Saiba mais sobre Fab Melo

Fab Melo, foi o escolhido pelo Celtics na 22ª escolha do draft de 2012. Ele entra na história como o primeiro brasileiro a ser escolhido para atuar pelo Boston Celtics.

Fabricio Paulino de Melo, nascido em Juiz de Fora, MG, em 20 de junho de 1990, atuou por 2 anos na Universidade de Syracuse. No ano passado, atuou pela seleção brasileira no World University Games, na Turquia. Teve uma média de 8.4 pontos, 5.9 rebotes e 1.9 tocos.

Jogou a High School por Sagemont, na Florida. No seu primeiro ano como universitario, logo na pre-season foi escolhido como rookie do ano, na divisão Big East, com uma média de 7,5 pontos e 6,0 rebotes em dois jogos.

Depois, teve participação bem discreta, atuando 9.9 minutos em média, com 2.3 pontos, 0.8 tocos e 2 rebotes. Já no segundo ano, passou a ter mais espaço, atuando em média 25 minutos, deixando 7.8 pontos, 5.8 rebotes e 3 tocos por jogo, acertando 56.6% dos chutes de quadra. Em um jogo contra Seton Hall, o atleta deu 10 tocos, junto com 7 rebotes e 12 pontos, ajudando o seu time a massacrar o rival e batendo o recorde histórico da faculdade. Seu time perdeu na primeira fase, somente 2 jogos, sendo que um ele não atuou.

Quando passou para o March Madness no entanto, o jogador não atuou por problemas academicos não totalmente esclarecidos.

O atleta que havia sido escolhido como o melhor jogador defensivo Conferência Big East, foi uma grande perda para a equipe.

O treinador da equipe, Jim Boeheim, disse que “o time estará pronto para jogar, mas sem a principal peça defensiva”, demonstrando a falta que Melo faria ao time.

O fato é que Fab não nasceu em berço de ouro e não passou pelas melhores escolas. Passar pela faculdade, em outra lingua, e ainda treinar no ritmo que treinava, é realmente algo muito complicado.

Após o incidente, ele se dedicou aos treinos e agora pertence ao time Celta!

 

Pontos Fortes

Em termos de ferramentas físicas, Melo é exatamente o que você procura em uma perspectiva de Center medindo 2.13m e pesando 116kg possuindo ainda uma ótima envergadura em pé de 2.79 m e com os braços abertos de 2.21m, maior do que de Nenê, Varejão e Tiago, os outros grandes homens brasileiros da liga.

Seu principal valor é seu potencial defensivo. Melhorou seu condicionamento e tornou-se um grande fator no esquema de Syracuse, perdendo peso e atingindo apenas 9.2% de gordura.

Com isso tornou-se o melhor jogador defensivo do leste no ano e poderá ser um dos melhores pivôs defensivos na NBA caso continue com sua evolução.

É muito eficaz com tocos, e tem o apelido de Fablock Melo. Ofensivamente, tem um “gancho” sólido (especialmente com a mão direita) que é dificil de ser bloqueada devido ao o seu comprimento. De vez em quando, possui um jump shot bom quando gira sobre o seu ombro esquerdo. Termina bem, quando em forma, ao redor do aro.  Tem a cabeça para continuar a desenvolver-se em ambas as extremidades do garrafão.

 

Pontos Fracos

Melo realmente não é um jogador habilidoso na extremidade ofensiva, e provavelmente vai ser sempre a quinta opção para finalizar a jogada.

É um pouco mecânico dentro e fora de seus movimentos sendo muito simples no ataque e algumas vezes previsível em seus movimentos.

Parece decido quando recebe a bola, impedindo assim de fazer um leitura da ação em torno dele. Tem o velho mal hábito, principalmente nos big mens novos de colocar a bola na altura do peito quando ele pega rebotes ofensivos ou recebe passes, permitindo faceis roubadas de bola.

Melo nem sempre joga forte quanto seu tamanho imponente indica.

