Um olhar sobre o futuro: A troca com o Nets

Na troca que abalou a NBA nessa temporada, o Celtics enviou para o Nets KG, Pierce e Jason Terry, para receber um caminhão de jogadores em troca. Foram eles: Kris Humphries, Gerald Wallace, Marshon Brooks, Kris Joseph e Keith Bogans, além de 3 escolhas de primeiro round em drafts futuros e a opção de trocar de escolha com o Nets no draft de 2017 (ou seja, se a escolha deles for melhor o Celtics troca, se não fica por isso mesmo)

Joseph, no entanto não tem contrato garantido, então pode ser que ele não permaneça na equipe para que a folha salarial seja aliviada.

O que muda dentro de quadra?

Como já disse em outra matéria, o Celtics vivia um momento onde era preciso dar tempo de quadra para seus jovens jogadores para que eles se desenvolvessem, assumissem responsabilidades e com isso ficasse claro quem faria parte do processo de renovação e quem ficaria pelo caminho.

Com Pierce e KG em Boston, era muito difícil disso acontecer, pois eram jogadores que tinham muito minutos de quadra pra si e que com a história que tem, seria difícil mantê-los no banco por mais de metade da partida.

KG e Pierce saíram, e em seu lugar outros três veteranos chegaram. Humphries e GWall e Bogans, jogadores sem a história e identificação dos antecessores e que podem facilmente ter seus papéis reduzidos em prol do projeto futuro, do desenvolvimento dos jovens.

Humphries e GWall tem suas qualidades. Humphries é um reboteiro acima da média, algo que tem faltado para o Celtics a no mínimo 5 anos, e GWall embora tenha vivido seu inferno astral no setor ofensivo, na temporada anterior, ainda é um defensor de elite da NBA, que pode marcar jogadores de 3 posições diferentes, e isso não é algo que se possa passar desapercebido.

No entanto Humphries e GWall foram para Boston para serem figurantes. Não são eles que vão definir as bolas nos finais de jogos, não são eles que vão ter 30…40..minutos de tempo de quadra.

O Celtics agora vai apostar nos garotos, mesmo que esses estejam jogando em um nível inferior a Humphries,GWall e Bogans, pois essa temporada não se trata de buscar vitórias e títulos e sim de preparar uma equipe jovem que na temporada de 2014/2015 passará por novas mudanças.

Lee terá a oportunidade de mostrar seu real potencial e provar se sua contratação foi um erro ou um acerto, agora que não tem mais que dividir seus minutos com Jason Terry.

Vejam essa temporada como uma “peneira”. Quem se mostrar competente, fica, quem não se mostrar, vai cair fora.
E isso vale até mesmo para jogadores que hoje são xodó de muitos, como Rondo, Bradley, Sullinger e Green.

O que muda financeiramente?

Creio que todo mundo sabe que as trocas foram feitas pensando em questões financeiras e não em questões técnicas e táticas.
Os jogadores vindos do Nets não vieram pra resolver dentro de quadra e sim para darem uma flexibilidade financeira para a próxima temporada.
A troca rendeu ao Celtics além dos jogadores e escolhas em Draft, uma pouco comentada exceção comercial de 7,3 milhões.
Essa exceção permite ao Celtics enviar em uma troca um jogador com um salário muito inferior ao recebido, o que normalmente é contra a regra da NBA que só permite uma diferença salarial próximo a 25%.
Para dar um exemplo disso, o Celtics poderia enviar um Brando Bass e seu salário de 7 milhões em troca de um jogador de 16 milhões, mesmo que isso faça com que o CAP seja ultrapassado.
A conta seria a seguinte:
Contrato do Bass de 7 milhões + 25% = 8,7 Milhões
8,7 Milhões + 7,3 milhões da exceção = 16 milhões

Outro fato importante na troca é que ela envia a Boston 3 jogadores com contrato expirante:
Humphries (12 milhões ), Bogans (5,3 milhões), Marshon Brooks (1,3 milhões)
Isso significa que ao fim da temporada, juntos esses atletas liberam 18,3 milhões da folha salarial, valor esse que pode ser bastante aumentado se os rumores de que GWall possa ser trocado por outros contratos expirantes ou novas escolhas de Draft.

