers

Luka Doncic e Kyrie Irving x Karl-Anthony Towns nos playoffs:

  • 37 posses parciais
  • 26 pontos
  • 56 pontos gerados para o time
  • 10-16 (62,5%) FG
  • 3-6 (50%) 3PT
  • Apenas 1 turnover

Essa estratégia foi vista com maior clareza, inclusive, na famigerada cesta de Luka Doncic no final do jogo que fez o Gobert “dançar” no perímetro.

O que o Celtics está fazendo de diferente?

Não é nenhuma surpresa que Dallas está buscando novamente esses confrontos (matchups) entre seus armadores e os pivôs de Boston. Apesar de Horford e Porzingis não serem péssimos marcando o perímetro, a velocidade, habilidade e capacidade de mudar de direção dos armadores de Dallas é algo impressionante.

É aqui que começam os méritos da comissão técnica do Celtics com uma estratégia que, claramente, foi treinada durante o período após a final de conferência.

Os jogadores de Boston estão fazendo uma troca envolvendo 3 jogadores: o marcador principal, o pivô e o marcador que está na sobra.

Como podemos ver no vídeo abaixo, Porzingis nota que Derrick Lively está subindo para fazer o corta-luz para Luka Doncic (que está sendo marcado por Derrick White). A primeira ação de qualquer pivô seria acompanhar seu jogador, mas Kristaps sinaliza para Pritchard (que já se mostra preparado) e, ao invés de acompanhar Lively, deixa que Pritchard auxilie Derrick White e sobe para marcar o jogador que sobrou. O resultado? O vídeo mostra!

Aqui podemos ver de forma ainda mais clara que Boston não tinha intensão nenhuma de deixar Luka abusar dos confrontos contra os pivôs.

Em uma jogada de transição, Derrick Lively sobe novamente para o corta-luz e Porzingis ao invés de acompanhar, sinaliza para Derrick White auxiliar na marcação e o armador entende perfeitamente.

Infelizmente, a bola de Luka Doncic cai mesmo com a marcação apertada, mas novamente a estratégia aplicada pela equipe de Boston se mostra muito clara e eficiente.

Resultados até o momento

Apesar da estratégia estar sendo aplicada de forma eficiente, ainda sobram maneiras de Dallas se sobrepor a isso.

Luka Doncic gerou, até o momento, 19 pontos em cerca de 8,6 posses contra Kristaps Porzingis com um aproveitamento de cerca de 63,6%. Contra Al Horford, os números do esloveno caem para 5 pontos em 20% nos arremessos (0-4 do perímetro), mas em um total de 15 posses parciais.

Kyrie Irving contra Porzingis conta com 5,5 posses parciais e 4 pontos em 40% de eficiência. Contra Horford, também são 4 pontos com 40% de eficiência, mas com 8 posses parciais, apenas.

Portanto, esperamos que esse tipo de análise e variação tática continue acontecendo de forma tão efetiva, afinal, a série ainda não acabou.

Vídeos por nba.com

Texto por Daniel Victor Dias

Compartilhe essa postagem:

X
Facebook
WhatsApp
Telegram
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS RECENTES

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre o Boston Celtics

OUTROS TEXTOS
Aprenda Sobre
Fernando Caliari

Entenda as posições do basquete

Durante as transmissões da NBA, muitos narradores, comentaristas e técnicos referem-se as posições dos jogadores em quadra, tanto por nomes

Notícias
Vicente Kresiak

Svi Mykhailiuk assina com o Utah Jazz

O ucraniano Svi Mykhailiuk, bancário do Boston Celtics assinou com a franquia de Salt Lake City por quatro anos, em

conteúdos exclusivos

Tenha acesso antecipado e exclusivo a conteúdos extras sobre o Boston Celtics

Inscreva-se e receba esses conteúdos de forma gratuita!