Não tem mãos grandes e não é sensacional nos rebotes, o que é preocupante para o tamanho dele.

Vai ter que mostrar que pode jogar fora do garrafão já que na NBA não pode ficar plantado em baixo do aro devido a regra dos 3 segundos.

Outro fator que precisa ser trabalhado é sua inclinação a cometer faltas o que pode reduzir seus minutos e prejudicar seu desenvolvimento.

 

Resumo

Melo tem físico e altura pra jogar na NBA e isso são coisas que não se ensinam.

Tem um ótimo jogo defensivo mas que mesmo assim deve ser polido e no ataque terá que se dedicar para aprender o máximo com Kevin Garnett e Doc Rivers.

Fab teve problemas extra quadras nos últimos anos que precisam ser esquecidos, para que foque no seu treino dia a dia pois agora está na equipe mais tradicional da NBA, onde as exigências nos treinos e na torcida são extremamente altos.

Highlights

http://www.youtube.com/watch?v=LKyP3Por3xI

 

Fonte: Draft Express

Compartilhe essa postagem:

X
Facebook
WhatsApp
Telegram
Reddit

Respostas de 38

  1. Com a renovação do KG hoje e a provável manutenção do Bass, ele e o Sullinger vão ter pouco tempo de quadra esta temporada, então ambos tem que aproveitar pra aprender o máximo com KG, pois ano que vem passarão a ter bemmm mais responsabilidades e cobranças

    1. Eu acho melhor começar assim, tendo um primeiro ano mais tranquilo sem cobranças excessivas. Melo e Sullinger com ctza terão poucos minutos essa temporada e terão que aproveitar mto bem. A Summer League nem se fala. Ter KG como professor vai ser importantíssimo para ambos. Ferramentas para crescerem não falta, basta aproveitarem.

  2. Fab provavelmente vai jogar poucos minutos na primeira temporada, como foi a primeira do Splitter, mas se ele mostrar que é um bom jogador, poderá ficar como um sixth man, ou como um starter mesmo, se o time não tiver um pivô.

  3. quase não entrará em quadra….se tem uma coisa q detesto no celtics do doc rivers e esse paciencia exagerada com rookies….Ja ta chato minha cobrança aqui mas vou repetir…..JJJ e Moore precisam jogar kct!!!!!!! Fab e Sullinger então nem se fale…..prefiro perder um campeonato e ver esses jovens se desenvolver junto ao big tree do q trazer preguiçosos como OJ mayo…

  4. Avery Bradley praticamente não jogou em sua temporada de calouro, e só começou a ter minutos significativos pós AllStar Break, porém é nosso provável starter na próxima estratégia, é assim que funciona com o Doc Gus.

    1. Jason Terry seria bom demais! muito bom mesmo! ele vindo do banco com aqueles arremessos, incendiando tudo! seria bom demais.
      Starters: Rondo – Bradley – Pierce – Garnett – Kaman (ou qualquer outro bom C!)
      Benchs: Jamal Crawford, J. Terry, Jeff Green, Sullinger, Bass, Wilcox, Melo, (entre outros!)

  5. Bom jogador, experiente e foi decisivo muitas vzs no dallas, pra mim seria um ótimo reforço.

  6. Aeee galerinhaa…LOJA VIRTUAL OFICIAL DA NBA – EM PARCERIA COM O NETSHOES foi inaugurada…

    http://www.lojanba.com

    Poucos produtos ainda, mas tá show, bora personalizar sua camisa do BOSTON CELTICS…

    LETS GO CELTICS

  7. O Celtics ainda quer Ray Allen que fique claro….msm com a chegada de Terry ja disse que ainda quer Alllen

  8. Ray Allen ainda quer ganhar um titulo Ok? Pq não se juntar a KG,Pierce,Rondo,J.Terry????
    Ray Allen quer ganhar bem OK?PQ não aceitar 12milhões por 2 temporadas????(dobro do heat)

  9. Rapaziada do Blog.

    Ta na hora de um post com as negociãções Celtas. Vamos lá!!! rsrss.

