Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Avaliação individual da temporada 2022-23: Jaylen Brown

Loja de camisas da NBA

Após se destacar nas finais da NBA na temporada passada, Brown finalmente começou a ter seu jogo reconhecido pela mídia e pelo público em geral. 

Embora eu acredite que o reconhecimento de Brown ainda esteja um pouco abaixo do que o atleta merece (até mesmo por parte da própria torcida celta), o fato de ele ter figurado algumas vezes no MVP race e ter sido um dos mais votados do leste para o All Star Game, já mostra que seu prestígio tem aumentado. 

Além disso, dentro de quadra, o ala do Celtics tem correspondido. Como de costume, Brown foi o jogador mais regular e confiável da equipe. Ele não costuma ter os picos de brilhantismo de Tatum, mas também não apresenta tantas atuações abaixo do esperado como seu companheiro. 

Brown foi, portanto, um dos melhores e mais seguros pontuadores não só do Celtics, mas também da NBA. Ele possui hoje a 9ª maior média de pontos da liga, o que é um número surpreendentemente alto para um atleta que não é se quer a primeira opção ofensiva de sua equipe. 

Pontos a melhorar 

Assim como Tatum, a condução de bola de Brown deixa muito a desejar e precisa evoluir para que o atleta dê o passo final em sua evolução como jogador. 

Muitas vezes, os torcedores cobram que o time infiltre mais, mas com as conduções de bola precárias de Tatum e Brown, realizar tal tática é um convite para um show de turnovers, e por isso é utilizada com parcimônia. 

Outro fundamento que Brown precisa evoluir, se quiser passar do status de All Star para Super Star, é sua visão de quadra e passe. Hoje, Brown é basicamente um pontuador de elite que sempre busca a cesta, raramente envolvendo e melhorando os companheiros ao seu redor. 

Udoka, no passado, tentou dar a ele uma responsabilidade maior na armação, mas não obteve êxito. Mazzulla, por sua vez, nem tentou. 

Esse é um fundamento que, assim como a condução, Brown precisa treinar mais durante o período de férias, já que a agenda lotada da NBA dá pouco ou nenhum tempo para que fundamentos básicos do jogo sejam treinados individualmente para cada atleta. 

Nota da temporada
A

4 comentários

  • Muito bom texto, acompanho os Celtics desde 2017 e nunca tinha visto esse site, parabéns. #GoCeltics

    1. Oloco irmão.
      O Celtics Brasil deve existir a uns 20 anos, imagino.
      O trabalho dos caras é referência nacional no mundo do basquete.
      Favorita aí

  • Pra mim você foi cirúrgico na questão da condução de bola do Tatum e do Brown… os caras são de medianos para baixo quanto a isso o que nos leva a ver bolas espirradas do nada, noite sim, noite também.

  • Excelentes análises! Aprendo muito sempre que venho aqui. Vou voltar a entrar diariamente. Parabéns Daniel!

Comments are closed.