Sendo assim, se olharmos para a folha salarial da equipe de Boston na próxima temporada, podemos ver 8 jogadores com contrato, somando um valor de 50 milhões (lembrando mais uma vez que caso Gwall seja trocado, esse valor pode baixar para 40 milhões)
Pra uma equipe que gastou 74 milhões em salários na última temporada, o Celtics estaria liberando de 24 até 34 milhões, além da possuir a já citada exceção comercial de 7,3 milhões e ainda podendo contar com uma exceção de nível médio de 5,2 milhões e uma exceção semestral de 2,1 milhões

Isso tudo da ao Celtics uma flexibilidade comercial e uma gama de opções na próxima agência livre que muitos dos novos torcedores celtas nunca nem se quer viram o time ter.
Em outras palavras essa troca trouxe ao Celtics um poder para contratar até quem sabe dois All Stars na próxima temporada, diretamente na agência livre, sem ter que ficar dependendo de complicadas trocas para ter êxito na negociação.
Por isso deixar os jovens jogadores do elenco terem muito tempo de quadra neste ano é fundamental, para que se possa saber exatamente em que posição o Celtics deve buscar um reforço de peso e em que posição pode contar com seus garotos.


 Leia também:

– Parte 1 | Um olhar sobre o futuro: Adeus a Pierce e KG
– Parte 2 | Um olhar sobre o futuro: A troca com o Nets
– Parte 3 | Um olhar sobre o futuro: Os novos Celtas

Compartilhe essa postagem:

X
Facebook
WhatsApp
Telegram
Reddit

Respostas de 50

  1. Daniel voce acha que com a chance de o Celtics conseguir 2 all-stars e com Rondo o time volta a ser candidato ao titulo?

    1. Cara, eu acho que o Green vai dar um passo adiante nessa temporada e ele e o Rondo juntos já serão uma dupla de peso.

      Juntos com 2 All Star, e mais gente que pode ajudar MUITO como Bradley que é defensor de elite, Sullinger que tmb pode ter um futuro muito bom e Olynyk que é um cara que acho que ode pontuar muito, vindo do banco, acho que o Celtics tem tudo pra montar um baita time já na próxima temporada.

      Alias, nem sei se precisa de 2 All Stars. Talvez um só, com boas peças pra rodar o time, já façam da equipe muito competitiva.

      1. Concordo com o Daniel. O time atual, do jeito que está nesse momento, não é de se jogar fora, podendo até ficar com uma sétima/oitava vaga de playoffs. Mesmo com muitas derrotas, será certamente um time legal de se ver jogar, com muitos jogadores buscando provar algo, principalmente Rondo e Green.
        Vamos esperar a offseason terminar.
        Ainge está trabalhando sem deixar vazar rumores, de modo que pouco ficamos sabendo sobre suas movimentações.
        Mesmo depois que começar a temporada, o Celtics pode conseguir uma boa troca envolvendo esses contratos expirantes.
        Entretanto, pelas opções que surgirão para 2014-15, talvez se confirme essa tendência de que as contratações de maior impacto fiquem mesmo para depois da próxima temporada.
        Espero que a “seca” vivida antes do Big 3 tenha ensinado bastante à franquia, de modo que ela possa voltar à disputa pelo título em pouco tempo.

  2. Olha sigo o site a 2 anos, como todos queria que isso fosse mentira q PP e KG não tivessem saído que tudo isso tinha acabado com o C’s até 5 minutos atrás , quando li esse artigo, agora vejo algo MUITO diferente, vejo futuro, vejo títulos…
    Com esse baita espaço, vejo um time que nessa temporada pode criar jogadores fundamentais, Green, Lee, Bradley, Sully e Olynyk, juntos com Rondo e mais 1 ou 2 All-Star, e umas trocas no Elenco como Willcox, Bass nós teremos mais chances de ganharmos o 18 banner do que tivemos nesta temporada… O Heat que se cuide

  3. Opa, as trocas no elenco, os 2 All-Star e a briga pelo titulo só pra 2014/2015… Mais GO Celtic’s

  4. E quem estará FA ano que vem? Se os Deuses do basquete pudessem me ouvir seria Kevin Durant. Mas eu acho que ele não viria pra Boston.