    Jeff Gren, Ray Allen, Terry, OJ Mayo, Bass… quanto de Cap ainda temos com a renovação do KG essas coisas…

    Abraço!!

  10. JET quase certo, só falta o Ray Ray voltar, tentar assinar com um pivo e com o Jeff Green.

  11. Também do sentindo falta do site mais atualizado, até dei uma desistida de entrar aqui e to acompanhando sempre pelo jumper, queria saber como tá a situação do cap de boston.

  12. Adoro Ray Ray e seu jogo… Mas sou da seguinte opnião… Qr ir? Q vá e seja feliz… Gosto da ideia de que para jogar em Boston não basta só qualidade mas tb tem q ter coração de um celta… Se Ray Ray cogita ir até para um time como o Clippers então que vá…5mil a mais no CAP
    Repito Adoro seu jogo o considero Mito mas com o grupo que estamos formando e vendo oq Ray jogou na última temporada prefiro PP34, Avery, J Green, J Terry…

    Se não estou enganado estamos em 46mil eu acho.. Não tenho certeza

    1. Ué!!! Ray não quer ser campeão de novo??? Quer lugar melhor que Boston na próxima temporada para conseguir isso???

      Sinceramente, eu não entendo…

    1. lol fumou???intenção é renovar com Ray e Terry jogar de 1…o cara ja deu o q tinha q da pq vai sair do C’s?

  13. De acordo com o Hoopshype:

    Rondo 11 milhões
    Pierce 16 milhões
    Garnett 11 milhões
    Bradley 1,63 milhões
    JJJ 1,120 milhões
    Stiemsma 1, 02 milhões
    Moore 762 mil
    Sean Williams 916 mil (WTF?? rsrsr)

    Jason Terry* 5 milhões. (*Se for confirmado)

    Totalizando aproximadamente 47,5 mi
    Sendo assim, nos sobra aproximadamente 10,5 mi para contratar. Aí temos que levar em consideração Jeff Green, que sinceramente não lembro qto ganhava, Bass (que acho q vai pedir algo em torno de 10 mi), Dooling, Pietrus e por fim Allen. Eu só fecharia com Allen pela mid level exception de 5mi, o problema é que se não me engano as excepetions só servem para contratos de uma temporada apenas.

    1. Thiago o J Terry confirmado será contratado pelo mid-level exception 5 milhões por ano, então Allen não pode vir atravez da MLE.

      O mid-level exception conta no cap?

  14. quer saber ? sou muito fã do Ray, mas se renovamos com o KG, Pierce e Rondo sob contrato, ja temos um BIG 3 ! e com Bradley recuperado, Jason Terry, Jeff Green no elenco >> Allen, quer ir, vá, seria OTIMO que ficasse, mas… agora é buscar um Center titular na Free Agency ou apostar no Fab Melo como ROOKIE do ano hahaha !

  15. Ainge said Melo, a 7-foot Brazilian out of Syracuse, will be a project but has a huge upside.

    “One of the few guys in all of college basketball who blocks shots and takes a charge. He guards the paint real well.”

    Melo said he heard from Garnett after the draft.

    “He just said he’s excited to teach me, and I’m excited to learn … I’m a very coachable guy.”

    Tà com moral o garoto!

MAIS RECENTES

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre o Boston Celtics

OUTROS TEXTOS
Aprenda Sobre
Fernando Caliari

Entenda as posições do basquete

Durante as transmissões da NBA, muitos narradores, comentaristas e técnicos referem-se as posições dos jogadores em quadra, tanto por nomes

Notícias
Vicente Kresiak

Svi Mykhailiuk assina com o Utah Jazz

O ucraniano Svi Mykhailiuk, bancário do Boston Celtics assinou com a franquia de Salt Lake City por quatro anos, em

conteúdos exclusivos

Tenha acesso antecipado e exclusivo a conteúdos extras sobre o Boston Celtics

Inscreva-se e receba esses conteúdos de forma gratuita!