Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Avaliação individual da temporada 2022-23: Jayson Tatum

Camisas do Boston Celtics com desconto

A temporada 2022-23 consolidou Tatum como uma das principais estrelas da liga. 

Hoje, quase não existe resistência sobre o fato de o atleta ter subido do patamar de All Star para Super Star, e o reflexo disso foi a sua presença constante na briga pelo prêmio de MVP da temporada. 

Jogando em um esquema ofensivo mais veloz, com bastante troca de passes e uso de telas, Tatum teve a possibilidade de explorar o máximo de suas habilidades de pontuação, conquistando até o momento quase 2.200 pontos, liderando a liga no fundamento de ponta a ponta no campeonato. 

Outro fundamento em que o atleta se destacou foi nos rebotes. Tendo que atuar majoritariamente na posição 4, devido à ausência de Robert Williams em grande parte da temporada, Tatum teve a sua maior taxa de rebotes na carreira (8,9), sendo líder da franquia no fundamento. 

Pontos a melhorar 

Uma coisa que vemos ano após ano e não conseguimos notar evolução em Tatum é seu controle de bola. 

O atleta teve uma média de quase 3 turnovers por partida e podemos seguramente dizer que a grande maioria deles foi devido à sua condução de bola precária, na qual muitas vezes ele até quica a bola em seus próprios pés e perde o controle dela. 

Essa taxa de turnover tende a ser ainda maior contra equipes que fazem marcações mais fortes e realizam dobras no atleta, o que é preocupante, já que Tatum enfrentará exatamente esse tipo de defesa nos playoffs. 

Soltar mais a bola e confiar mais na condução das jogadas por parte de Brogdon e White pode ser uma maneira de evitar que esse tipo de acontecimento se amplie e prejudique a equipe nos playoffs. 

Nota da temporada
A

4 comentários

  • Concordo em tudo, exceto dizer que a condução de bola dele seja ‘precária’. Eu diria que ela é mediana. Porém, ele não joga de ‘guard’ o que não o obrigaria a ter uma condução de bola próxima à perfeição. Mas que isso ajudaria na temporada, e na carreira, não resta dúvida!

  • Análise perfeita.

    Adicionaria algumas linhas sobre a defesa do Tatum.

    Ele já foi mais dedicado ao quesito.

    A posição conquistada na liga, no meu entender, não o desobriga.

  • Acredito que falando de Tatum, sua escolha de arremessos de 3 piorou muito essa temporada, talvez até pela ausência do RWIII… tivemos muitas noites de aros amassados por seus tiros de 3, que quando não caem, continuam sendo chutados como se não houvesse amanhã, like a mamba!

Comments are closed.