    1. Só em exceções comerciais, o Celtics já acumulou 16 milhões de dólares, Gustavo.

      São 16 milhões que se pode passar do limite do CAP sem nem se quer pagar multa

  5. olá, achei que o rebuild era necessário e, claro deixa todos os celtas orfãos. li em algum lugar que nós brasileiros somos mais apaixonadas enquando os americanos são mais tranquilos e dai vai a melhor visão deles pela troca do que a nossa em relação aos nossos MITOS!!!

    vamos lá Daniel…juntei os meus pensamentos aqui e fiz uma pequena analise do que a gente pode buscar ano que vem com o CAP magro, e cheguei a conclusão como voce mesmo disse no post que sim na temporada 2014/15 poderemos ter um time de peso e buscar mais um banner!!!

    olha só, Carmelo Anthony será free-agent e tem um salário que da muito bem para nós bancarmos, que tal montar um time ao redor dele e Rondo…sendo assim poderiamos mt bem ter uma formação assim.

    PG-Rondo
    SG/SF-Carmelo Anthony
    SF-Green
    PF-Sullinger
    C-Olynyk

    e nisso tudo vemos o CAP com RR 14M; CA 18; JG 9; JS 2,5 e KO 2,5…sendo assim só nos 5 titulares terias gasto 46 M.
    ai vamos até o banco, PG eu buscaria alguém no draft de 2014(até pq teremos 3 escolhas de 1° round onde podemos ter alguma alta, entre o top 10 ou 15) SG Avery Bradley e Courtney Lee; SF draft ou free-agent; PF Bass; C Fab Melo(se ele mostrar durante a season 2013/14 q realmente merece ficar).
    fiz uma analise simples, até pq não completei o time inteira, mas com esse elenco todo eu fiz as contas e o máximo que o CAP estaria é de 66 M, bem abaixo do que foi gastado nesses últimos anos!!!

    Daniel se falei alguma bobagem me corriga, mas esse é um dos modos de o Celtics voltar a ter um poderoso time!!!!

    abraços!!!

    1. Wallace, Carmelo não tem como jogar de SG, ele não teria agilidade pra bater de frente com adversários tão mais rápidos que ele.

      Carmelo seria uma ótima contratação sim, mas para jogar na 3 e na 4, revesando com o Green as posições.

      Dessa forma Sullinger seria banco ou seria deslocado pra jogar de center, coisa que eu acho que ele vai começar a ser treinado nessa temporada, se quer saber

    2. xapa, acho que o carmelo não sai do knicks não. É um mercado que ele gosta, e não iria pra um rival de divisão.

  6. Daniel são de 24 milhões a 34 ( com a troca do G-Wall) liberados do CAP mais 16 milhões de exceção ou os 16 da exceção esta incluso nesse numero?

    1. Os 24 milhões são só de contratos que se encerram.
      Se o Gwall for trocado por um expirante, daí são 34 que liberam.

      Os 16 milhões de exceções comerciais não estão inclusos nessa conta.

      Ou seja…uma condição financeira muito boa com Gwall, e extraordinária sem Gwall.

      Mas dependendo de quem se contrate, não vejo a saída do Gwall como necessária, pois ele é muito talentoso e poderia ajudar muito na rotação.

      É preferível MIL vezes se livrar do Bass, do que se livrar dele, na minha opinião.

      1. Concordo plenamente. Apesar do contrato insano do G Wall, deveríamos nos livrar do Bass primeiro.

  7. Com certeza deixa o cara ai pelo menos essa temporada, com essa quantia podemos sim trazer um All-Star top como Carmelo, e quem sabe PP de volta? Trocarmos o Bass por algo bom e trazermos 2 ou 3 jogadores para ai sim pararmos o Heat….

  8. Realmente,a troca tem tudo pra ser benéfica a médio e a longo prazo pros Celtics,mas isso vai depender do andar da carruagem.Precisamos negociar o G-Wall antes do Free Agenccy por expirantes ou então anistiá-lo na temporada que vem(Não sei se é possível).

    E ai que comece a campnha : VEM SER FELIZ EM BOSTON CARMELO

    kkkk zoeiras a parte,acho que Rondo e Melo formariam uma dupla formidável no Celtics!

  9. Separei uma pequena lista de jogadores que podem testar o free agency ano que vem

    Luol Deng
    Kyrie Irving(Team Option)
    Dirk Nowitzki
    Paul George
    Danny Granger
    Pau Gasol
    Kobe Bryant
    Zack Randolph
    Chris Bosh(Player Option)
    LeBron James(Player Option)
    Dwyane Wade(Player Option)
    Carmelo Anthony(Player Option)
    Marcin Gortat
    Demarcus Cousins
    Tim Duncan
    Rudy Gay(Player Option)
    Kyle Lowry
    John Wall

    É lógico que alguns desses ai como Kobe Bryant e Tim Duncan tem chance negativa de jogar em Boston,mas nomos como Carmelo Anthony e Rudy Gay são bem plausíveis e adicionariam muito ao nosso time.

  10. OS DOIS CARAS DO INDIANA, PAUL GEORGE OU DANNY GRANGER, RUDY GAY OU LOUG DENG. SERIA UMA OTIMA PRA NOS….

  11. VAMOS SE LIVRAR DO GWAAL E LOGO PARA TANKAR ESTA TEMPORADA E TENTAR UMA DESSAS FUTURAS ESTRELAS DO DRAFT DE 2014 E COM ESSE PODERIO FINANCEIRO QUE TEREMOS FORMAR SEM PRECEDENTES NA NBA .

    1. O Rondo vive se machucando…se for para se machucar essa temporada, que seja logo no inicio. Aí o time foca de vez na loteria

  12. O Dj White também foi envolvido no trade.
    Em relação as possibilidades para o ano que vem temos a chance do retorno do PP34,Gay,Granger ou Zack Randolph seriam as melhores pedidas para Boston,pois com os três primeiros bastaria empurrar o Green para a 4 e com o último teriamos um 4 que pode jogar de 5 fácil.

  13. Não acho que o Boston precise de muitos jogadores de perímetro , nos falta um bom 3P shooter e alguém para ser reserva do Green na 3, precisa-se de bons pivos para compor um garrafão com Sully e Olynyk.

    1. Você diz pra próxima temporada ou pra atual?
      Porque ena atual o Celtics tem 5 caras que podem atuar na 3.

      Green, GWall, Lee, Bogans e Joseph

      É provavelmente a posição que menos precisa de reforço.

  14. Parabéns pelo post Emiliano!
    Estou mto confiante, pois esta temporada vamos acompanhar o crescimento do Green sem a sombra do PP, e isso ela ja tira um grande peso das costas! Daí temos, Bradley,Sullinger, Lee e Olynyk, 3 “jovens” talentosos que sem duvida quando vier a próxima temporada e acrescentar um ou dois nomes de peso, ficaremos muito fortes!
    Eu gosto do G.Wallace, acho q tem tudo pra dar certo em Boston pela sua grande dedicação e sua defesa, claro q tem um salário alto mas vamos ver seu rendimento na temporada!
    Gostaria de ver o Durant na nossa equipe, nao sei se existe chances para isso acontecer, pois acho q se esse ano nao chegarem em condições de brigar pelo título ele poderia querer sair!
    E é isso, mto ansioso pra ver essa nova cara do nosso time e espero que nosso melhor jogador do momento volte voando sen nenhum tipo de dor no joelho!
    Let’s Go Celtics!

  15. Não vi nada sobre isso, mais se for verdade seria uma baita troca para os C’s, nós temos muitos alas e n temos um Pivô como o Anderson, acho que essa troca nos ajudaria muito para essa temporada e nos aliviaria de gastar muito na próxima temporada, já que pra mim ele é um dos melhores Pivôs.

    1. Exatamente.
      É nisso que eu apostaria
      Jovens e super talentosos.
      Fariam um quinteto altamente de elite e com 10 anos pra jogar junto…rs

      Rondo, Paul George, Green, Sullinger, Coursin

      Com um banco igualmente jovem e talentoso.
      Bradley, Marshon Brooks, Lee, Olynyk, e as 2 picks do próximo draft

      1. O problema é que os 2 serão agentes livres restritos, não consigo imaginar o Pacers não cobrindo qualquer oferta pelo George… E é a mesma situação com o Cousins.

        Imagino que teria que fazer uma troca para pegar um deles,, não seria simplesmente oferecer a grana… Infelizmente!

  16. Excelente texto Daniel claro triste com as saidas de Paul Pierce e Kevin Garnett, mais eu estou muito otimista com nosso futuro.

    Mais mudando de assunto pelo que eu vi na lista acima temos otimos nomes para 2014, agora se fosse que tivesse que escolhe os seriam Carmelo Anthony e Paul George.

    Nao sei se daria por trocas envolvendo o Bass e outros jogadores pelo Lamarcus Aldridge sera teria como?

    Rajon Rondo, Paul George, Carmelo Anthony New Big Three!

    1. Eu imagino que quase que nulas.

      Ele teria que renunciar ao último ano de contrato que ele tem como opção, e depois escolher o Celtics entre todos os outros times que irão tentar contratá-lo.

      Acho difícil ele querer ser um celta por todo o histórico de jogos contra desde a época do cavs…

  17. Destes da lista acima:

    Luol Deng – Possível (so ele querer)
    Kyrie Irving – É novo não sai dos CAVS
    Dirk Nowitzki – Ele é fiel ao MAVS
    Paul George – Pacers cobrem qualquer oferta
    Danny Granger – Possível (so ele querer)
    Pau Gasol – Possível (so ele querer)
    Kobe Bryant – Nunca ele odeia Celtics
    Zack Randolph – Possível (so ele querer)
    Chris Bosh(Player Option) – NUNCA
    LeBron James(Player Option) – NUNCA
    Dwyane Wade(Player Option) – NUNCA
    Carmelo Anthony(Player Option) Possível
    Marcin Gortat – Possível (so ele querer)
    Demarcus Cousins – Kings cobre oferta
    Tim Duncan – Idolo do SPURS não sai
    Rudy Gay(Player Option) – Possível (so ele querer)
    Kyle Lowry – Possível (so ele querer)
    John Wall – Wizards segura o cara

  18. Lebron que não quero nem de graça. Aliás nem que ele pagasse para jogar. Nosso perfil é outro. Questão de estilo e posicionamento. O Heat é o time a ser batido e não a ser comprado. Rondo (elite), Bradley (elite), Green (elite), GWall (quem sabe volta aos melhores tempos), Kelly Cabeleira (futuro promissor). Adicione um Rudy Gay, Melo ou o Duran e teremos alguns títulos.

MAIS RECENTES

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre o Boston Celtics

OUTROS TEXTOS
Aprenda Sobre
Fernando Caliari

Entenda as posições do basquete

Durante as transmissões da NBA, muitos narradores, comentaristas e técnicos referem-se as posições dos jogadores em quadra, tanto por nomes

Notícias
Vicente Kresiak

Svi Mykhailiuk assina com o Utah Jazz

O ucraniano Svi Mykhailiuk, bancário do Boston Celtics assinou com a franquia de Salt Lake City por quatro anos, em

conteúdos exclusivos

Tenha acesso antecipado e exclusivo a conteúdos extras sobre o Boston Celtics

Inscreva-se e receba esses conteúdos de forma gratuita!